03.09.2021

O que são esteroides inalatórios?

Os esteróides inalatórios ou inalados, também chamados de corticosteroides, reduzem a inflamação nos pulmões. Eles são usados ​​para tratar asma e outras doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Esses esteroides são hormônios produzidos naturalmente no corpo. Eles não são o mesmo que esteroides anabolizantes, que algumas pessoas usam para ganhar músculos.

Para usar os esteroides, inspire lentamente enquanto pressiona o tubo conectado ao seu inalador. Isso irá direcionar o medicamento diretamente para seus pulmões.

Os esteroides inalados são frequentemente usados ​​para tratamento de longo prazo. Eles ajudam a prevenir futuros ataques de asma, mantendo os pulmões saudáveis ​​e relaxados. Os esteroides inalados às vezes também são usados ​​junto com os esteroides orais.

Algumas pessoas com asma usam inaladores combinados. Junto com os esteroides, os inaladores combinados contêm também broncodilatadores. Eles atuam nos músculos ao redor das vias aéreas para ajudá-los a relaxar.

Para que eles são prescritos?

Os esteroides inalados reduzem a inflamação nos pulmões, permitindo que você respire melhor. Em alguns casos, eles também reduzem a produção de muco.

Pode levar algumas semanas para ver os resultados dos esteroides inalados. Eles não podem ser usados ​​para tratar ataques de asma no momento em que acontecem, mas podem prevenir ataques futuros. Em muitos casos, quanto mais tempo você usar os esteroides, menos terá que contar com um inalador de resgate.

Um inalador de resgate é um tipo de inalador que não usa medicamentos para aliviar ou interromper os sintomas de um ataque de asma.

Os esteroides inalados são corticosteroides. Eles são semelhantes ao cortisol, que é um hormônio produzido naturalmente no corpo. Todas as manhãs, as glândulas suprarrenais liberam cortisol na corrente sanguínea, o que te dá energia.

Os esteroides inalados funcionam da mesma forma que o cortisol. Seu corpo não sabe dizer se o cortisol está vindo de seu corpo ou de um inalador, então os benefícios são os mesmos.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são geralmente leves com esteroides inalados, porque o medicamento vai diretamente para os pulmões. Na maioria dos casos, os benefícios dos esteroides superam quaisquer possíveis efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais comuns dos esteróides inalados incluem:

Embora haja evidências conflitantes, os estudos mostraram que os esteroides inalados podem atrasar o crescimento em crianças.

Se você está tomando uma dose alta ou usou esteroides inalados por um longo tempo, pode ter ganho de peso devido a um aumento no apetite. Aqueles que tomam esteroides inalados para controle de longo prazo podem ter um risco aumentado de desenvolver pneumonia.

Sapinho

A candidíase oral é um efeito colateral comum dos esteroides inalados. A candidíase ocorre quando uma infecção por fungos cresce na boca ou na garganta e uma película branca aparece na língua.

Outros sintomas de candidíase oral incluem:

Para prevenir a candidíase oral, os médicos recomendam que você enxágue a boca com água logo após tomar os esteroides. Usar um espaçador com o dispositivo inalatório também pode ajudar.

Se você desenvolver aftas, avise seu médico para solicitar um tratamento. Ele provavelmente prescreverá um tratamento antifúngico oral, que pode ser na forma de comprimido, pastilha ou enxaguante bucal, e sua candidíase oral provavelmente desaparecerá em cerca de duas semanas.

Esteroides orais

Os esteroides orais, tomados em comprimidos ou na forma líquida, têm efeitos colaterais adicionais. Isso ocorre porque o medicamento é transportado por todo o corpo.

Com esteroides orais, você pode sentir:

Quando tomados por longos períodos de tempo, os esteroides orais podem causar:

Melhores Práticas

Embora os esteroides inalados sejam bastante fáceis de usar, seu médico deve se certificar de que você está seguindo a técnica adequada.

As melhores práticas abaixo o ajudarão a evitar sapinhos e evitar o retorno dos sintomas de asma.

Se você não precisar mais do mesmo nível de esteroides, seu médico pode ajustar sua dose. Reduzir a dose ou suspender os esteroides deve ser um processo feito lentamente.

Em conclusão

É muito comum que os médicos prescrevam esteroides inalados para pessoas com asma e outras doenças respiratórias. O uso de esteroides inalados pode reduzir o número de ataques de asma e idas ao hospital devido a crises.

Os esteroides inalados imitam o cortisol, que é produzido naturalmente no corpo. O corpo se beneficia desses esteroides da mesma maneira que o cortisol natural.

Os esteroides são relativamente seguros e causam efeitos colaterais mínimos, que podem ser tolerados ou tratados. Eles podem ser usados ​​para alívio de longo prazo.

Se você desenvolver aftas ou tiver outros efeitos colaterais incômodos, consulte seu médico para tratamento.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também