26.11.2021 Saúde Pública

Com a Palavra – FEMAMA: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama.

A luta contra o câncer vai muito além do Outubro Rosa ou de datas específicas. No entanto, através delas, o debate ganha mais força para chegar em cada um/uma de nós. Pensando nisso, a Lei nº 12.116/2009 tornou 27 de novembro o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. Aproveitando a data, que tem como objetivo conscientizar a população sobre como tratar e, principalmente, prevenir a doença, convidamos para o Com a Palavra de novembro a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama.  

Quem conversou com a gente foi Ana Clébea Nogueira Pinto de Medeiros, assistente social de formação, mestranda, casada e mãe de dois filhos. Ela é presidente da Associação de Apoio aos Portadores com Câncer de Mossoró/RN e região, que atua em prol dos pacientes com câncer. Na FEMAMA, além de representar a entidade no CNS, onde é conselheira nacional de saúde, atua como tesoureira. 

Confira a entrevista e conheça mais sobre a entidade que é referência na organização e luta contra o câncer!

 CDD: Ana Clébea, você poderia contar um pouquinho sobre a FEMAMA?

Ana Clébea: A FEMAMA é a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, uma associação civil e sem fins lucrativos. 

A FEMAMA surgiu com o intuito de ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama para todas as pacientes, reduzindo assim o índice de mortalidade pela doença no Brasil.

CDD: Pensando na saúde como um todo, como a FEMAMA atua?

Ana Clébea: A FEMAMA está presente na maioria dos estados brasileiros por meio das ONGs associadas, 76 ao total. Atuamos na articulação de uma agenda nacional e única para influenciar a criação das políticas públicas de atenção à saúde da mama. Ou seja, através das suas ONGs, ela articula uma agenda nacional onde cada uma, em sua base, vai fazer a busca ativa de advocacy em prol do acesso ágil, adequado ao diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. Trabalhamos em cima de lutas e direitos das/os pacientes e coalizões que atuam no combate ao câncer. Através dessas coalizões, é possível participar de diferentes espaços e propiciar espaços de troca de conhecimento constante. Nossas representações alcançam o nível nacional, como por exemplo a Biorede, TJCC e Aliança Pesquisa Clínica Brasil, e internacional, como a Alianza Latina, City Cancer Challenge, UICC e ABC Global Alliance. Através dessa proximidade e interface com vários segmentos, conseguimos fortalecer nossa representatividade.

CDD: Assim como a AME/CDD, a FEMAMA também está no Conselho Nacional de Saúde. Como vocês percebem, a partir da sua atuação, essa instância de participação social na defesa da saúde de brasileiras e brasileiros?

Ana Clébea: Para nós da FEMAMA, é de suma importância estar no CNS. É no conselho que as estratégias de políticas públicas, de políticas para a saúde da população, são avaliadas. Lá nós começamos a fazer o contexto geral e de lá é que são tomadas decisões. A partir do espaço de construção do conselho, a gente orienta a nossa base ao que deve ser feito em prol do paciente com câncer. A partir da atuação e aproximação com outras entidades dentro do CNS, podemos promover políticas públicas e leis que garantam o tratamento e acesso ao paciente com câncer.

CDD: Para encerrar, como é possível acompanhar e colaborar com o trabalho realizado pela FEMAMA?

Ana Clébea: A FEMAMA está em quase todos os estados do Brasil através das suas ONGs associadas. Temos representatividade em diferentes espaços, incluindo as redes sociais, para permitir que o conhecimento chegue para toda a população. 

Confira as redes sociais da FEMAMA e siga acompanhando o importante trabalho realizado!

Facebook: https://www.facebook.com/femamabrasil

Instagram: https://www.instagram.com/femama.brasil/

Site: https://www.femama.org.br/

AbraSUS, 

Vitória da CDD

Sobre o Com a Palavra: Você já parou pra pensar quantas ações importantes existem por aí e quanto elas podem ser fortalecidas com a sua divulgação? Pois é, pensando nisso criamos o #ComAPalavra, que é uma série de entrevistas rápidas onde entidades contarão um pouco de sua história, sua atuação em defesa da saúde e nos apresentarão sua principal bandeira, que sempre terá relação com uma data comemorativa do mês. Acreditamos que #JuntasSomosMaisFortes, por isso nosso objetivo é construir pontes e levar mais informações pra você!

Compartilhe

Leia Também