09.04.2020 Outras Patologias

Dicas para manter as crianças saudáveis

Por CDD

Com base nas evidências disponíveis, as crianças não parecem estar em maior risco de COVID-19 do que os adultos. Enquanto algumas crianças e bebês estão doentes com COVID-19, os adultos compõem a maioria dos casos conhecidos até o momento.

Alguns passos para proteger as crianças de ficarem doentes

 – Mãos limpas frequentemente usando sabão e água ou desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evite pessoas doentes (tossindo e espirrando);

– Limpe e desinfete as superfícies de alto toque diariamente nas áreas comuns da casa (por exemplo, mesas, cadeiras com encosto alto, maçanetas, interruptores de luz, controles remotos, alças, mesas, banheiros, pias);

– Lave itens, incluindo brinquedos de pelúcia laváveis, conforme apropriado, de acordo com as instruções do fabricante. Se possível, lave os itens usando a água mais quente e apropriada para os itens e seque completamente. A roupa suja de uma pessoa doente pode ser lavada com itens de outras pessoas.

As crianças podem apresentar sintomas leves

Os sintomas do COVID-19 são semelhantes em crianças e adultos. No entanto, crianças com COVID-19 confirmado geralmente apresentam sintomas leves. Os sintomas relatados em crianças incluem sintomas do tipo resfriado, como febre, coriza e tosse. Vômitos e diarréia também foram relatados. Ainda não se sabe se algumas crianças podem estar em maior risco de doenças graves, por exemplo, crianças com condições médicas subjacentes e necessidades especiais de saúde. Ainda há muito para aprender sobre como a doença afeta as crianças.

As crianças não precisam usar máscaras faciais

Não. Se seu filho é saudável, não há necessidade de usar máscara facial. Somente as pessoas que apresentam sintomas de doença ou que prestam assistência àqueles doentes devem usar máscaras.

Crianças e seus amigos

Limitar interações sociais: a chave para diminuir a propagação do COVID-19 é limitar o contato o máximo possível. Enquanto a escola estiver fora, as crianças não devem ter encontros com crianças de outras famílias. Se as crianças brincam fora de suas próprias casas, é essencial que elas fiquem a um metro e oitenta de quem não está em sua própria casa. 

Pratique o distanciamento social: se você tiver pequenos encontros, considere sair com outra família ou amigo que também esteja tomando medidas extras para distanciar-se deles e dos outros (distanciamento social).

 Mãos limpas frequentemente: certifique-se de que as crianças pratiquem comportamentos preventivos diários, como lavar as mãos com sabão e água por pelo menos 20 segundos. Isso é especialmente importante se você estiver em um local público.

Revise os planos de férias e viagens: revise os planos de férias e viagens se incluírem viagens não essenciais.

Lembre-se, se as crianças se encontrarem fora da escola em grupos maiores, isso pode colocar todos em risco.

As informações sobre o COVID-19 em crianças são um pouco limitadas, mas os dados atuais sugerem que crianças com COVID-19 podem apresentar apenas sintomas leves. No entanto, eles ainda podem transmitir esse vírus para outras pessoas que possam estar em maior risco, incluindo adultos mais velhos e pessoas que têm sérias condições médicas subjacentes .

Ajude as crianças a continuar aprendendo

Mantenha contato com a escola do seu filho

Muitas escolas estão oferecendo aulas on-line (aprendizado virtual). Revise as tarefas da escola e ajude seu filho a estabelecer um ritmo razoável para concluir o trabalho. Pode ser necessário ajudar seu filho a ligar os dispositivos, ler as instruções e digitar as respostas.

Comunique os desafios à sua escola. Se você enfrentar problemas de tecnologia ou conectividade, ou se seu filho estiver com dificuldades para concluir as tarefas, informe a escola.

Crie um cronograma e uma rotina para aprender em casa , mas permaneça flexível.

Tenha horários de dormir consistentes e levante-se ao mesmo tempo, de segunda a sexta-feira.

Estruture o dia para aprender, tempo livre, refeições e lanches saudáveis ​​e atividade física.

Permita flexibilidade na programação – não há problema em se adaptar com base no seu dia.

Considere as necessidades e ajustes necessários para a faixa etária do seu filho .

A transição para estar em casa será diferente para crianças em idade pré-escolar, ensino fundamental e médio, alunos do ensino médio e do ensino médio. Converse com seu filho sobre as expectativas e como ele está se adaptando para ficar em casa versus na escola.

Considere maneiras pelas quais seu filho pode ficar conectado com seus amigos sem passar um tempo pessoalmente.

Procure maneiras de tornar o aprendizado divertido.

Tenha atividades práticas, como quebra-cabeças, pintura, desenho e fabricação de objetos.

O jogo independente também pode ser usado no lugar do aprendizado estruturado. Incentive as crianças a construir um forte a partir de lençóis ou praticar a contagem empilhando blocos.

Pratique caligrafia e gramática escrevendo cartas aos membros da família. Essa é uma ótima maneira de conectar e limitar o contato pessoal.

Comece um diário com seu filho para documentar esse momento e discutir a experiência compartilhada.

Use audiolivros ou veja se sua biblioteca local está hospedando eventos de leitura virtuais ou ao vivo.

Serviços de refeições escolares

 Verifique com a sua escola os planos para continuar os serviços de refeições durante o recesso da escola. Muitas escolas mantêm as instalações da escola abertas para permitir que as famílias façam as refeições ou oferecem refeições prontas em um local central.

Mantenha as crianças saudáveis

Observe seu filho quanto a sinais de doença

Se você encontrar algum sinal de doença consistente com os sintomas do COVID-19, principalmente febre, tosse ou falta de ar, ligue para o seu médico e mantenha seu filho em casa e longe do máximo possível. Siga as orientações do sobre ” O que fazer se estiver doente “.

Preste atenção nos sinais de estresse em seu filho.

Algumas mudanças comuns a serem observadas incluem preocupação ou tristeza excessiva, hábitos alimentares ou de sono não saudáveis​​e dificuldade de atenção e concentração.

Tire um tempo para conversar com seu filho ou adolescente sobre o surto de COVID-19. Responda a perguntas e compartilhe fatos sobre o COVID-19 de uma maneira que seu filho ou adolescente possam entender.

Ajude as crianças a lidar com emergências ou conversando com crianças sobre o COVID-19  para obter mais informações.

Ensine e reforce as ações preventivas diárias 

Pais e responsáveis ​​desempenham um papel importante ao ensinar as crianças a lavar as mãos. Explique que a lavagem das mãos pode mantê-las saudáveis ​​e impedir que o vírus se espalhe para outras pessoas.

 Seja um bom modelo – se você lavar as mãos com frequência, é mais provável que elas façam o mesmo.

Faça da lavagem das mãos uma atividade familiar .

Ajude seu filho a permanecer ativo

Incentive seu filho a brincar ao ar livre – é ótimo para a saúde física e mental. Dê um passeio com seu filho ou faça um passeio de bicicleta.

Use pausas para atividades internas (por exemplo, quebras de alongamento, pausas para dança) durante o dia para ajudar seu filho a se manter saudável e concentrado.

Ajude seu filho a permanecer socialmente conectado

 Entre em contato com amigos e familiares por meio de bate-papos por telefone ou vídeo.

Escreva cartões ou cartas para os familiares que talvez não possam visitar.

Algumas escolas e organizações sem fins lucrativos podem ter recursos para aprendizado social e emocional. Verifique se sua escola tem dicas e diretrizes para ajudar a apoiar as necessidades sociais e emocionais de seu filho.

Limite o tempo com idosos, parentes e pessoas com sérias condições médicas subjacentes.

Adultos mais velhos e pessoas do grupo de risco correm maior risco de adoecer com COVID-19. 

Se outras pessoas em sua casa correm um risco particularmente alto de contrair doenças graves por causa do COVID-19, considere precauções extras para separar seu filho dessas pessoas .

Se você não conseguir ficar em casa com seu filho durante as demissões na escola, considere cuidadosamente quem pode estar em melhor posição para prestar assistência à criança. Se alguém em maior risco de COVID-19 estiver prestando assistência (adulto mais velho, como um avô ou alguém com uma condição médica crônica), limite o contato de seus filhos com outras pessoas .

Considere adiar visitas ou viagens para ver os familiares e avós mais velhos . Conecte-se virtualmente ou escrevendo cartas e enviando pelo correio.

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention – Traduzido e adaptado – Redação AME e CDD

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/children.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fcoronavirus%2F2019-ncov%2Fprepare%2Fchildren.html

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