11.08.2022 Saúde Mental

Amizades tóxicas: confira 5 situações de alerta que te ajudarão a identificar

Já comentei aqui nesse espaço que a amizade é algo arquetípico que nos acompanha praticamente desde que o ser humano passou a viver em sociedade. Tratava-se de uma questão de sobrevivência, em que os indivíduos trocavam alimentos e garantiam a própria segurança do clã. É verdade que, quando estabelecemos laços amigáveis com as pessoas, nosso cérebro é capaz de produzir ainda mais ocitocina, o hormônio do prazer, e isso nos dá uma sensação de bem estar.

Porém, você já parou para pensar quando começou a tentar fazer suas primeiras amizades, seja na escola ou no bairro? Muitas vezes, buscamos aqueles que são mais acessíveis a nós, seja por uma questão de proximidade física ou que estão dispostos a nos acolher sem que, com isso, a gente precise mudar o nosso jeito de ser. Ocorre que nem sempre a gente encontra alguém assim. Inclusive, para muitos, achar um grupo de amigos que aceite a maneira como somos e nos comportamos é muito desafiador. É nesse momento que mora o perigo. Nós corremos o risco de aceitar uma amizade que tem muito pouco a nos oferecer. E quando digo isso é sobre respeito e afeto.

Você sabia que, assim como um relacionamento amoroso, uma amizade pode ser tóxica? Fiz uma lista com 5 situações e reflita se já passou por alguma delas ou se vive isso atualmente:

Além disso, as relações de amizade mudam ao longo dos anos porque todos nós nos transformamos também. Então, a grande dica é fazer uma autoavaliação de como você se sente com o outro e se essa interação ainda faz sentido. Se não, elabore o quanto a convivência foi importante em um determinado momento histórico da sua vida e siga em frente. Tem outras pessoas querendo a sua amizade.

Compartilhe

Leia Também