26.10.2021 Doenças de Pele

Dermatilomania: quando ‘parar de coçar’ torna-se ‘parar de cutucar’

Por CDD

Entenda quando cutucar a pele torna-se dermatilomania – um hábito compulsivo

Viver com uma condição de pele significa tocar a pele e, inevitavelmente, coçar. Mas arranhar demais (ou, pior, cutucar) pode ser prejudicial, levar a infecções e cicatrizes e se tornar um problema por si só.

Veja como saber a diferença entre cutucar ocasionalmente ocasionais e distúrbios cutâneos (também conhecido como dermatilomania), e o que fazer se coçar começar a tomar conta de sua vida.

A dermatilomania é caracterizada por arranhões repetitivos, beliscões, puxões, apertos, arranhões, fricção ou mesmo mordidas na pele. É considerada parte do espectro obsessivo-compulsivo. “Dermatilomania (cutucar a pele) é provavelmente muito mais comum do que as pessoas imaginam”, disse Peter A. Lio, professor assistente clínico de dermatologia e pediatria na Feinberg School of Medicine da Northwestern University. “Na verdade, muitos dos meus pacientes com condições de pele contam que são ‘cutucadores’ e sempre fico grato por saber disso, pois isso pode afetar minha abordagem de tratamento.”

A dermatilomania comumente causa dor, feridas e cicatrizes

Também pode causar constrangimento – tanto sobre o comportamento em si quanto sobre seus resultados visíveis. Frequentemente é a pele do rosto, mãos, braços, pernas ou costas que as pessoas cutucam e, embora os dedos e as unhas sejam os implementos mais comuns, pinças, alfinetes e outras “ferramentas” às vezes estão envolvidas. Após um incidente de cutuca, uma pessoa pode tentar esconder os ferimentos subsequentes com maquiagem, roupas ou ficando em casa e evitando o contato com outras pessoas.

O desejo de cutucar a pele pode estar relacionado a momentos de estresse, ansiedade, tristeza ou até mesmo tédio. Cutucar também pode ser uma forma de liberar a tensão que se acumula devido à impaciência, frustração, insatisfação ou superestimulação.

A dermatilomania é mais comum do que muitas pessoas imaginam

De acordo com o Journal of Psychiatric Research, o distúrbio cutâneo afeta aproximadamente 2,1% das pessoas em algum momento de suas vidas, mas é provavelmente pouco relatado e reconhecido. “Eu realmente acho que os pacientes com eczema têm maior probabilidade de apresentar dermatilomania”, disse o Dr. Lio. “E é provavelmente uma situação de ‘ovo ou galinha’: aqueles que são mais propensos a cutucar a pele podem provavelmente desencadear inflamação e, portanto, condições de pele às vezes; por outro lado, aqueles que têm pele seca e com coceira têm muito mais probabilidade de cutucar e coçar.”

Mas isso não quer dizer que as pessoas com condições de pele sejam a maioria dos casos de dermatilomania – muito pelo contrário, disse Lio. “Embora eu veja muitos de meus pacientes com condições de pele com dermatilomania, a maioria [das pessoas com dermatilomania] realmente parece ter acne ou talvez até mesmo nenhuma condição de pele subjacente clara.” Lio acrescentou: “Vejo pessoas de todas as idades com essa condição, desde crianças até adultos muito maduros.”

Quando é que a coceira normal ultrapassa a fronteira para o transtorno de cutucar a pele, com suas tendências obsessivas compulsivas? Lio enfatizou que existe um intervalo, não um limite absoluto.

“Por meio de uma boa discussão com um paciente, geralmente posso ter uma noção de quanto a coceira real está conduzindo as coisas em vez de apenas sentir a necessidade de cutucar e coçar a pele”, disse ele. “Às vezes, há um componente de ambos.”

Vladimir Miletić é psicoterapeuta da SkinPick.com, uma comunidade online para pessoas que sofrem com esse hábito compulsivo. Miletić explicou como “condições de pele servem como um terreno fértil para ajudar no desenvolvimento de cutucar a pele ou para perpetuar esse hábito, fornecendo um gatilho sempre presente”. A relação, então, entre condições de pele e dermatilomania é complexa e profundamente psicológica.

“Às vezes, olhamos para cutucar a pele como uma forma de evitar experimentar e processar emoções difíceis, como ansiedade, raiva, tristeza, culpa, etc.”, disse Miletić. “Nesses casos, cutucar a pele serve como uma forma de se acalmar, de liberar um pouco da tensão decorrente de sentimentos intensos. Quando esta camada psicológica está presente, é provável que seja um bom momento para pensar nisso em termos de um problema psicológico, em vez de uma mera reação a uma coceira, erupção cutânea ou alguma outra condição de pele.”

Diagnóstico e tratamento da dermatilomania

Para ajudar a reconhecer a dermatilomania, os profissionais de saúde procuram as seguintes características:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC), exercícios de reversão de hábitos, grupos de apoio, tratamento para a coceira e cuidados com infecções e feridas relacionadas ao hábito de cutucar fazem parte da abordagem multifacetada para cuidar da dermatilomania. Às vezes, antidepressivos podem ser prescritos.

Existem maneiras de reduzir os impulsos de cutucar

As técnicas que podem ajudar a minimizar o desejo de escolher ou aliviar a compulsão de cutucar, sem causar danos incluem:

Todo mundo coça e ocasionalmente cutuca a pele – e quando se convive com condições de pele, coçar e cutucar é ainda mais provável. Mas, ao reconhecer quando cutucar a pele está se tornando um comportamento repetitivo prejudicial, uma pessoa que convive com uma condição de pele pode obter a ajuda de que precisa.

Fonte: National Eczema Association

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também