24.01.2023 ASMD

Saiba tudo sobre a ASMD – Deficiência da Esfingomielinase Ácida

A ASMD faz parte de um grupo de doenças herdadas e de metabolismo que podem afetar adultos e crianças e é caracterizada por uma ausência enzimática que causa acúmulo de material tóxico (gordura) dentro das células, com consequente aumento de tamanho celular e futura falência dos órgãos. O diagnóstico é feito através de exame de sangue, biópsia de fígado ou pele e/ou exame de DNA.  Dados de estudos mostram que , em média, leva-se 8 anos para se chegar a um diagnóstico de uma doença rara.

A incidência da ASMD é de 0,5 para cada 100 mil nascimentos. Ambos os progenitores (pai e mãe) precisam ser portadores do gene e passar para o bebê.

Sinais e sintomas da ASMD:

A ASMD não tem cura, mas tem tratamento, que pode amenizar e retardar os sintomas, num padrão muito próximo ao da ausência da condição. O tratamento é realizado através de terapia de reposição enzimática, ou seja, a pessoa recebe a enzima que falta no seu organismo.

A única medicação para a ASMD é a alfaolipudase, recentemente aprovada no Brasil.  Por enquanto ainda não está disponível pelo SUS e para se ter acesso o paciente poderá buscar seus direitos legais. (somente por processo de judicialização).

Fique atento. Ao desconfiar dos sinais, procure um centro de referência em genética médica.

Compartilhe

Leia Também