18.11.2019 Saúde Pública

Dormir bem com ostomia, é possível?

Por CDD

Alimentar-se, dormir, tomar banho, vestir-se, etc. Todas essas rotinas precisam ser adaptadas quando se tem um estoma. A pessoa ostomizada precisará de tranquilidade e dedicação para reaprender as pequenas tarefas do dia-a-dia

Indivíduos ostomizados há pouco tempocostumam sofrer com as primeiras noites mal dormidas. E as horas de sono reparador são tão necessárias para uma cicatrização de qualidade… Esse artigo tem como objetivo ajudar com dicas e sugestões para uma boa noite de sono após a inserção da ostomia.

Principais dificuldades para dormir com a ostomia:

A dificuldade de adormecer ou de manter o sono, conhecida como insônia, é uma condição muito comum, que afeta milhões de brasileiros. Enquanto a maior parte dos casos se relaciona a maus hábitos (má alimentação, uso de medicamentos, falta de exercícios físicos, etc.), pessoas ostomizadas têm, naturalmente, dificuldades maiores para dormir.

Um problema recorrente de pessoas com estomas é o medo de medo de pressionar a ostomia e ela vazar. Por isso, se empenham em aprender a deitar-se de costas, e a não se virar enquanto dormem.

A dica mais importante de todas, porém, é esvaziar a ostomia antes de se deitar. E é claro, deve-se evitar alimentos de difícil digestão à noite, para que a bolsa não infle demais e vaze. 

No início, por insegurança, é comum acordar diversas vezes para checar se a bolsa não está vazando. Mas com o passar do tempo e com a rotina ajustada, você se sentirá mais seguro e dormirá bem, durante toda a noite.

Quer saber como dormir melhor com a ostomia? Leia aqui as 5 dicas que preparamos para você:

Noites longas de sono são essenciais para a manutenção da boa saúde e da qualidade de vida de qualquer pessoa. Em especial, são importantes para a recuperação de indivíduos ostomizados há pouco tempo.

Mas não se preocupe se no início você tiver algumas noites um pouco mal dormidas. Essa fase de adaptação será breve.

Matéria originalmente publicada em https://www.ostomais.com/dormir-ostomia/

Compartilhe

Leia Também