
O que você acha do uso de tacrolimo para dermatite atópica?
Participe da Consulta Pública Conitec/SECTICS nº 91/2024 sobre a incorporação do Tacrolimo para o tratamento de dermatite atópica
Está aberta uma consulta pública para a incorporação do tacrolimo para o tratamento de dermatite atópica. Qualquer pessoa pode deixar uma contribuição até dia 11 de dezembro. Para isso, basta apenas fazer login em sua conta do portal gov.br.
A dermatite atópica (DA) é uma doença genética e crônica, que causa uma inflamação da pele. Os principais sintomas são irritação na pele e regiões avermelhadas e secas, principalmente nos braços e atrás dos joelhos. Não existe cura para a doença, porém algumas condutas terapêuticas ajudam no alívio dos sintomas.
O que dizem os médicos
O dermatologista Wagner Galvão lembra que a dermatite se manifesta diferentemente em cada pessoa. Ou seja, o tratamento que é benéfico para um pode não surtir grandes efeitos em outro. “Vamos participar da consulta pública e garantir maior disponibilidade de medicamentos no SUS, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas com DA!”, convoca o especialista.
O que dizem os pacientes
Paciente de dermatite atópica, Lua Helena lembra que o tacrolimo é um medicamento de uso tópico com preço de venda que não é compatível com a realidade de muitos pacientes, o que impede o tratamento adequado de muitas pessoas. “O tacrolimo chegou pra mim em um momento de crise grave onde eu tinha muitas lesões na face e no corpo que precisavam de tratamento prolongado, pois eu já apresentava os efeitos colaterais do uso do corticoide tópico. Ele trouxe a possibilidade de um tratamento prolongado com segurança”, finaliza.
Posicionamento da CDD
Apoiamos a posição da Conitec em recomendar a incorporação do tacrolimo ao SUS. Essa decisão não apenas atende a uma demanda crescente por opções terapêuticas eficazes para a dermatite atópica, mas também representa um avanço importante na promoção da saúde e bem-estar de uma população vulnerável, garantindo que pacientes tenham acesso a um tratamento inovador e necessário.
Leia nossa contribuição na íntegra no site A Regra É Clara.
Saiba como participar da consulta pública
A consulta pública para avaliar a incorporação do tacrolimo para o tratamento de dermatite atópica vai até o dia 11 de dezembro. Para dar opinião sobre o assunto e participar da consulta, acesse o portal da Conitec.
Participe, também, das outras duas consultas públicas abertas para dermatite atópica: