27.02.2023 Obesidade

Os desafios da obesidade infantil

“A obesidade não apenas reduz a qualidade de vida de uma criança durante a infância, mas aumenta a chance de que o excesso de peso persista na idade adulta”, diz a endocrinologista pediátrica Sheila Perez-Colon, que atua no Kidz Medical Services em Miami e Hialeah, Flórida. Também aumenta o risco de uma criança desenvolver doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, colesterol alto, pressão alta, derrame e certos tipos de câncer em uma idade mais jovem ou adulta. “Pode até levar à ansiedade e à depressão”, acrescenta ela.

Mais de 340 milhões de jovens em todo o mundo com idades entre 5 e 19 anos estavam com sobrepeso ou obesidade em 2016, e 38 milhões de crianças menores de 5 anos estavam com sobrepeso ou obesidade em 2017, conforme a OMS

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão americano que regula os processos de saúde nos Estados Unidos, relata que lá a obesidade afetou 18,5% dos jovens de 2 a 19 anos em 2016 e foi mais prevalente em crianças hispânicas (25,8%) e não hispânicas negras (22%) do que em crianças brancas não hispânicas (14,1%).

Os pais de crianças que estão se tornando obesas podem não reconhecer os sinais de alerta, principalmente se elas estiverem acima do peso, diz a Dra Sheila. “Você vê, visualmente, um aumento de peso geral no paciente ou você vê um rápido ganho de peso. Você verá o que chamamos de obesidade central, que é quando a gordura se acumula ao redor da região abdominal. Você também pode ver sintomas de complicações como diabetes; por exemplo, aumentando a micção. Isso lhe dará uma bandeira vermelha dizendo: Hmm, algo pode estar errado aqui.”

A Dra. Sheila diz que os hábitos de vida que aumentam o risco de obesidade de uma criança incluem beber bebidas açucaradas, como suco e refrigerante, não comer frutas e vegetais suficientes, comer tarde da noite, comer grandes porções ou frequentemente levar poucos segundos para comer. Além disso, ela lança um alerta para os pais de crianças que não fazem exercícios suficientes e têm muito tempo de tela em telefones, computadores ou TV. “Eles não estão se movendo. Eles estão sentados lá por um longo tempo.”

Embora a prevenção da obesidade em crianças geralmente se resume a mudanças no estilo de vida, a Dra. Sheila diz que, em casos raros, uma síndrome com um componente genético ou outra doença pode ser a culpada, principalmente se o ganho de peso começar quando a criança tiver menos de 5 anos.

Por exemplo, se a mãe de uma criança teve diabetes gestacional, a criança corre maior risco de nascer com alto peso ao nascer, ser obesa na infância e desenvolver diabetes tipo 2 na idade adulta, de acordo com a American Diabetes Association (ADA).

Tradução e adaptação: Equipe da Crônicos do Dia a Dia (CDD) 

Fonte: Everyday Health

Escrito por Sheryl Huggins Salomon, revisado pelo médico Justin Laube, em 7 de outubro de 2020.

Compartilhe

Leia Também