22.06.2021 Outras Patologias

4 etapas para lidar com uma exacerbação dos sintomas de DPOC

Por CDD

Se você convive com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) há muito tempo, pode ter experimentado exacerbações ou surtos repentinos de sintomas respiratórios. Os sintomas de falta de ar, tosse e respiração ruidosa são indicações de exacerbação dos sintomas da DPOC. Sem um tratamento rápido e cuidadoso, esses sintomas podem tornar necessária a procura de tratamento de emergência.

As crises de DPOC podem ser assustadoras e desconfortáveis, mas seus efeitos vão além do ataque em si. A pesquisa mostra que quanto maior o número de crises que você enfrenta, de mais hospitalizações você precisará.

Aprender a prevenir e controlar as exacerbações pode ajudá-lo a ficar atento aos sinais iniciais de um ataque, ser mais saudável e evitar idas urgentes ao médico.

Sinais de um surto de DPOC

Durante uma crise de DPOC, suas vias aéreas e funções pulmonares mudam rápida e dramaticamente. De repente, você pode sentir mais muco obstruindo os brônquios ou os músculos ao redor das vias respiratórias podem se contrair significativamente, interrompendo o fluxo de ar.

Os sintomas de um surto de DPOC são:

Não espere para ver se seus sintomas de DPOC melhoram. Se você está lutando para respirar e seus sintomas estão piorando, você precisa se medicar de forma adequada e imediata.

4 passos para gerenciar seu surto de DPOC

Quando você tem um surto de DPOC, a primeira coisa a fazer é consultar o plano de ação de DPOC que você criou com seu médico. Você provavelmente tem um descritivo de ações, doses ou medicamentos específicos em torno dessas etapas para controlar uma crise.

Use um inalador de ação rápida

Os inaladores de alívio ou de resgate funcionam enviando um poderoso jato de medicamento direto para os pulmões contraídos. Um inalador deve ajudar a relaxar os tecidos das vias respiratórias com rapidez, ajudando a respirar um pouco mais facilmente.

Os broncodilatadores de curta ação comuns são anticolinérgicos e beta2-agonistas. Eles funcionarão de forma mais eficaz se você usá-los com um espaçador ou nebulizador.

Tome corticosteroides orais para reduzir a inflamação

Os corticosteróides reduzem o inchaço e podem ajudar a alargar as vias respiratórias para permitir que mais ar entre e saia dos pulmões. Se você ainda não os incluiu em seu plano de tratamento, seu médico pode prescrever corticosteroides por uma semana ou mais após uma crise para ajudar a manter a inflamação sob controle.

Use um tanque de oxigênio para obter mais oxigênio

Se você usa oxigênio suplementar em casa, pode tirar proveito do suprimento durante uma crise. É melhor seguir o plano de ação da DPOC elaborado por seu médico e tentar relaxar para controlar sua respiração enquanto respira oxigênio.

Mudar para uma intervenção mecânica

Em algumas situações, medicação de resgate, esteróides anti inflamatórios e oxigenoterapia não reduzirão seus sintomas de exacerbação a um nível razoável.

Nesse caso, você pode precisar de uma máquina para ajudá-lo a respirar por meio de um processo conhecido como intervenção mecânica.

Se você perceber que seu tratamento em casa não está trazendo alívio, é melhor você pedir ajuda. Chame uma ambulância ou peça a um ente querido que ligue para você. Ao chegar ao hospital, você pode precisar de um broncodilatador intravenoso como a teofilina para ajudar a controlar os sintomas.

Você também pode precisar de soro para reidratar seu corpo, bem como antibióticos para prevenir infecções respiratórias como pneumonia.

Prevenção e a preparação podem fazer a diferença entre um surto de DPOC desconfortável e hospitalização. É importante conversar com seu médico sobre a medicação de resgate a ser tomada quando uma situação inesperada desencadeia seus sintomas.

Felizmente, a maioria das pessoas recupera a respiração após tomar medidas para conter os sintomas. Durante um episódio, tente manter a calma para minimizar os sintomas. Mas se você se sentir sobrecarregado, peça ajuda imediatamente.

Compartilhe

Leia Também