08.02.2023 Asma

Saiba tudo sobre asma grave

O que é asma?

A asma é uma doença crônica causada pela inflamação dos brônquios. Tal inflamação ocasiona o fechamento das vias aéreas, prejudicando a respiração. É uma das doenças respiratórias mais comuns, chegando a afetar 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Como a asma é diagnosticada?

O diagnóstico da asma é essencialmente clínico, feito em uma entrevista do médico com o paciente. É recomendado realizar a prova de função pulmonar para confirmar o diagnóstico e classificar a gravidade. Em crianças de até cinco anos, o diagnóstico é exclusivamente clínico, devido à dificuldade de realização de exames funcionais. Na consulta, o médico deverá perguntar se o paciente tem ou teve episódios recorrentes de falta de ar e chiado no peito, se já usou algum medicamento oral ou inalatório para aliviar os sintomas, se há episódios de tosse persistente, principalmente à noite e no início da manhã; se acorda com frequência à noite por causa de falta de ar ou acessos de tosse; se nota algum dos sintomas após exposição a mofo, poeira, animais, fumaça de cigarro, perfumes ou após resfriados, riso e choro.

Fatores irritantes para os pulmões:

Exposição a alérgenos

Pelos de animais, pólen, baratas e ácaros domésticos são alérgenos comuns.

Exposição a irritantes

Estes podem incluir fumaça de cigarro, fumaça de lenha, veículo e outras emissões de motores a gasolina e poluição industrial.

Uso de Medicamentos

Certas prescrições e medicamentos sem receita podem desencadear um ataque de asma.

Hábitos de estilo de vida e exercício

Em muitas pessoas com asma, o exercício e a exposição ao ar frio ou úmido podem desencadear um ataque.

Exposição relacionada ao trabalho​

Dependendo da natureza do seu trabalho, você pode estar exposto a pó, fumaça, mofo ou outros possíveis gatilhos de asma.​

Doença​

Uma variedade de condições, incluindo gripe (influenza) e resfriado comum, pode desencadear um ataque de asma.​

Seu médico também perguntará sobre sua história familiar de asma, alergias e eczema. Se parecer que você tem asma, seu médico fará um exame físico que inclui uma inspeção de seus ouvidos, olhos, nariz, garganta e pele, além de ouvir seus pulmões com um estetoscópio.

Exames

Exames de função pulmonar para asma

Os exames de função pulmonar, que medem certos aspectos da sua respiração, podem ajudar a confirmar a suspeita de asma. Existem alguns testes diferentes que o seu médico pode pedir:

ESPIROMETRIA

Este é o teste padrão para diagnosticar a asma. Neste simples teste de respiração, você respira em um bocal conectado a um dispositivo chamado espirômetro. Este dispositivo mede a quantidade de ar que você pode exalar e inspirar, assim como a rapidez com que você pode soprar o ar para fora. Estas medidas fornecem informações sobre o estreitamento dos seus tubos bronquiais.

PICO DE FLUXO DE AR

Este teste envolve a respiração em um medidor de pico de fluxo, um pequeno dispositivo portátil que mede a força máxima do ar que você pode soprar para fora. O teste de pico de fluxo também pode ser feito com um espirômetro. Você pode usar um medidor de fluxo de pico em casa para ajudar a descobrir se sua condição está melhorando ou pior ao longo do tempo.

ÓXIDO NÍTRICO EXPIRADO

Este teste pode ajudar a determinar quanta inflamação está presente em seus pulmões. Seu corpo normalmente produz óxido nítrico e a pesquisa mostrará que esse gás é um indicador de inflamação. Para este teste, você vai expirar em uma pequena máquina portátil por 10 segundos em um ritmo constante. A máquina calculará a quantidade de óxido nítrico em sua respiração.

EXAMES DE DESAFIO DE INALAÇÃO

Esses exames medem sua reação física à respiração dos medicamentos metacolina ou manitol, que são conhecidos como desencadeadores da asma. Você inalará uma quantidade crescente de um desses medicamentos, e sua função pulmonar será medida após cada quantidade administrada. O teste é considerado positivo se a sua função pulmonar diminuir. Após a conclusão do teste, você receberá um broncodilatador; Este medicamento, geralmente administrado pelo inalador, abre as vias respiratórias para ajudar a reverter os efeitos do teste na função pulmonar.

EXAMES DE IMAGEM

O seu médico pode pedir uma radiografia do tórax ou tomografia computadorizada de seus pulmões e seios para procurar sinais de infecção ou outras anormalidades.

EXAMES DE ALERGIA

Esses exames geralmente envolvem ver como sua pele reage a um alérgeno em potencial e pode ajudar a determinar se seus sintomas estão relacionados à alergia.

EXAMES PARA OUTRAS CONDIÇÕES

Seu médico pode investigar se você tem outra condição com sintomas semelhantes aos da asma, como doença do refluxo gastroesofágico, doença sinusal crônica, disfunção das cordas vocais ou apneia do sono. Um teste cutâneo ou sanguíneo realizado por um médico pode determinar o (s) seu (s) desencadeante (s) específico (s) e se a sua asma induzida por alergia é ou não sazonal ou durante todo o ano.

Sinais e Sintomas da asma grave

Os sintomas da asma se desenvolvem quando o revestimento dos tubos brônquicos (vias aéreas) se torna inflamado, geralmente em resposta a um gatilho ambiental. Em um ataque de asma, os músculos ao redor das vias aéreas se contraem e as vias aéreas produzem uma superabundância de muco.

Essas alterações estreitam a abertura das vias aéreas, dificultando a respiração. Essas dificuldades respiratórias podem assumir diferentes formas em pessoas diferentes – e até dentro da mesma pessoa ao longo do tempo.

COMUNS

Nem todas as pessoas com asma experimentam os sintomas da mesma maneira, e os sintomas da asma podem diferir entre os ataques.

GRAVES

Como é o tratamento da asma?

Não há cura para a asma, uma doença pulmonar crônica marcada pela inflamação dos brônquios (vias aéreas) dos pulmões. Mas uma série de tratamentos para asma estão disponíveis – tanto para ajudar a prevenir os sintomas, quanto para tratá-los quando eles ocorrem. Sem tratamento adequado, a asma pode piorar à medida que você envelhece, com ataques de asma aumentando em sua frequência e gravidade.

O tratamento para asma tem como objetivo fazer o seguinte:

O que causa a asma grave?

Alergias

Alérgenos comuns incluem pólen, excrementos de baratas, fungos, gramíneas, ervas daninhas, animais e ácaros.

Se você tem asma que é difícil de controlar, você deve ver um alergista para descobrir se você tem alergias. Tratar suas alergias com medicamentos e evitar seus gatilhos pode ajudar a diminuir as chances de você ter um ataque grave de asma.

Fumo do tabaco

Mesmo que você não fume, estar em um local onde outra pessoa tenha fumado (mesmo que há algum tempo) pode causar um ataque de asma.

Poluição do ar

exposição à fumaça química ou outras substâncias no ar. Até mesmo produtos de limpeza domésticos e perfumes fortes podem ser gatilhos para algumas pessoas.

Doença

Um resfriado ou infecção do trato respiratório superior, a gripe e sinusite (inflamação ou inchaço dos seios da face) são gatilhos comuns. O refluxo ácido, com ou sem azia, também pode ser uma causa.

Alguns medicamentos

Se você tem asma grave, converse com seu médico sobre qualquer medicação que você esteja considerando tomar, mesmo que seja um medicamento de venda livre.

Exercício

Você deve procurarse manter ativo. Ficar em forma é importante para todos, mas se você tem asma grave e não está ativo agora, converse com seu médico primeiro sobre como rastrear sua respiração e escolher as atividades certas.

Atividades ao ar livre

Quando é inverno, evite exercitar-se ao ar livre em clima extremamente frio, porque a exposição pode desencadear a asma.

O clima

Tempo muito frio ou seco, ou mudanças no clima, podem causar um ataque.

Estresse e ansiedade

Estados emocionais podem causar um ataque. Depressão e estresse crônico estão ligados à asma. Se você estiver se sentindo para baixo, ansioso ou estressado, informe o seu médico.

Compartilhe

Leia Também