09.02.2023 Saúde Mental

Saiba tudo sobre Saúde Mental

Atualmente, ao falarmos o nome de doenças como esquizofrenia, depressão, ansiedade ou de temas como o suicídio, a imagem que vem à mente da maioria da população é a de pessoas incapazes de viver socialmente, violentas, desesperadas e tristes. No entanto, essas doenças estão muito próximas de todos nós e as pessoas que convivem com esses diagnósticos podem ter uma vida saudável se soubermos como tratar adequadamente cada uma dessas condições, lembrando que, antes de tudo, existe ali uma pessoa.

O tratamento precoce e contínuo na saúde mental leva a melhores resultados, como menos internações hospitalares e maior participação social. No entanto, muitas vezes, o diagnóstico é demorado porque as pessoas sentem vergonha de seus sintomas e custam a procurar atendimento. Isso se deve também ao preconceito, que acaba fazendo com que pessoas com diagnósticos como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia se isolem.

Estima-se que 322 milhões de pessoas no mundo têm depressão. Só no Brasil, 11,5 milhões de pessoas estão diagnosticadas com depressão, o equivalente a 5,8% da população. Nosso país também tem a maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%. Não por acaso, a OMS apresenta a depressão como a doença mental mais incapacitante do mundo até 2020.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença mental que afeta a forma como as pessoas pensam, sentem e percebem o mundo. O sintoma característico da esquizofrenia é a psicose, como a experiência de alucinações auditivas (vozes) e delírios (crenças falsas fixas).

Depressão

O transtorno depressivo tem um potencial significativo de morbidade e mortalidade, contribuindo para o suicídio, a incidência e os resultados adversos de doenças médicas, a interrupção das relações interpessoais, o abuso de substâncias e o tempo de trabalho perdido. Em pesquisa realizada durante 2009-2012, 7,6% dos americanos com 12 anos ou mais tiveram depressão (sintomas depressivos moderados ou graves). A depressão foi mais prevalente entre mulheres com idade entre 40 e 59 anos. Com o tratamento adequado, 70-80% dos indivíduos com transtorno depressivo maior podem alcançar uma redução significativa nos sintomas.

Compartilhe

Leia Também