02.09.2021 Outras Patologias

Cistos nos ovários: diagnóstico e tratamento

Por CDD

Para cistos nos ovários que surgem depois da menopausa, o diagnóstico adequado ajudará a avaliar as opções de tratamento.

Neste artigo, falaremos sobre o diagnóstico de cistos ovarianos que se desenvolvem após a menopausa e quais são os tratamentos disponíveis.

Esta matéria é a continuação da primeira parte, que explica o que são cistos ovarianos e seus sintomas.

Como é dado o diagnóstico de cistos nos ovários pós-menopáusicos?

Seu médico provavelmente começará com um exame pélvico para verificar se há cistos e outras anormalidades.

Outras condições com sintomas semelhantes devem ser excluídas. Alguns deles são:

Discuta seu histórico de saúde, principalmente os fatores que podem aumentar o risco de câncer de ovário, como:

Os testes de gravidez e hormônios são geralmente solicitados para quem ainda não atingiu a menopausa.

Testes de imagem

Se seus sintomas e exame físico apontarem para um cisto ovariano, a próxima etapa pode ser um exame de imagem. O ultrassom pode ajudar a revelar o tamanho, a forma e a localização exata de uma massa. Também pode mostrar se o cisto parece estar preenchido com líquido (cisto simples) ou sólido (cisto complexo).

Existem dois tipos de ultrassom usados ​​para examinar os ovários e o sistema reprodutivo:

Outros exames

Um cisto sólido ou parcialmente sólido pode exigir mais testes, especialmente se você tiver alto risco de câncer de ovário.

É importante descobrir se um cisto é benigno ou potencialmente canceroso (maligno). Uma maneira de determinar isso é com um exame de sangue que mede uma proteína chamada antígeno cancerígeno 125 (CA-125).

Antes da menopausa, existem outras condições que podem causar altos níveis de CA-125 no sangue. Após a menopausa, um nível acima do normal pode ser um sinal de câncer de ovário.

Como os cistos ovarianos pós-menopausa são tratados?

Os cistos nem sempre precisam de tratamento, embora o monitoramento de mudanças seja importante.

Benigno

Se o cisto parecer benigno e seu nível de CA-125 estiver normal, seu médico pode optar por uma abordagem de espera. Isso incluiria:

Nesse ínterim, a medicação para a dor pode ajudar.

Um cisto benigno pode precisar ser removido cirurgicamente (cistectomia) se:

Em muitos casos, essa cirurgia pode ser realizada por laparoscopia. Isso envolve incisões muito pequenas e pode ser uma boa escolha quando o cisto é pequeno e não parece canceroso.

Maligno

Embora a maioria dos cistos ovarianos sejam benignos, o risco de câncer de ovário é maior após a menopausa. Portanto, se o seu teste de CA-125 for alto, seu médico pode recomendar uma cirurgia. Uma vez removido o cisto, ele pode ser testado para câncer.

Se você tem câncer de ovário, seu médico pode encaminhá-lo a um oncologista ginecológico. O tratamento do câncer de ovário pode incluir:

Em conclusão

Um cisto ovariano é um saco cheio de líquido dentro ou sobre um ovário. Os cistos podem se formar a qualquer momento ao longo da vida de uma mulher. Embora muitos estejam associados ao ciclo menstrual, os cistos também podem se desenvolver após a menopausa.

Os cistos ovarianos podem ser assintomáticos, benignos e desaparecem por conta própria. Mas eles podem causar dor e outros sintomas se ficarem muito grandes. Os cistos ovarianos que causam dor ou outros sintomas podem ser removidos cirurgicamente.

O risco de câncer de ovário é maior após a menopausa. Discuta seus sintomas com um médico e não atrase o diagnóstico dos cistos.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também