Sintomas e tipos de transtorno bipolar

Por CDD

Conheça alguns sintomas e tipos de transtorno bipolar, condição caracterizada por extremas mudanças de humor

O que é o transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é uma condição mental marcada por mudanças extremas de humor. Os sintomas podem incluir um humor extremamente elevado denominado mania e também episódios de depressão.

Pessoas com transtorno bipolar podem ter problemas para gerenciar tarefas da vida cotidiana na escola ou no trabalho, ou para manter relacionamentos. Não há cura, mas existem muitas opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a controlar os sintomas.

Fatos sobre o transtorno bipolar

O transtorno bipolar não é um transtorno cerebral raro. Na verdade, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 46 milhões de pessoas – por volta  de 5% da população mundial – receberam esse diagnóstico. A idade média em que as pessoas com transtorno bipolar começam a apresentar sintomas é aos 25 anos.

A depressão causada pelo transtorno bipolar dura pelo menos duas semanas. Um episódio de mania pode durar vários dias ou semanas. Algumas pessoas experimentam episódios de mudanças de humor várias vezes ao ano, enquanto outras podem experimentá-los apenas raramente.

Sintomas do transtorno bipolar

Existem três sintomas principais que podem ocorrer com o transtorno bipolar: mania, hipomania e depressão.

Enquanto passa pela mania, uma pessoa com transtorno bipolar pode sentir uma alta emocional. Eles podem se sentir excitados, impulsivos, eufóricos e cheios de energia. Durante os episódios maníacos, eles também podem se envolver em comportamentos como:

A hipomania geralmente está associada ao transtorno bipolar II. É semelhante à mania, mas não é tão grave. Ao contrário da mania, a hipomania pode não resultar em nenhum problema no trabalho, na escola ou nas relações sociais. No entanto, as pessoas com hipomania ainda percebem mudanças em seu humor.

Durante um episódio de depressão, a pessoa diagnosticada com transtorno bipolar pode experimentar:

Embora não seja uma condição rara, o transtorno bipolar pode ser difícil de diagnosticar por causa de seus sintomas variados.

Tipos de transtorno bipolar

Existem três tipos principais de transtorno bipolar:

Bipolar I

Bipolar I é definido pelo aparecimento de pelo menos um episódio maníaco. Você pode experimentar episódios de depressão maior ou hipomaníaca antes e depois do episódio maníaco. Este tipo de transtorno bipolar afeta igualmente homens e mulheres.

Bipolar II

Pessoas com esse tipo de transtorno bipolar experimentam um episódio depressivo maior que dura pelo menos duas semanas. Eles também têm pelo menos um episódio hipomaníaco que dura cerca de quatro dias. Acredita-se que esse tipo de transtorno bipolar seja mais comum em mulheres.

Ciclotimia

Pessoas com ciclotimia apresentam episódios de hipomania e depressão. Esses sintomas são mais curtos e menos graves do que a mania e a depressão causadas pelo transtorno bipolar I ou bipolar II. A maioria das pessoas com essa condição passa por um período de apenas um ou dois meses em que seu humor está estável.

Ao discutir o seu diagnóstico, o seu médico será capaz de lhe dizer que tipo de transtorno bipolar você tem.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também