04.04.2023 Saúde Mental

Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes: é possível diagnosticar?

Por CDD

Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes: é possível diagnosticar?

O transtorno bipolar afeta o humor e a energia, causando oscilações extremas de mania e depressão

O Transtorno Bipolar, também conhecido como Transtorno Afetivo Bipolar ou Transtorno de Humor Bipolar, é um transtorno mental que afeta o humor e a energia de uma pessoa, causando oscilações extremas entre períodos de mania (ou hipomania) e depressão.

É importante destacar que os sintomas do transtorno bipolar variam de pessoa para pessoa e podem ser afetados por uma série de fatores, como o ambiente, o estilo de vida, os traços de personalidade e o histórico médico. O diagnóstico e o tratamento do transtorno bipolar devem ser realizados por um profissional de saúde mental treinado. Com o auxílio do psiquiatra da Infância e Adolescência Thiago Rocha, doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, listamos os principais sinais e sintomas do Transtorno Bipolar:

É importante que, ao identificar os sinais, buscar ajuda de um psiquiatra e um psicólogo para o manejo dessa questão de saúde mental. Para aprofundarmos mais sobre o Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes, o psiquiatra Thiago Rocha, coordenador do Centro Especializado em Neurodesenvolvimento Infantil do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, respondeu algumas perguntas para a reportagem da CDD. Confira:

Como saber se meu filho tem Transtorno Bipolar?

Thiago: O diagnóstico do Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes pode ser difícil devido a uma série de fatores, como a similaridade dos sintomas com outras condições, a dificuldade em avaliar a gravidade e a duração dos episódios de humor e o fato de que o cérebro ainda está em desenvolvimento. No entanto, se você está preocupado com o bem-estar emocional do seu filho, é importante estar atento a possíveis sinais de Transtorno Bipolar.

Alguns sintomas comuns em crianças e adolescentes com Transtorno Bipolar incluem:

A partir de qual idade é possível diagnosticar?

Thiago: O transtorno bipolar pode ocorrer em crianças tão jovens quanto 6 anos de idade. Geralmente, o diagnóstico é feito quando os sintomas afetam significativamente o funcionamento diário da criança e interferem em sua vida escolar, social e familiar. Os sintomas do Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes podem variar e ser diferentes dos apresentados por adultos. As crianças podem ter sintomas mais frequentes de irritabilidade e agitação, em vez de episódios clássicos de mania. Além disso, as crianças com Transtorno Bipolar podem ter ciclos rápidos de humor, alternando rapidamente entre humor elevado e depressão.

É importante lembrar que muitos dos sintomas do Transtorno Bipolar podem ser confundidos com outras condições, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno de Oposição Desafiante (TOD). Por isso, o diagnóstico preciso do Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes requer uma avaliação completa por um profissional de saúde mental qualificado, como um psiquiatra ou psicólogo infantil.

Os sinais e sintomas do Transtorno Bipolar são diferentes na infância em relação ao adulto?

Thiago: Sim. Embora as crianças possam experimentar episódios maníacos ou hipomaníacos como os adultos, elas são mais propensas a apresentar sintomas de irritabilidade, raiva e agitação em vez de euforia e expansividade. Além disso, as crianças com Transtorno Bipolar podem ter ciclos rápidos de humor, alternando entre humor elevado e depressão, o que pode dificultar o diagnóstico e o tratamento. As crianças também podem experimentar mais sintomas de ansiedade e transtornos de comportamento, como o TDAH ou TOD, que podem complicar o diagnóstico.

Outra diferença importante é que, em adultos, os episódios de mania ou hipomania geralmente duram pelo menos uma semana, enquanto em crianças e adolescentes, os episódios podem ser mais curtos, durando apenas alguns dias. Além disso, as crianças podem ter episódios de mudanças rápidas de humor, em que oscilam rapidamente entre sentimentos de euforia e depressão.

Como é realizado o tratamento?

Thiago: O tratamento do Transtorno Bipolar pode envolver uma combinação de medicamentos, terapia e mudanças no estilo de vida. O objetivo é controlar os sintomas do transtorno, prevenir episódios futuros e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Além disso, é importante que as pessoas com Transtorno Bipolar mantenham uma rotina regular, evitem estresse excessivo e tenham um plano de tratamento bem estruturado para gerenciar os sintomas e prevenir futuros episódios. É importante lembrar que o tratamento pode levar tempo e pode ser necessário fazer ajustes na medicação ou na terapia para encontrar a melhor combinação de tratamentos para a pessoa.

Como ajudar um filho que tem Transtorno Bipolar?

Thiago: Ajudar um filho com Transtorno Bipolar pode ser desafiador, mas existem várias maneiras de apoiar a pessoa a lidar com os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Aqui estão algumas sugestões de como ajudar um filho com Transtorno Bipolar:

Compartilhe

Leia Também