08.02.2023 Osteoporose

Saiba tudo sobre Osteoporose

O que é?

Nossos ossos são tecidos vivos que dão estrutura ao nosso corpo, nos permitem mover e proteger nossos órgãos. A osteoporose é uma condição em que os ossos se tornam finos e perdem sua força. Isso pode levar a fraturas, que causam dor e tornam as atividades diárias extremamente difíceis. Depois de uma fratura de quadril, cerca de um quarto das pessoas morrem ou nunca voltam a andar.

Estima-se que mais de 200 milhões de mulheres tenham osteoporose. Isso é mais do que as populações combinadas da Alemanha, do Reino Unido e da França. Em todo o mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de cinquenta anos experimentam uma fratura osteoporótica. De fato, a cada três segundos um osso se romperá, em algum lugar do mundo, por causa dessa doença. Isso tem um enorme impacto humano e socioeconômico.

Muitas pessoas não sabem que têm osteoporose até a primeira fratura, e por isso é chamada de “doença silenciosa”. Mesmo depois de um intervalo, muitas vezes não é tratada. A boa notícia é que a osteoporose pode ser diagnosticada e tratada e as fraturas, muitas vezes, evitadas através de escolhas de estilo de vida saudável e medicação adequada para aqueles em necessidade. A osteoporose, que literalmente significa osso poroso, é uma doença na qual a densidade e a qualidade do osso são reduzidas. À medida que os ossos se tornam mais porosos e frágeis, o risco de fraturas aumenta muito. A perda de osso ocorre silenciosa e progressivamente. Geralmente, não há sintomas até que a primeira fratura ocorra.

Causas​

Desde o momento do nascimento até a idade adulta, os ossos estão se desenvolvendo e se fortalecendo. Nossos ossos são mais densos em nossos primeiros 20 anos – chamados de pico de massa óssea.

À medida que envelhecemos, algumas das nossas células ósseas começam a dissolver a matriz óssea (reabsorção), enquanto as novas células ósseas depositam osteóide (formação). Este processo é conhecido como remodelação.

Para pessoas com osteoporose, a perda óssea supera o crescimento de novos ossos. Os ossos se tornam porosos, frágeis e propensos a fraturas.

Quem está em risco?​

Como a perda óssea é gradual e indolor, geralmente não há sintomas que indiquem que uma pessoa esteja desenvolvendo osteoporose. Muitas vezes, o primeiro sintoma da osteoporose é uma fratura. Mais comumente, as fraturas osteoporóticas ocorrem na coluna vertebral, no punho ou no quadril, embora fraturas osteoporóticas também possam ocorrer em outros ossos.

Embora a maioria das fraturas de membros (como no punho ou no quadril) sejam óbvias, as fraturas da coluna podem ser mais difíceis de diagnosticar. Isto é porque eles podem ser indolores, ou se houver dor, uma pessoa pode não saber que é causada por uma fratura devido às muitas causas diferentes de dor nas costas. Sinais mais evidentes de fraturas da coluna vertebral são:

Como geralmente não há sinais externos de osteoporose em desenvolvimento, os médicos geralmente recomendam testes diagnósticos dependendo da sua idade e se você tem outros fatores de risco para a doença.

Quais são os seus fatores de risco para osteoporose?

Um fator de risco é qualquer coisa que aumente sua chance de contrair uma doença. Ter um fator de risco, ou mesmo vários, não significa que você terá osteoporose. Entretanto, quanto mais fatores de risco você tiver, maiores serão suas chances de desenvolver uma doença e, quanto maior o nível de cada fator de risco, maior o risco. Existem diferentes tipos de fatores de risco – fixos e modificáveis. Alguns fatores, como idade ou sexo, não podem ser alterados; enquanto outros estão ligados a escolhas pessoais de estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool e dieta.

Riscos fixos

Embora os fatores de risco fixos não possam ser alterados, as pessoas precisam estar cientes deles para que possam tomar medidas para reduzir a perda mineral óssea. Os fatores de risco fixos também incluem o que é chamado de “fatores secundários de risco” – distúrbios e medicamentos que enfraquecem o osso e afetam o equilíbrio (elevando o risco de fratura por queda). Fatores de risco fixos incluem:

Riscos modificáveis

A maioria dos fatores de risco modificáveis ​​afeta diretamente a biologia óssea e resulta em uma diminuição na densidade mineral óssea (DMO), mas alguns deles também aumentam o risco de fratura independentemente de seu efeito no próprio osso. Estes incluem:

Prevenção da Osteoporose

Fatores genéticos desempenham um papel significativo na determinação se um indivíduo está em risco elevado de osteoporose. No entanto, fatores de estilo de vida, como dieta e atividade física, também influenciam o desenvolvimento ósseo na juventude e a taxa de perda óssea mais tarde na vida.

Após os 20 anos, o desgaste ósseo é um processo natural e não pode ser completamente interrompido. Quanto mais grossos forem os ossos, menor a probabilidade de eles se tornarem finos o suficiente para quebrar. As mulheres jovens, em particular, precisam estar cientes do seu risco de osteoporose e tomar medidas para retardar seu progresso e prevenir fraturas.

Infância até a adolescência

Nunca é cedo demais para investir em saúde óssea. A prevenção da osteoporose começa com o crescimento e desenvolvimento ósseo ideal na juventude. Os ossos são tecidos vivos, e o esqueleto cresce continuamente desde o nascimento até o final da adolescência, atingindo uma força e tamanho máximos (pico de massa óssea) no início da idade adulta, por volta dos 20 anos.

Crianças e adolescentes devem:

Estima-se que um aumento de 10% do pico de massa óssea em crianças reduz o risco de uma fratura osteoporótica na vida adulta em 50%.

Fase adulta

A massa óssea adquirida durante a juventude é um importante determinante do risco de fratura osteoporótica no decorrer da vida. Quanto maior o pico de massa óssea, menor o risco de osteoporose.

Uma vez atingido o pico de massa óssea, ele é mantido por um processo chamado remodelação. Este é um processo contínuo em que osso velho é removido (reabsorção) e novo osso é criado (formação). A renovação do osso é responsável pela resistência óssea ao longo da vida.

Durante a infância e o início da idade adulta, a formação óssea é mais importante do que a reabsorção óssea. Mais tarde na vida, no entanto, a taxa de reabsorção óssea é maior do que a taxa de formação óssea e resulta em perda óssea líquida – um afinamento dos ossos.

Qualquer fator que cause uma taxa mais elevada de remodelação óssea acabará por levar a uma perda mais rápida de massa óssea e ossos mais frágeis. O aconselhamento nutricional e de estilo de vida para construir ossos fortes na juventude é tão aplicável aos adultos.

Adultos devem:

Diagnóstico

Os homens e mulheres com mais de 60 anos correm maior risco de desenvolver osteoporose do que os mais jovens. No entanto, é possível ter osteopenia (baixa massa óssea) ou osteoporose em idade muito mais precoce.

O QUE É UM TESTE DE DENSITOMETRIA ÓSSEA?

Raios-X não são capazes de medir uma densidade óssea, mas podem identificar fraturas da coluna vertebral. Uma densitometria óssea (DMO) deve ser o exame realizado. A Organização Mundial da Saúde definiu vários valores limiares (medidas) para osteoporose. A marcação de derivada é uma medida de alta densidade em uma jovem de idade adulta (chamada T-score).
A osteoporose é diagnosticada quando um DMO de uma pessoa é igual ou superior a 2,5 eis que são devidos a essa medida de referência. Osteopenia é diagnosticada quando é uma medida entre 1 e 2,5 desvios-padrão abaixo da medida de referência para adultos jovens. ​

Viver com Osteoporose

Viver com osteoporose não precisa ser uma sentença de prisão perpétua. Existem medicamentos e mudanças de estilo de vida disponíveis para ajudá-lo a gerenciar sua osteoporose. Estes podem permitir que você desfrute de um estilo de vida ativo.Se você sentir que está sozinho com a osteoporose, tenha certeza de que muitas pessoas estão passando pelos mesmos altos e baixos que você.

A CDD está aqui para te ajudar também com conselhos e dicas sobre:

Envie sua dúvida e compartilhe sua experiência com a gente!

Compartilhe

Leia Também