02.12.2021 Doenças de Pele

A ligação entre o eczema (dermatite atópica) e a náusea

A dermatite atópica (eczema atópico) pode estar associada a problemas de saúde que afetam outros órgãos e podem causar outros sintomas, como náusea

O eczema é uma doença crônica que causa manchas e coceira na pele. Ele pode ser vermelho, marrom escuro, roxo ou cinza acinzentado, dependendo do tom de pele da pessoa.

O tipo mais comum é o eczema atópico, também conhecido como dermatite atópica.

Pessoas com eczema atópico têm um risco aumentado de desenvolver outros problemas de saúde, alguns dos quais podem causar náuseas. Por exemplo, a náusea pode ser um sinal de infecção, alergia alimentar ou outra condição.

A associação entre o eczema e outras condições de saúde sugere que ele pode ser uma doença sistêmica, capaz de afetar todo o corpo.

Como o eczema está ligado ao sistema imunológico?

Vários fatores provavelmente contribuem para o desenvolvimento de eczema atópico, incluindo:

A barreira da pele é a camada externa da pele que ajuda a impedir a entrada de bactérias e outros germes. Quando a barreira da pele não está funcionando corretamente, isso pode levar ao desenvolvimento do eczema. A barreira cutânea em pessoas com eczema também pode permitir que germes, alérgenos e outras substâncias nocivas passem pela pele com mais facilidade.

Essa diferença na função de barreira da pele e nas respostas imunológicas em pessoas com eczema pode aumentar o risco de infecções.

Um estudo de 2018 descobriu que pessoas com eczema atópico têm risco aumentado de:

As infecções gastrointestinais são uma das causas mais comuns de náuseas.

O eczema está relacionado à saúde do intestino?

Trilhões de bactérias e outros micróbios vivem no sistema gastrointestinal. Eles constituem a microbiota intestinal, que molda como o sistema imunológico se desenvolve e responde às ameaças percebidas pelo organismo.

De acordo com uma revisão de pesquisas de 2019, desequilíbrios na microbiota intestinal na primeira infância estão ligados a um risco aumentado de eczema atópico. Crianças com eczema tendem a ter uma microbiota intestinal menos diversa do que o normal.

Os desequilíbrios da microbiota intestinal também estão ligados a outras condições de saúde, como alergias alimentares.

Eczema e alergias alimentares

A dermatite atópica é mais comum em pessoas com alergia alimentar. Quando alguém ingere um alimento que contém um alérgeno, isso pode causar uma série de sintomas, incluindo náuseas.

Outros sintomas potenciais de uma reação alérgica incluem:

Em casos graves, as reações alérgicas podem ser fatais. Se você notar dificuldade para respirar ou aperto na garganta após comer, procure atendimento médico imediatamente.

Marque uma consulta com seu médico se você acha que pode ter uma alergia alimentar.

Se você receber um diagnóstico de alergia alimentar, seu médico de família ou alergista pode te ajudar a aprender como evitar alimentos que causam uma reação. Eles também podem prescrever um remédio para tratar reações alérgicas graves.

Eczema e diarreia

Se você tiver diarreia regularmente, pode ser um sinal de:

Algumas pesquisas sugerem que pessoas com eczema têm risco aumentado de desenvolver DII ou SII.

Ambas as condições podem causar:

Se você tem DII ou SII, comer certos alimentos pode piorar seus sintomas. Um médico ou nutricionista pode ajudá-lo a identificar os gatilhos alimentares e aprender como evitá-los. Seu médico também pode prescrever medicamentos para ajudar a reduzir os sintomas.

Como o eczema está relacionado à fadiga?

A coceira na pele pode dificultar o sono, levando a distúrbios do sono e fadiga em pessoas com eczema. Infecções, DII ou outras condições de saúde também podem contribuir para a fadiga.

Informe o seu médico se você estiver tendo problemas para dormir ou fadiga. Eles podem:

Em conclusão

Se você tiver eczema e desenvolver náuseas, esse sintoma pode ser um sinal de outro problema de saúde.

O eczema está ligado a vários outros problemas de saúde, incluindo alguns que podem causar náuseas. Por exemplo, pessoas com eczema parecem ter um risco aumentado de infecções gastrointestinais, alergias alimentares, DII ou SII.

Informe o seu médico se sentir náuseas ou outros sintomas frequentes. Eles podem ajudar a identificar a causa e recomendar o tratamento.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também