02.02.2022 Saúde Pública

Você sabe o que é Hebiatria?

Por CDD

O médico hebiatra é na verdade um pediatra, especializado no tratamento do adolescente. A hebiatria existe desde 1974, porém foi reconhecida formalmente pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria em 1998. 

Para um médico tornar-se hebiatra é necessário que ele frequente a formação da pediatria e mais dois anos em psicologia do adolescente. Assim, o hebiatra é a pessoa mais preparada para lidar com temas próprios da adolescência, como crescimento, amadurecimento, puberdade e etc. Para um médico hebiatra, os cuidados com um adolescente devem se pautar em garantir a saúde dos jovens, através de atenção ao desenvolvimento e a comportamentos típicos da idade. Um médico especializado em hebiatria ainda poderá ajudar a prevenir situações que passam a existir por ser um período de experimentações da pessoa, repleto de erros e acertos, através de cuidados com a saúde física, sexual e mental do adolescente.

Mas afinal, o que é a adolescência?

Você já deve ter se deparado com pessoas mais experientes dizendo a seguinte frase: “na minha época não existia isso de adolescência”. 

De fato, a adolescência como conhecemos hoje foi sendo complexamente construída socialmente, na medida em que a sociedade compreendia o papel do desenvolvimento humano nessa fase, dos 12 aos 18 anos, faixa etária definida no Brasil através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) define o período da adolescência dos 10 aos 19 anos, porém podendo ter ainda três fases: a pré-adolescência (10 aos 14 anos); a adolescência (dos 15 aos 19 anos) e a juventude (dos 15 aos 24 anos).

Considerando essas formas de olhar o desenvolvimento dos jovens, é importante ressaltar que esta é fase da vida humana entre a infância e a vida adulta, marcada por profundas transformações biológicas e comportamentais. 

Sendo assim, torna-se natural que as famílias venham recorrendo cada vez mais a profissionais da saúde com conhecimentos específicos sobre as fases de cada pessoa, inclusive a adolescência. A principal procura é para apoio na tarefa de formar adultos saudáveis física e emocionalmente.

A sexualidade na adolescência

No período da adolescência é natural que a pessoa inicie uma série de descobertas com relação à sua própria sexualidade. No entanto, é importante que essa experimentação típica da idade deva ser acompanhada por pessoas que possam de fato apoiar o jovem através de orientações para evitar que aconteçam práticas sexuais precoces e descuidadas, podendo resultar em gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Pensando nesta temática, desde 2019, o Governo Federal promove a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (Lei 13.798/2019), que foi incorporada ao ECA e visa orientar e conscientizar os jovens das consequências das práticas sexuais.

Fontes:

Hebiatra Batistela

Hebiatria – Ensino H. Einstein

Hospital Sírio Libanês

Unimed João Pessoa

Vivendo a Adolescência

Compartilhe

Leia Também