18.08.2022 Outras Patologias

Um dia na vida de uma pessoa com Asma

Quando adoeci com um punhado de doenças crônicas quando criança, a primeira que me foi diagnosticada foi a Asma. Trabalho de casa há cerca de um ano e isso me ajudou a aprender mais sobre meu corpo e a lidar melhor com a minha Asma. Dito isto, eu não uso meu inalador tanto quanto deveria, e isso mostra o quanto são intensos os meus dias. Aqui vai um resumo de como é um dia normal na minha vida com Asma.

8 horas da manhã

Geralmente estou acordada a essa hora, a menos que tenha tido uma noite difícil lidando com dor, insônia ou ataques de Asma. Felizmente, ontem à noite foi uma (rara) boa noite, e eu acordei na minha cama de verdade! Meu marido já está no trabalho há quase duas horas quando começo o meu dia.

8h15 da manhã

Enquanto estou no banheiro, verifico o tempo para me preparar para o dia. Isso influencia o quão perto eu fico da minha medicação. Não deve ser muito ruim de manhã aqui, então guardo meu spray nasal e abro as janelas do apartamento. 

Eu gosto de deixar entrar um pouco do ar mais frio que a manhã traz, especialmente antes que as temperaturas e a umidade subam mais tarde. Os dois, combinados com alergias, agravam os meus problemas respiratórios. Mas há algo tão revigorante nesse ar frio da manhã.

8h30 da manhã

Eu me acomodo no sofá da nossa sala. Minha principal atividade matinal? Aconchegando nossos dois porquinhos da índia! Gus-Gus e Jaq são nossos garotinhos, o complemento da nossa pequena família. Eles trazem tanta alegria para nossas vidas – como quando Gus não dorme enquanto não se aconchega – a menos que eu cante músicas da Broadway para ele.

11h da manhã

Eu preciso ir ao supermercado. Ok, é mais um desejo do que uma necessidade. Meu plano para o jantar hoje à noite é fazer espaguete, uma das minhas especialidades, mas não tenho tudo o que preciso para isso. Como não costumo levar meu inalador comigo, optei pelo café. Algumas pesquisas mostram que um café preto quente pode evitar ataques de asma ou tratar os sintomas. Além disso, eu realmente gosto de café!

11h40 da manhã

Quando saio de lá, alguém está fumando do lado de fora e está mais perto da saída do que é tecnicamente permitido. Lanço um olhar mal-humorado e tento prender a respiração até estar longe o suficiente para que a fumaça não seja um problema. (Nota: Isso nunca funciona.)

12h15

Quando chego em casa, subo as escadas bem devagar até nosso apartamento no segundo andar. As escadas são algo com que eu luto em um bom dia e, bem, agora parece que estou escalando o Monte Everest. Fecho todas as janelas e ligo o ar condicionado para ajudar a controlar minha exposição aos gatilhos.

4h da tarde

O café que tomei esta manhã foi muito mais forte do que eu esperava! Meu cérebro está acelerado. Isso é sempre uma coisa boa para a minha produtividade! Desde que cheguei em casa, tenho escrito, respondido e-mails, limpado a cozinha e começado a preparar o jantar para tentar deixá-lo pronto para quando meu marido chegar.

9h30 da noite

Faz cerca de uma hora desde que tomei meus medicamentos noturnos. Dei comida aos porquinhos da Índia, escovei os dentes e me preparei para deitar.

Meu marido e eu fazemos o nosso melhor para nos fazermos rir todos os dias. Isso é ainda mais verdadeiro depois de um longo dia. Sempre fui alguém que ri muito e profundamente, o que normalmente é algo de que me orgulho. Infelizmente, isso perturba minha Asma.

Esta noite, eu ri demais, muitas vezes. Não consigo recuperar o fôlego. O tom vai de alegre e engraçado a sério e preocupante rapidamente. Nós dois nos lembramos de como foi quando uma ex-colega de trabalho minha perdeu o filho devido a um ataque.

9h40 da noite

Eu me sento e ele esfrega minhas costas. Pego o inalador e descubro que preciso dobrar a dose normal para obter algum alívio. Ele me dá um pouco de água e continua esfregando minhas costas. Eu brinco sobre como aquele gosto desagradável do inalador é algo que eu não desejo aos meus piores inimigos. Nós rimos de novo, mas eu me certifico de manter apenas isso – uma risadinha.

11h da noite

Meu marido já dorme há um tempo, mas eu continuo acordada. O mesmo sentimento acelerado de antes voltou e, não importa o que eu faça, não consigo acalmar meu cérebro. Estou tentando jogar alguns jogos no meu celular, mas não adianta. É mais uma noite de mudança para o sofá para tentar encontrar um pouco de sono… eu espero!

Compartilhe

Leia Também