10.10.2020 Outras Patologias

Como agir diante de uma pessoa que pensa em suicídio?

Por CDD

Falar sobre a angústia e sofrimento pode causar alívio para quem não vê mais sentido na vida

A chamada ideação suicida é um fenômeno complexo e que pode ser influenciado por diversos fatores estressores como perdas afetivas, rompimento de um relacionamento, dificuldades financeiras, dores e doenças crônicas, entre outros. Mas o psiquiatra Jorge Grossman Zaduchliver vai além: “Também é bastante frequente a presença de humor deprimido, desvalia e desesperança, além de outros sintomas depressivos e abuso de substâncias”.
O chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul, ressalta que o estigma e o tabu relacionados ao suicídio estão presentes em nossa história há séculos. “Associados a concepções errôneas e informações falsas, os estigmas representam importantes barreiras à prevenção e são responsáveis por muitos erros no atendimento às pessoas em risco”, afirma.

Principais crenças em relação à pessoa que pensa em suicídio:

– “Quem ameaça se matar não fará isso, quer apenas chamar a atenção”: Falso. A maioria dos suicidas expressam ou dão sinais sobre suas ideias de morte;
– “Quando uma pessoa sobrevive a uma tentativa de suicídio, está fora de perigo”: Falso. Um dos períodos mais perigosos é durante a melhora inicial da crise que motivou a tentativa. O risco permanece elevado nas semanas e meses seguintes à alta hospitalar.
– “Não devemos falar sobre suicídio, isso pode aumentar o risco”: Falso. Falar pode aliviar a angústia e a tensão e restaurar a esperança da pessoa que está com pensamentos suicidas.

Exemplos de frases que são ditas para tentar ajudar a pessoa que pensa em suicídio, mas produzem o efeito contrário:
– “Pense positivo”: Exigir que a pessoa que não vê sentido na vida pense de maneira positiva é tentar, de certa forma, invalidar o sofrimento dela;
– “Sua vida é melhor do que a de muita gente”: A comparação com a situação de outra pessoa não é o modo mais assertivo de lidar com a situação e provavelmente não fará a pessoa mudar a ideia;
– “Você vai se matar por causa dele (a)? Não vale à pena”: Por mais que a intenção de quem fala essa frase esteja disfarçada de positiva, o ouvinte provavelmente não deixará a opinião dele como em um ‘passe de mágica’.
Uma dica valiosa de Jorge Grossman Zaduchliver para lidar com alguém que pensa em suicídio é ouvir mais e falar menos. “O mais importante nessa situação é ouvir, acolher, estar disponível e não julgar. Não é o que ocorre nos exemplos citados. O efeito, via de regra, é negativo”, ressalta o psiquiatra.

O mais importante, em primeiro lugar, é verificar se a pessoa está em segurança e conta com ajuda profissional. “Procure conversar em um lugar calmo, tenha tempo e dedique sua atenção integralmente à pessoa. Desligue o celular, por exemplo. Ouvir é mais importante que falar, evite interrupções, resista a tentação de oferecer solução para todos os problemas e preencher os silêncios. Esteja disponível, acolha, não julgue”, finaliza o chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul.

Compartilhe

Leia Também