18.12.2019 Saúde Pública

Verão e doenças crônicas: Doenças de pele

Por CDD

Brincar no parque em um dia quente e ensolarado de verão pode ser das atividades mais adoradas pelas crianças. Mas as mães de crianças com DA sabem que o clima quente nem sempre é amigo dos seus pequenos.  

A maneira como o clima e o clima afetam a pele, principalmente de pessoas que já tem alguma doença de pele, fascinam cientistas de todo o mundo há décadas. Algumas pessoas têm menos crises de DA no verão, enquanto outras vêem seu eczema piorar com o clima mais quente. 

A regulação da temperatura corporal é fundamental para controlar o eczema durante os meses de verão. O calor e a umidade podem tornar mais difícil o controle da DA. Por isso, é fundamental manter regulada a temperatura interna do corpo e a umidade do ambiente.

Suar

A transpiração é um mecanismo de defesa natural para diminuir a temperatura do corpo e, como o suor é principalmente água, o processo de evaporação é o que esfria o corpo, de acordo com o Dr. Steven Q. Wang, diretor de Cirurgia Dermatológica e Dermatologia do Memorial Sloan-Kettering Cancer Centro em Basking Ridge, Nova Jersey.

No entanto, como o suor humano contém oligoelementos de zinco, cobre, ferro, níquel, cádmio, chumbo, manganês, sódio e cloreto, o acúmulo desses produtos químicos pode irritar as lesões de dermatite de uma pessoa. De fato, as áreas do corpo onde a umidade se acumula mais, como a parte interna dos cotovelos, a parte de trás dos joelhos e o pescoço, tendem a ser pontos quentes para erupções cutâneas de eczema. Portanto, se você suar, deve enxaguar com água fresca e trocar sua roupa por uma nova e sequinha.

“Além disso, a temperatura em si pode ser um irritante que piorará a sensação de coceira”, acrescentou Wang. “Quando a temperatura está quente e o corpo está tentando esfriar, você tem dilatação dos vasos sanguíneos que desencadeiam o movimento das células inflamatórias. Se você estiver deitado no sofá e desenvolver uma erupção de calor, por exemplo, porque suas glândulas sudoríparas estão sendo bloqueadas, isso pode desencadear inflamação e sensação de coceira. ”

Controlar as alergias

A Dermatite Atópica irá queimar sempre que você estiver perto de coisas que causam alergias, como poeira, ácaros, mofo, pólen e certos alimentos. Mesmo que essas substâncias ou alérgenos não sejam prejudiciais a todos, as pessoas com eczema podem ter urticária, coceira, espirros, coriza e inchaço. 

Sabemos que é bem difícil passar o hidratante nesse calor, mas preparamos uma lista com 15 dicas para cuidar da sua pele no verão e se manter longe da coceira:

  1. Mantenha-se hidratado – beba muita água
  2. Mantenha géis e loções na geladeira para mantê-los frescos
  3. Use toalhas de refrigeração – você pode encontrá-las em lojas de produtos esportivos
  4. Use roupas largas e leves feitas de tecido natural, como algodão ou linho.
  5. Carregue uma bolsa térmica com uma garrafa de água fria e um pano para limpar o suor imediatamente
  6. Coma alimentos refrescantes, reduza alimentos açucarados e beba bastante água
  7. Mantenha o interior dos cotovelos e as costas dos joelhos o mais seco possível (o suor se acumula ali, especialmente no verão)
  8. Se você tiver possibilidade, use ar condicionado para manter sua casa numa temperatura amena
  9. Evite praticar esporte no sol
  10. Chuveiro frio ou banho frio podem ajudar a refrescar e passar a coceira
  11. Use protetor solar adequado para sua pele e abuse dos chapéus e bonés

Redação CDD. 

Fonte: https://nationaleczema.org/summer-tips/

Compartilhe

Leia Também