15.10.2022

Envelhecimento cronológico e envelhecimento biológico

Quando te perguntam sobre sua idade, você provavelmente responderá com base no número de anos que se passaram desde que você nasceu. Essa seria a sua idade cronológica.

Mas talvez seu médico diga que você tem o condicionamento físico de um jovem de 21 anos. Isso seria considerado sua idade biológica, independentemente de há quantos anos você nasceu.

Sua idade cronológica sempre será um número fácil de determinar, enquanto sua idade biológica depende de uma série de variáveis ​​que podem mudar continuamente. A diferença entre as duas pode ser surpreendente e vale a pena entender mais sobre isso.

O que é envelhecimento cronológico?

A sua idade cronológica é a quantidade de tempo que passou desde o seu nascimento até à data indicada. É a sua idade em termos de anos, meses, dias, etc. Esta é a principal forma como as pessoas definem sua idade.

É também um fator de risco primário para condições crônicas, mortalidade e quaisquer deficiências nas funções corporais, como audição e memória.

O que é envelhecimento biológico?

A ideia básica por trás do envelhecimento biológico é que o envelhecimento ocorre à medida que você gradualmente acumula danos em várias células e tecidos do corpo.

Também conhecida como idade fisiológica ou funcional, a idade biológica difere da idade cronológica porque leva em consideração uma série de fatores além do dia em que você nasceu.

O número real se resume a diferentes fatores de desenvolvimento biológico e fisiológico. Alguns deles incluem:

Usando essas diretrizes junto com vários modelos matemáticos, os profissionais médicos podem descobrir com que idade seu corpo “age”.

Embora a idade cronológica seja um fator levado em consideração, você pode não ter a idade biológica como sua idade cronológica.

Por exemplo, se você é um homem de 28 anos que não faz exercícios, só come alimentos ricos em gordura e fumou cinco maços de cigarros por dia nos últimos 10 anos, é provável que você tenha uma idade biológica de mais de 28 anos.

COMO ENVELHECER COM SAÚDE

Você pode tomar várias medidas para tentar melhorar sua idade biológica. Começar em qualquer idade, incluindo depois dos 70 anos, pode ajudar. Aqui estão algumas maneiras de envelhecer de maneira saudável:

Pratique exercícios físicos ou atividades físicas

Todas as pessoas, especialmente aquelas com pressão alta, diabetes, doenças cardíacas ou artrite, podem se beneficiar com os exercícios regulares.

Para adultos mais jovens, o exercício melhora a quantidade de sangue que o coração pode bombear a cada batimento (volume sistólico) e reduz a freqüência cardíaca em repouso.

O exercício ajuda os adultos mais velhos a ter uma melhor função cardíaca e pulmonar, o que pode aumentar a resistência e reduzir a fadiga.

Confira alguns tipos de exercícios para experimentar:

Mantenha um peso saudável

Indivíduos com sobrepeso têm maior risco de hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, certas formas de câncer e outras condições.

No entanto, ser mais magro não significa que você é necessariamente mais saudável. Pode ser o resultado de um aumento da fragilidade ou outra condição subjacente.

Mantenha-se em forma

Além do peso, a maneira como seu corpo distribui a gordura é muito importante para um envelhecimento saudável. Isso geralmente é determinado pela proporção cintura-quadril e circunferência da cintura.

Coma mais alimentos com baixo valor de índice glicêmico

Os nutrientes desses tipos de alimentos ajudam a manter os ossos, músculos e órgãos fortes por longos períodos.

Exemplos desses alimentos incluem frutas, vegetais, feijão, laticínios com baixo teor de gordura e pães com alto teor de fibras (grãos inteiros). Experimente adicioná-los à sua dieta.

Além disso, reduza a quantidade de fast food, pão branco e refrigerante que você consome, pois podem causar um aumento prejudicial de açúcar no sangue.

Esteja ciente dos nutrientes dos alimentos que você ingere

Embora mais estudos precisem ser feitos sobre os fatores para determinar a idade biológica, a pesquisas mostram que há uma ligação clara entre nutrição e idade biológica.

Estar ativamente ciente do que constitui uma dieta saudável e consultar os rótulos dos alimentos ao fazer compras pode ajudar a melhorar sua idade biológica.

Em conclusão

Sua idade cronológica sempre aumentará em uma taxa definida com o passar dos anos. No entanto, existem medidas que você pode seguir para melhorar sua idade biológica. Com as mudanças corretas no estilo de vida, você pode até ter uma idade biológica mais jovem do que sua idade cronológica.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também