Saiba tudo sobre Sangramento Uterino Anormal ( SUA )

SUA é qualquer alteração no fluxo menstrual que fuja de uma normalidade. Para começar uma investigação sobre SUA, precisamos levar em consideração três fatores: intervalo, duração e volume. Um fluxo menstrual considerado normal teria a duração de 3 a 8 dias, com perda de 5 a 80 ml, e ciclo menstrual que varia entre 24 a 38 dias. Qualquer alteração em um ou mais desses padrões se classifica como Sangramento Uterino Anormal.

Sabemos algumas pessoas não se sentem à vontade para falar sobre menstruação. Estamos aqui para trazer mais informações e desmistificar o ciclo menstrual, que ainda é considerado um grande tabu em nossa sociedade.

Não é normal se sentir fraca, nem insegura, devido à menstruação;
Não é normal desmarcar um compromisso ou desistir de praticar atividades físicas;
Não é normal andar com uma blusa amarrada na cintura por medo de vazamentos;
Não é normal privar-se de fazer algo que gostaria por vergonha, medo ou insegurança;
NÃO É NORMAL deixar a sua qualidade de vida de lado durante o período menstrual.

Qual a diferença da menstruação para o ciclo menstrual?

menstruação é parte de um processo natural do ciclo reprodutivo. Pessoas que possuem um sistema reprodutor feminino e estão em seus anos férteis (entre os 10 e 49 anos) podem sangrar uma vez por mês uma vez a cada 21 a 35 dias.

ciclo menstrual, que vai além da menstruação, são mudanças cíclicas fisiológicasque ocorrem no sistema reprodutivo. Elas acompanham pessoas com útero por uma boa parte da vida, desde a adolescência até a chegada da menopausa.

Como saber se é SUA?

A médica ginecologista Thaís Emy Ushikusa traz algumas perguntas sobre um fluxo de menstruação que não são normais:

Mas é importante ficar de olho: “Dependendo da sua faixa etária pode ou não ser SUA”. Algumas alterações podem ser relacionadas a sua anatomia uterina (como miomas e pólipos) e causas hormonais – que acontecem ao longo da vida, seja no início da vida menstrual na adolescência, pós gestação ou próximo a menopausa.

Saiba tudo sobre SUA

Pensando em aumentar a conscientização sobre a condição, a ONG Crônicos do Dia a Dia (CDD) criou o movimento “SUA não é normal”, em parceria com a farmacêutica Bayer e a ONG Plano de Menina, que promove o empoderamento de garotas por meio de capacitações profissionais. 

Durante o mês de outubro, algumas ações voltadas a campanha #NãoÉNormal acontecem, como por exemplo a live “Saiba tudo sobre SUA” feita em parceria com a médica ginecologista Thaís Emy Ushikusa. Para conferir na íntegra é só acessar o vídeo abaixo:

Compartilhe

Leia Também