De acordo com um estudo publicado na revista Lung em 2015, indivíduos saudáveis ​​que seguiram uma dieta cetogênica apresentaram menor produção de dióxido de carbono e pressão parcial expiratória de dióxido de carbono (PETCO2) em comparação com aqueles que seguiram uma dieta mediterrânea.

Além disso, a pesquisa de 2003 mostra melhora em pessoas com DPOC que tomaram um suplemento de alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos em vez de comer uma dieta rica em carboidratos.

Mesmo reduzindo os carboidratos, uma dieta saudável inclui uma variedade de alimentos. Tente incluí-los em sua dieta diária.

Alimentos ricos em proteínas
Coma alimentos ricos em proteínas e de alta qualidade, como carne alimentada com capim, aves e ovos de pasto e peixes – particularmente peixes oleosos, como salmão, cavala e sardinha.

Carboidratos complexos
Se você incluir carboidratos em sua dieta, opte por carboidratos complexos. Esses alimentos são ricos em fibras, o que ajuda a melhorar a função do sistema digestivo e o controle do nível de açúcar no sangue.

Alimentos para incorporar em sua dieta incluem:

· ervilhas
· Farelo
· batatas com pele
· lentilhas
· Quinoa
· feijões
· aveia
· cevada

Produtos frescos
Frutas e vegetais frescos contêm vitaminas, minerais e fibras essenciais. Esses nutrientes ajudarão a manter seu corpo saudável. Vegetais sem amido (todos, exceto ervilhas, batatas e milho) são pobres em carboidratos, então podem ser incluídos em todas as dietas.

Algumas frutas e verduras são mais adequadas do que outras (confira abaixo a lista de alimentos a evitar).

Alimentos ricos em potássio
O potássio é vital para a função pulmonar, portanto, uma deficiência de potássio pode causar problemas respiratórios. Tente comer alimentos que contenham altos níveis de potássio, como:

· abacates
· verduras escuras
· tomates
· espargos
· beterraba
· batatas
· bananas
· laranjas

Alimentos ricos em potássio podem ser especialmente úteis se o seu nutricionista ou médico lhe prescrever um medicamento diurético.

Gorduras saudáveis
Ao optar por comer uma dieta mais gorda, em vez de escolher alimentos fritos, escolha lanches e refeições que contenham gorduras como abacate, nozes, sementes, coco e óleo de coco, azeitonas e azeite, peixe gordo e queijo. Esses alimentos fornecerão mais nutrição geral, especialmente a longo prazo.

SAIBA O QUE EVITAR
Certos alimentos podem causar problemas como gases e inchaço ou podem ter pouco ou nenhum valor nutricional. Alimentos para evitar ou minimizar incluem:

Sal
Muito sal (sódio) na sua dieta provoca retenção de água, o que pode afetar a sua capacidade de respirar. Retire o saleiro da mesa e não adicione sal à sua cozinha. Use ervas e especiarias sem sal para dar sabor aos alimentos.

Verifique com seu nutricionista ou profissional de saúde sobre substitutos de sal com baixo teor de sódio. Eles podem conter ingredientes que podem afetar sua saúde negativamente.

Apesar do que muitas pessoas acreditam, a maior parte da ingestão de sódio não vem do saleiro, mas sim do que já está na comida.

Certifique-se de verificar os rótulos dos alimentos que você compra. Seus lanches não devem conter mais de 300 miligramas (mg) de sódio por porção. Refeições integrais não devem ter mais de 600 mg.

Algumas frutas
Maçãs, frutas de caroço como damascos e pêssegos e melões podem causar inchaço e gases em algumas pessoas devido a seus carboidratos fermentáveis. Isso pode levar a problemas respiratórios em pessoas com DPOC.

Em vez disso, você pode se concentrar em frutas de baixa fermentação como abacaxi e uvas. No entanto, se esses alimentos não forem um problema para você e sua meta de carboidratos permitir a obtenção de frutas, você poderá incluí-los em sua dieta.

Alguns vegetais e leguminosas
Há uma longa lista de legumes e legumes conhecidos por causar inchaço e gases. O que importa é como seu corpo funciona.

Você pode querer monitorar sua ingestão dos alimentos abaixo. No entanto, você pode continuar a aproveitá-los se eles não causarem um problema para você:

· feijões
· Couve de Bruxelas
· repolho
· couve-flor
· milho
· alho-poró
· algumas lentilhas
· cebolas
· ervilhas
· soja

Laticínios
Algumas pessoas acham que os produtos lácteos, como leite e queijo, tornam a fleuma mais espessa. No entanto, se os produtos lácteos não parecem piorar o catarro, você pode continuar a comê-los.

Chocolate
O chocolate contém cafeína, o que pode interferir com a sua medicação. Verifique com seu médico se você deve evitar ou limitar sua ingestão.

Comidas fritas
Alimentos fritos ou gordurosos podem causar gases e indigestão. Alimentos altamente condimentados também podem causar desconforto e afetar sua respiração. Evite esses alimentos quando possível.

Não se esqueça de prestar atenção no que você bebe
Pessoas com DPOC devem tentar beber muitos líquidos ao longo do dia. Cerca de seis a oito copos de 8 de bebidas não cafeinadas são recomendadas por dia. A hidratação adequada mantém o muco fino e facilita a tosse.

Limite ou evite completamente a cafeína, pois isso pode interferir com sua medicação. Bebidas cafeinadas incluem café, chá, refrigerante e bebidas energéticas.

Pergunte ao seu médico sobre o álcool. Você pode ser aconselhado a evitar ou limitar bebidas alcoólicas, pois elas podem interagir com medicamentos. O álcool também pode diminuir sua taxa de respiração e dificultar a tosse com muco.

Da mesma forma, converse com seu médico se você tiver diagnosticado problemas cardíacos, bem como a DPOC. Às vezes, é necessário que as pessoas com problemas cardíacos limitem a ingestão de líquidos.

VERIFIQUE SEU PESO
Pessoas com bronquite crônica tendem a ser obesas, enquanto aquelas com enfisema tendem a estar abaixo do peso. Isso faz com que a dieta e a avaliação nutricional sejam uma parte vital do tratamento da DPOC.

Se você está acima do peso
Quando você está acima do peso, seu coração e pulmões precisam trabalhar mais, tornando a respiração mais difícil. O excesso de peso corporal também pode aumentar a demanda por oxigênio.

O seu médico ou nutricionista pode aconselhá-lo sobre como alcançar um peso corporal mais saudável, seguindo um plano alimentar personalizado e um programa de exercícios viável.

Se você está abaixo do peso
Alguns sintomas da DPOC, como falta de apetite, depressão ou indisposição geral, podem fazer com que você fique abaixo do peso. Se você está abaixo do peso, pode sentir-se fraco e cansado ou mais propenso a infecções.

A DPOC exige que você use mais energia ao respirar. De acordo com a Cleveland Clinic, uma pessoa com DPOC pode queimar até 10 vezes mais calorias ao respirar do que uma pessoa sem DPOC.

Se você está abaixo do peso, precisa incluir lanches saudáveis ​​e altamente calóricos em sua dieta. Itens para adicionar à sua lista de compras incluem:

· leite
· ovos
· aveia, quinoa e feijão
· queijo
· abacate
· nozes e manteigas
· oleos
· granola

Esteja preparado para o horário das refeições
A DPOC pode ser uma condição desafiadora para conviver, por isso é importante tornar a preparação de alimentos um processo simples e sem estresse. Torne as refeições mais fáceis, estimule seu apetite se estiver abaixo do peso e mantenha um programa de alimentação saudável seguindo estas diretrizes gerais:

Coma pequenas refeições
Tente comer cinco a seis pequenas refeições por dia em vez de três grandes. Comer pequenas refeições pode ajudá-lo a evitar encher muito o estômago e dar aos pulmões espaço suficiente para se expandir, facilitando a respiração.

Coma sua refeição principal cedo
Tente comer sua refeição principal no início do dia. Isso aumentará seus níveis de energia durante todo o dia.

Escolha alimentos rápidos e fáceis
Escolha alimentos que sejam rápidos e fáceis de preparar. Isso ajudará você a evitar o desperdício de energia. Sente-se ao preparar as refeições para que você não esteja muito cansado para comer e peça à família e amigos para ajudá-lo na preparação da refeição, se necessário.

Fique confortável
Sente-se confortavelmente em uma cadeira de espaldar alto ao comer para evitar colocar muita pressão nos pulmões.

Faça o suficiente para sobrar
Ao fazer uma refeição, faça uma porção maior para que você possa refrigerar ou congelar alguns para mais tarde e ter refeições nutritivas disponíveis quando você se sentir cansado demais para cozinhar.

É importante ficar atento à sua saúde geral quando você tem DPOC, e uma nutrição é uma grande parte disso. Planejar as refeições e lanches saudáveis, enfatizando a maior ingestão de gordura, pode ajudá-lo a controlar e sentir as complicações.

Fontes:
https://www.healthline.com/health/copd/diet-nutrition?slot_pos=article_1&utm_source=Sailthru%20Email&utm_medium=Email&utm_campaign=copd&utm_content=2019-02-12

researchgate.net/publication/282248189_Effects_of_Twenty_Days_of_the_Ketogenic_Diet_on_Metabolic_and_Respiratory_Parameters_in_Healthy_Subjects

lung.org/lung-health-and-diseases/lung-disease-lookup/copd/living-with-copd/nutrition.html

my.clevelandclinic.org/health/articles/9451-nutritional-guidelines-for-people-with-copd

emphysemafoundation.org/index.php/healthy-habits/nutrition/91-nutrition-articles/198-the-importance-of-good-nutrition-for-chronic-lung-condition-patients

nutritionjrnl.com/action/showCitFormats?pii=S0899-9007%2802%2901064-X&doi=10.1016%2FS0899-9007%2802%2901064-X

journal.chestnet.org/article/S0012-3692(15)38208-8/fulltext

Tradução e adaptação: Redação CDD

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