23.04.2020 Saúde Pública

5 maneiras pelas quais o coronavírus está mudando a vida cotidiana

Por CDD

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandêmico o novo surto de coronavírus, com casos relatados em todos os continentes. Do distanciamento social à auto quarentena, o aumento constante dos casos da COVID-19 está mudando drasticamente a vida cotidiana em todo o mundo.

Estou usando ou pretendo usar mais a telemedicina

É importante aproveitar a telemedicina durante esse período, diz Tania Elliott, MD, instrutor clínico de medicina e especialista em doenças infecciosas na Langone Health da Universidade de Nova York, na cidade de Nova York. Segundo a Dra. Elliott, existem três razões pelas quais os profissionais médicos devem fazer uso do atendimento virtual; minimizar o contato dos pacientes doentes com outras pessoas, fornecer aos pacientes levemente doentes que não precisam de recomendações de hospitalização para alívio sintomático e permitir que as pessoas com condições crônicas ainda tenham acesso aos cuidados. 

“A telemedicina também é uma abordagem para reduzir a transmissão de SARS-CoV2 de pessoa a pessoa através da redução do contato direto de pessoa a pessoa”, diz  Jill E. Weatherhead, MD,  professor assistente da Escola Nacional de Medicina Tropical do Baylor College de Medicina em Houston.

 Ao participar da telemedicina, as interações são reduzidas entre pacientes sentados em salas de espera e entre pacientes e profissionais de saúde na sala de exames, explica Weatherhead. Isso também poderia reduzir potencialmente a taxa de transmissão na comunidade. Mas essa prática deve ser usada apenas se os pacientes apresentarem sintomas leves de SARS-CoV2 ou necessitarem de cuidados médicos não relacionados a SARS-CoV2 e não emergentes, como reabastecer prescrições diárias ou discutir testes de laboratório, diz ela.

Estou trabalhando mais em casa

Trabalhar em casa pode ajudar a reduzir a taxa de transmissão comunitária de SARS-CoV2. Se mais pessoas estiverem em casa, isso reduzirá possíveis interações com indivíduos doentes. Segundo os especialistas, é também por isso que é imperativo que as pessoas doentes fiquem em casa. 

“Determinamos a contagiosidade de um vírus pelo número reprodutivo conhecido como R0 (nada de R). Isso se refere a quantas pessoas um único indivíduo infectado pode transmitir o vírus para a comunidade ”, explica Weatherhead.

 De acordo com Weatherhead, o R0 estimado, ou a rapidez com que o SARS-CoV2 pode se espalhar em uma comunidade é entre 2-4, o que significa que um indivíduo doente pode espalhar o vírus para 2 a 4 outras pessoas. Como resultado da rápida disseminação, os sistemas de saúde podem ficar sobrecarregados com o volume de pacientes infectados.

 “Quando o distanciamento social é praticado, incluindo o teletrabalho, a taxa de transmissão será reduzida, permitindo que os sistemas hospitalares lidem melhor com a pandemia [e] achatem a curva”, explica Weatherhead.

Estou estocando medicamentos de venda livre

“É essencial que os indivíduos tenham seus suprimentos médicos diários normais disponíveis em casa, principalmente os medicamentos”, diz Weatherhead. Isso é importante caso desenvolvam sintomas e precisem ficar em quarentena em casa por 14 dias.

 Para pessoas com doenças crônicas, é muito importante garantir que eles recebam no mínimo três meses de medicamentos prescritos, diz Elliott. Manter as condições crônicas sob controle é muito importante, porque as pessoas com elas correm maior risco de apresentar casos graves de COVID-19.

O CDC recomenda considerar os serviços de pedidos por correio para medicamentos, se você precisar ficar em casa por um período prolongado.

Elliott também recomenda manter uma comunicação aberta com seu médico: telemedicina, e-mail e portais de pacientes são todas boas opções durante esse período em que praticamos o distanciamento social.

Estou comprando suprimentos médicos que normalmente não compraria

As pessoas estão comprando suprimentos médicos que normalmente não comprariam. Os dois mais populares? Termômetros e máscaras faciais. 

De acordo com Weatherhead, as máscaras faciais desempenham um papel nas pessoas infectadas que precisam procurar assistência médica e nos cuidadores de pessoas que foram infectadas, para que possam se proteger.

Os especialistas geralmente recomendam manter os termômetros à mão para medir sua temperatura, se você estiver com febre, um sintoma comum do COVID-19.

 Pessoas com doenças pulmonares podem querer considerar estetoscópios digitais domésticos que podem ouvir o coração e os pulmões e enviar informações ao seu médico. Elliott recomenda Tytocare , um kit de exame médico em casa que trabalha em conjunto com um profissional de saúde.

 Estarei praticando mais distanciamento social

Há muitas coisas que podemos fazer para ajudar a nos proteger contra esse novo coronavírus. Essas coisas incluem o que chamamos de distanciamento social, [o que significa] evitar o contato com indivíduos doentes [e] tentar ficar a um metro e meio de alguém que tosse ou pode estar doente, diz Mark Mulligan, MD, diretor da divisão de doenças infecciosas e imunologia na NYU Langone Health e diretor do NYU Langone Vaccine Center.

 “Não se sinta envergonhado com o transporte público, por exemplo, em se afastar de alguém que está tossindo”, diz o Dr. Mulligan. Ele também recomenda não trabalhar se você estiver doente. Fique em casa até pelo menos 24 horas após uma febre. Para os idosos, evite visitas e interações desnecessárias, diz ele.

Como lidar com o estresse durante uma pandemia

 Nossos resultados da pesquisa incluíram respostas relacionadas ao estresse, como evitar muitas notícias, ficar em casa e assistir ao Netflix e outras atividades para acalmar a  ansiedade .

“Estamos vendo pessoas envolvidas em coisas que lhes dão controle ilusório, como compra de pânico e verificação compulsiva das notícias como garantia”, diz Vaile Wright, PhD,  diretora de pesquisa clínica e política da American Psychological Association. O nível de incerteza em torno do coronavírus traz uma sensação de ameaça ou perigo, o que exacerba a ansiedade e o estresse das pessoas, porque a incerteza lembra as pessoas de todas as coisas fora de seu controle, explica o Dr. Wright. 

O conselho dela é identificar atividades sobre as quais você tem controle. Ela disse que é bom ficar ciente de coisas como lugares se fechando no seu bairro por causa do coronavírus, mas limitar as notícias que você recebe, especialmente se você estiver olhando para as mesmas manchetes repetidas vezes. Identifique fontes confiáveis ​​como a OMS, o CDC e o governo local; ela recomendou evitar plataformas como o Twitter e o Facebook para atualizações de notícias.

“Vemos pessoas – elas não conseguem parar de rolar. Eles não estão divulgando quantas recuperações houve, mas o número de mortes e a disseminação da doença ”, explica Wright. É importante saber isso, mas não é bom ficar saturado demais com elas, ela observa.

Fonte – EveryDay Health: https://www.everydayhealth.com/infectious-diseases/ways-the-coronavirus-is-changing-everyday-life/

Traduzido e adaptado – Redação CDD / AME

Sua ajuda vale muito!

Publicamos mais de 20 matérias mensais e conteúdos exclusivos para redes sociais todos os meses, sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas periodicamente para entender o que pode mudar sua vida para melhor e como fazer isso. Lutamos por melhores direitos para toda a população promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe enxuta, formada praticamente por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e deficiência que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do trabalho falando sobre saúde, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma condição crônica de doença?!

CONTRIBUA CLICANDO AQUI! <3

Compartilhe

Leia Também