30.03.2022 Osteoporose

5 dicas para ajudar a tratar e prevenir a Osteoporose

Por CDD

O check-up médico deve ser feito cedo e com frequência

Uma peça chave no tratamento e prevenção da osteoporose é conhecer a densidade e a qualidade de seus ossos. Se você não tem risco extra de osteoporose, deve começar a fazer cintilografias ósseas aos 65 anos se for mulher e 70 se for homem. 

As recomendações padrão nos Estados Unidos são que todas as mulheres na pós-menopausa com um ou mais fatores de risco para osteoporose com 65 anos de idade ou mais recebam uma triagem. Os fatores de risco incluem mãe ou pai com história prévia de osteoporose, uso prolongado de glicocorticóides (esteróides) ou osteoporose conhecida diagnosticada.

Obtenha o tipo certo de cálcio e vitaminas

Obter o tipo certo de cálcio e vitaminas pode ajudar a sustentar os ossos e dar-lhes os nutrientes certos para permanecerem fortes. Geralmente recomendamos as seguintes doses de Cálcio e Vitamina D:

* Por favor, note – mulheres com mais de 50 anos de idade muitas vezes devem tomar maiores quantidades de cálcio e vitamina D diariamente do que as quantidades recomendadas pela National Osteoporosis Foundation. Essa decisão deve ser individualizada para as necessidades exclusivas de cada paciente.

Exercício

O exercício é uma ótima ferramenta para ajudar a fortalecer os ossos. O exercício não requer roupas novas ou equipamentos caros. Você pode passear com o cachorro com mais frequência, estacionar mais longe da loja, encontrar um amigo para se exercitar com você e aumentar sua tolerância ao exercício gradualmente. Alguns exercícios são melhores que outros para seus ossos.

É importante que você encontre estratégias de prevenção de quedas, principalmente se tiver mais de 65 anos de idade – mesmo se você achar que seu equilíbrio é ótimo. Melhorar o equilíbrio é um compromisso para toda a vida (e possivelmente divertido). 

A prática de yoga suave, pilates e outros programas de exercícios, que sejam destinados a melhorar a densidade óssea, flexibilidade, postura, equilíbrio, alinhamento esquelético, condicionamento aeróbico e o tamanho do músculo pode reduzir o risco de quedas. Esses exercícios têm o duplo benefício de fortalecer os ossos e melhorar o equilíbrio. Reduzir o risco de queda pode ajudar a anular os efeitos nocivos da osteoporose, como a fratura do quadril.

Sair de casa

Ao sair e passar algum tempo ao sol, seu corpo aumentará sua produção de vitamina D. É importante lembrar-se do protetor solar para proteger sua pele, mas apenas 10 a 15 minutos por dia podem ajudar a aumentar sua vitamina D. Além disso, você pode adicionar um pouco de exercício leve ao seu tempo ao ar livre e ajudar a construir esses ossos fortes.

Encontre o tipo certo de médico se precisar de medicação

Se você achar que precisa começar a tomar medicação para sua osteoporose, é muito importante encontrar o médico certo para ajudar a orientar sua medicação. Existem muitas opções disponíveis para você e seu médico poderá ajudar a decifrar qual é a melhor para sua condição.

Compartilhe

Leia Também