Neuromielite óptica e anti-aquaporina 4 

Por CDD

O distúrbio do espectro da neuromielite óptica, também conhecido simplesmente como NMO, é uma condição neurológica autoimune rara, porem grave. Seu diagnóstico depende de características clínicas e de neuroimgem, e tem como suporte principal a presença do anticorpo sérico anti-aquaporina 4(1).

Apesar de ser mundialmente rara, é possível que no Brasil tenhamos uma prevalência mais alta que no resto do mundo (2), uma vez que a doença é mais frequente em indivíduos afrodescendentes. Os dados disponíveis sobre a epidemiologia NMO são escassos, informações obtidas no DATASUS apontam para um total de 1000 pacientes com este diagnóstico. No Brasil estudos regionais indicam prevalência de até 4,52 por 100.000 habitantes. O teste para detecção do anticorpo já pode ser realizado via planos de saúde por constar no ROL de procedimentos da ANS, no entanto a rastreabilidade destes exames é quase impossível.

Em uma ação conjunta com o Departamento Cientifico de Neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), dados coletados entre 62 neurologistas das 5 regiões do país , mostram que, em 2022, foram realizadas 1.453 solicitações de exame de anti-AQP4 para pacientes do SUS, e 1.073 para pacientes usuários do sistema privado, e cerca de 805 exames foram positivos e confirmaram o diagnóstico. Estes números mostram que só em 2022 foram identificados no mínimo próximo de 1000 casos incidentes.

Em breve, os dados mais completos serão divulgados em informes científicos e poderão ser apreciados pelos interessados

Referências:

  1. Wingerchuk DM, Banwell B, Bennett JL, et al. International consensus diagnostic criteria for neuromyelitis optica spectrum disorders. Neurology 2015;85:177-189.
  2. Rivera VM, Hamuy F, Rivas V, et al. Status of the neuromyelitis optica spectrum disorder in Latin America. Multiple Sclerosis and Related Disorders 2021;53:103083.
  3. DATASUS. Acesso em 01/10/2023
Compartilhe

Leia Também