17.07.2021 Saúde Pública

Informações sobre vacinas contra a COVID-19 para pessoas com Dermatite Atópica

Por CDD

Enquanto as vacinas contra a COVID-19 nos trazem a esperança de uma vida normal e segura, algumas pessoas com Dermatite Atópica ainda têm dúvidas sobre a aplicação dos imunizantes. A boa notícia é que as vacinas contra a COVID-19 são seguras para pessoas com DA, dizem os dermatologistas. Leia esta matéria se tiver dúvidas sobre segurança, efeitos colaterais ou outros fatores.

1. Quando poderei tomar a vacina se tiver DA?

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários incluem pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas institucionalizadas, povos indígenas, comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas e pessoas com comorbidades. A Dermatite Atópica não aparece na lista de comorbidades prioritárias, pois estudos apontam que a COVID-19 não aumenta o risco de complicações fatais para pessoas com DA.

2. As vacinas são seguras e eficazes para pessoas com DA?

As vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna são autorizadas para uso nos Estados Unidos e são seguras para pessoas com casos de DA leve, moderado e grave, diz a dra. Michele Green, médica em Nova Iorque. De acordo com a National Eczema Association, pessoas que convivem com Dermatite Atópica também podem ter outras alergias, mas isso também não deve ser uma preocupação.

“Pessoas com alergias – a alimentos, animais de estimação, veneno, alergias ambientais, alergias ao látex e até mesmo pessoas com Dermatite Atópica – podem tomar a vacina com segurança”, diz a dra. Lakiea Wright, médica do departamento de alergia e imunologia do Hospital Brigham and Women em Boston e diretora da Thermo Fisher Scientific. “Sabemos que milhões de pessoas foram vacinadas agora e podem fazê-lo com segurança, com exceção das pessoas que são alérgicas a qualquer um dos componentes da vacina.”

Portanto, embora conviver com Dermatite Atópica ou outras alergias não seja motivo suficiente para desencadear uma reação alérgica ao imunizante, ser alérgica a um dos ingredientes das vacinas é um ponto a se observar. Se você tem muitas alergias, a dra. Green recomenda que você analise os ingredientes da vacina que receberá e consulte seu médico para ter certeza de que é segura para você.

3. Quais são os efeitos colaterais da vacina que pessoas com DA devem prestar atenção?

Até agora, não há indicação de que uma vacina COVID-19 possa piorar a Dermatite Atópica, diz a dra. Wright. Você pode sentir efeitos colaterais comuns associados à vacina, como dor e inchaço no local da injeção ou cansaço, dor de cabeça, calafrios, dor muscular, febre e náuseas, especialmente após sua segunda dose. Em geral, a maioria das vacinas apresenta os mesmos efeitos colaterais. Essas reações são normais e costumam passar em alguns dias.

É improvável que a vacina desencadeie uma reação alérgica. “A anafilaxia é uma reação alérgica grave com a qual nos preocupamos, e é muito raro de acontecer na vacinação contra a COVID-19”, explica a dra. Wright. “São registrados cerca de cinco casos a cada um milhão de doses”.

Se você tem propensão  a alergias ou teve uma reação a outra vacina, a National Eczema Association sugere esperar no centro de vacinação por 30 minutos após receber a injeção (em vez dos 15 minutos recomendados) para se certificar de que você não terá uma reação adversa.

4. Se eu estiver tomando um medicamento para DA que suprime o sistema imunológico, posso receber a vacina contra COVID?

Antes de receber a vacina, é interessante analisar seus medicamentos atuais com sua equipe médica e perguntar se você deve pausar o tratamento ou iniciar um novo tratamento mais tarde do que o planejado caso esteja tomando um medicamento imunossupressor (como prednisolona, ​​azatioprina, ciclosporina, metotrexato, micofenolato mofetil, dupilumab, ou tacrolimus).

Quanto a saber se os medicamentos imunossupressores afetam a eficácia da vacina, ainda não há uma resposta definitiva, diz a dra. Green. “Certamente, esses medicamentos não impedirão o desenvolvimento de alguma imunidade, embora possam reduzir potencialmente a resposta imunológica e o nível de proteção oferecido”, acrescenta ela.

5. Há alguma outra pergunta que devo fazer ao meu médico sobre a vacina se eu tiver DA?

Pergunte ao seu médico o que fazer se você estiver tendo um surto de DA na área onde a vacina será aplicada. Ele ou ela pode te aconselhar a receber a injeção em uma área diferente onde a pele não esteja irritada, diz a dra. Green. E se você notar uma erupção no local da injeção um ou dois dias após receber a vacina, não se preocupe. A dra. Wright diz que isso pode acontecer e não deve impedir você de receber a segunda dose, embora você deva informar sua equipe médica.

Por fim, certifique-se de informar ao seu médico se você já teve uma reação negativa a uma vacina no passado e analise os riscos e benefícios associados a uma reação alérgica à vacina se você tiver um histórico de anafilaxia, acrescenta a dra. Green. Sua equipe médica pode avaliar seu risco e te ajudar a tomar a melhor decisão para você.

Fonte: Everyday Health

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também