22.01.2020 Saúde Pública

O leite pode causar asma?

Por CDD

Pensa-se que os laticínios estejam ligados à asma. Beber leite ou ingerir laticínios não causa asma. Leite e outros produtos lácteos não causam asma. Isso é verdade se você tem alergia a laticínios ou não. Da mesma forma, se você tem asma, mas não tem alergia a laticínios, pode comer com segurança. Não desencadeia seus sintomas de asma nem os piora. 

Cerca de 45% de crianças com asma também têm alergias a laticínios e outros alimentos. As crianças com alergias alimentares têm até quatro vezes mais probabilidade de ter asma ou outras condições alérgicas do que as crianças sem alergia alimentar.

Alergia a laticínios

A porcentagem de pessoas com alergia a laticínios é baixa. Cerca de 5% das crianças têm alergia a laticínios. Quase 80% das crianças crescem com essa alergia alimentar durante a infância ou a adolescência. Os adultos também podem desenvolver uma alergia a laticínios.

Sintomas de alergia a laticínios

Uma alergia a laticínios pode causar reações respiratórias, estomacais e cutâneas. Alguns destes são semelhantes aos sintomas da asma e incluem:

Se esses sintomas de alergia ocorrerem ao mesmo tempo que uma crise de asma, eles dificultam a respiração. Os sintomas de alergia ao leite também incluem:

Em casos graves, uma reação alérgica ao leite pode causar anafilaxia. Isso leva a inchaço na garganta e estreitamento dos tubos respiratórios. A anafilaxia pode levar a pressão baixa e choque e requer atenção médica imediata.

Leite e muco

Uma razão pela qual os laticínios podem estar ligados à asma é porque acredita-se que causa mais muco no seu corpo. Pessoas com asma podem ter muito muco nos pulmões.

O Conselho Nacional de Asma da Austrália destaca que o leite e os laticínios não fazem com que seu corpo produza mais muco. Em algumas pessoas com alergia ou sensibilidade a laticínios, o leite pode engrossar a saliva na boca.

O que causa uma alergia a laticínios?

A maioria das pessoas com alergia a laticínios é alérgica ao leite de vaca. Algumas pessoas também podem ter uma reação contra o leite de outros animais, como cabras, ovelhas e búfalos.

Se você tem alergia a laticínios, seu corpo está reagindo contra as proteínas encontradas no leite. Laticínios contém dois tipos de proteínas:

Você pode ser alérgico a ambos os tipos de proteína do leite ou a apenas um. Os antibióticos administrados a vacas leiteiras também podem estar ligados a alergias ao leite.

Alimentos com proteínas do leite

Evite todo o leite e produtos lácteos se você tem alergia a laticínios. Leia os rótulos dos alimentos com atenção. As proteínas do leite são adicionadas a um número surpreendente de alimentos embalados e processados, incluindo:

As alternativas de laticínios incluem:

Alergia a laticínios x intolerância à lactose

Uma alergia ao leite ou a laticínios não é a mesma que intolerância à lactose. A intolerância à lactose é uma sensibilidade ou intolerância alimentar. Diferente das alergias ao leite ou a alimentos, ele não está ligado ao seu sistema imunológico.

Adultos e crianças intolerantes à lactose não podem digerir lactose ou açúcar do leite adequadamente. Isso acontece porque eles não têm o suficiente de uma enzima chamada lactase.

A lactose só pode ser decomposta pela lactase. A intolerância à lactose causa principalmente efeitos digestivos, não respiratórios. Alguns sintomas são semelhantes aos que ocorrem em uma alergia ao leite:

Diagnóstico de uma alergia a laticínios

Consulte uma equipe médica se tiver algum tipo de sintoma depois de beber leite ou ingerir laticínios. Uma especialista em alergia pode fazer um teste cutâneo e outros testes para descobrir se você tem intolerância a alergias ou laticínios. Os exames de sangue também podem mostrar se você tem outras alergias alimentares. Às vezes, um teste pode não mostrar que você tem alergia alimentar. Pode ser útil manter um diário alimentar.

Outra opção é tentar uma dieta de eliminação. Essa dieta remove os laticínios por algumas semanas e depois os adiciona lentamente. Registre todos os sintomas e informe sua equipe médica. 

Os produtos lácteos não parecem piorar a asma naqueles sem alergia a laticínios. Se você acha que pode ter uma alergia a laticínios ou outros alimentos, informe seu médico imediatamente. As reações alérgicas podem desencadear ou piorar os sintomas da asma em algumas pessoas.

Converse com seu médico ou nutricionista sobre o melhor plano de dieta para sua asma e alergias. Leve consigo remédios e prescrições extras para a asma o tempo todo. Um inalador de broncodilatador ou uma caneta de injeção de epinefrina (para o caso de alergia leite) podem salvar sua vida se você tiver uma reação séria.

Fonte: https://www.healthline.com/health/allergies/dairy-and-asthma

Tradução e adaptação Redação CDD

Compartilhe

Leia Também