Pesquisa indica cenário nacional e desafios relacionados a Neuromielite Óptica

O relatório foi desenvolvido pela CDD a partir de diversos levantamentos qualitativos e quantitativos com a participação de pacientes, especialistas e associações relacionadas a NMO

A NMO (Neuromielite Óptica) é uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central (SNC), rara e ainda pouco conhecida pela população em geral e pela comunidade médica. Esse contexto gera diversos desafios no processo do diagnóstico assertivo e na busca pelo tratamento adequado. Se não diagnosticada e tratada no tempo certo, a NMO pode trazer consequências impactantes, como sequelas irreversíveis de perda de visão e movimentos, levando até mesmo o paciente a óbito.

Buscando atuar ativamente nesse cenário, em 2023, a CDD realizou uma pesquisa quantitativa e qualitativa com pacientes de NMO, familiares e neurologistas para entender melhor sobre o dia a dia das pessoas que convivem com a condição no Brasil. Com mais de 120 respostas e apoio dos médicos especialistas Dra. Raquel Vassão e Dr. Denis Bichuetti, o estudo reuniu perspectivas acerca do cenário da NMO no Brasil, além dos contextos e desafios que englobam conviver com a condição. Os dados, publicados em um documento relatório, estão disponibilizados e visam contribuir e apoiar em direcionamentos estratégicos de trabalhos em conscientização e advocacy no país.

Confira o relatório na íntegra clicando aqui:

Compartilhe

Leia Também