Guia da UCE: o que é a condição e quem tem?
A urticária é uma condição caracterizada pela presença de lesões em alto relevo (chamadas de urticas) e angioedema.
- Uma urtica é um inchaço superficial vermelho ou pálido, como um vergão, geralmente rodeado por um eritema, que pode persistir de alguns minutos a 24 horas. As urticas geralmente coçam muito, mas também podem causar uma sensação de queimação.
- O angioedema é o inchaço nas camadas dérmicas mais profundas da pele ou nas membranas mucosas. O inchaço geralmente é da cor da pele, mas pode ser eritematoso. O angioedema pode ser assintomático, ou causar coceira, dor ou queimação. Ele pode demorar até 72 horas para passar.
As urticas são acompanhadas por angioedema em até 40% dos casos, mas o angioedema pode ocorrer sozinho em algumas pessoas.
A urticária afeta até uma em cada quatro pessoas em algum momento de suas vidas e pode ser classificada por duração, aguda ou crônica, e por causa, se espontânea ou induzida. Dois ou mais subtipos diferentes de urticária podem coexistir em uma mesma pessoa.
Urticária aguda é a ocorrência diária ou episódica de urticas, angioedema, ou ambos, por menos de 6 semanas. Existem várias causas possíveis, incluindo infecções ou alergias, mas geralmente ela é idiopática, surgindo espontaneamente.
O que é urticária crônica?
A urticária crônica é a ocorrência diária ou episódica de urticas, angioedema, ou ambos, por 6 semanas ou mais. A urticária crônica pode persistir por 1–5 anos, às vezes mais.
A urticária crônica pode ser classificada como espontânea ou induzida, e os dois tipos podem coexistir em um paciente.
O que é urticária crônica espontânea?
A urticária crônica espontânea (UCE) refere-se à urticária crônica que não tem causa ou gatilho específicos. Urticas estão presentes na maioria dos dias da semana por 6 semanas ou mais.
A UCE foi anteriormente referida como urticária crônica idiopática. Este termo não é mais usado, pois muitos casos têm uma base autoimune.
Quem tem urticária crônica?
As estimativas da incidência de urticária crônica variam de 0,05% a 2% da população dos Estados Unidos e até 20% da população da Tailândia. No Brasil, as estimativas apontam uma incidência em 0,4% da população.
Alguns dados interessantes sobre a condição:
- A prevalência de urticária crônica ao longo da vida é de aproximadamente 1,8%.
- A urticária crônica espontânea ocorre em 0,5–1% da população em qualquer momento.
- Dois em cada três casos de urticária crônica são espontâneos, com pico de incidência entre 20 e 40 anos de idade.
- A maioria dos estudos relatou que as mulheres apresentam urticária e urticária crônica quase duas vezes mais que os homens.
- A incidência de urticária em crianças foi relatada entre 2% e 7% e a incidência de urticária crônica nesta faixa etária está entre 0,1% e 3%.
- A urticária crônica é mais comum em crianças maiores e adolescentes.
- A urticária espontânea é o subgrupo mais comum de urticária crônica em crianças.
Fontes: DermNet NZ
Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia