8 maneiras de limpar seus pulmões

Nossos pulmões fazem muito por nós. Mesmo que a maioria de nós não pense nos pulmões como algo que podemos exercitar, é possível tomar medidas para ajudar a limpar seus pulmões e ajudá-los a funcionar melhor.

O ar que respiramos pode estar contaminado com muitos tipos de poluentes. Tudo, desde pólen a produtos químicos e fumo passivo, pode ficar preso no ar e entrar em nossos pulmões.

Nossos pulmões são basicamente órgãos autolimpantes, mas há certas coisas que você pode fazer para ajudá-los a funcionar em um nível ideal.

A purificação do pulmão pode ser útil para indivíduos com problemas de saúde que causam dificuldades respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou fibrose cística. Você também pode se beneficiar de uma limpeza de pulmão se for fumante ou se tiver que usar certos medicamentos inalatórios.

Há muitas maneiras de praticar a purificação do pulmão, incluindo mudanças no estilo de vida e exercícios para ajudar os pulmões a se livrar do excesso de fluidos.

  1. Obtenha um purificador de ar

Comece a limpar seus pulmões melhorando a qualidade do ar em sua casa. Você pode comprar um purificador de ar que para um quarto ou um purificador doméstico.

  1. Mude seus filtros internos

Além de obter um purificador de ar, você deve trocar todos os filtros em sua casa e limpar todas as aberturas, como as do banheiro, do ar condicionado ou do aquecimento. Certifique-se de substituir o filtro do forno a cada seis meses também.

  1. Elimine aromas artificiais

Você pode pensar que está ajudando o ar em sua casa ao colocar um cheiro agradável com velas ou incensos. No entanto, essas fragrâncias geralmente estão cheias de produtos químicos prejudiciais que podem irritar seus pulmões. Até mesmo os limpadores domésticos podem agir como irritantes, então verifique os produtos que você comprou e substitua-os por produtos totalmente naturais, se possível.

  1. Passe mais tempo fora

Obter bastante ar fresco pode ajudar a expandir os tecidos dos pulmões e mantê-los funcionando adequadamente.

Verifique as previsões de poluição em sua área. Evite fazer exercícios ao ar livre quando os índices de poluição são altos e fique longe de queimar lixo, queimar lenha ou outros tipos de fumaça.

  1. Experimente exercícios de respiração

Certos exercícios respiratórios podem melhorar a função pulmonar, especialmente para indivíduos que fumam, que fumaram no passado ou que têm danos nos pulmões devido a uma doença pulmonar crônica.

Existem também ferramentas que podem ajudá-lo a praticar a respiração, como um espirômetro. Esse tipo de dispositivo é frequentemente usado após uma cirurgia para ajudar no processo de recuperação.

Outros exercícios respiratórios não requerem o uso de dispositivos auxiliares. Essas técnicas incluem:

Se você é fumante ou tem problemas pulmonares, deve conversar com seu médico sobre as opções disponíveis. Ele pode encaminhá-lo para tratamento em uma clínica respiratória, onde os terapeutas podem colocá-lo em um programa especial para ajudá-lo.

  1. Pratique percussão

Nada de bateria! Percussão, ou percussão toráxica, é uma técnica que pode ajudar a drenar o líquido dos pulmões. Trata-se de colocar o paciente deitado, com a cabeça abaixada e bater levemente em suas costas, trabalhando de cima para baixo.

Muitas vezes, é combinado com a drenagem postural, uma técnica em que você muda a posição do seu corpo para que seja mais fácil para o fluido sair dos pulmões. Você pode estar de lado, de estômago ou de costas.

Muitas pessoas com fibrose cística ou pneumonia usam percussão e drenagem postural. As costas do indivíduo são batidas firmemente com as mãos em concha, o que solta as secreções. A posição inclinada ajuda as secreções a subir e sair dos pulmões.

  1. Mude sua dieta

Sua dieta pode afetar a saúde pulmonar de várias maneiras:

  • Vitamina D

Comer alimentos ricos em vitamina D pode melhorar a saúde pulmonar. Um estudo de 2017 com pessoas com asma descobriu que níveis saudáveis ​​de vitamina D reduziram o número de ataques de asma que exigiam tratamento com corticosteroides.

As melhores fontes alimentares de vitamina D são geralmente produtos de origem animal, como salmão, sardinha e ovos. No entanto, os cereais matinais e outros produtos que não contêm naturalmente a vitamina podem ser fortificados.

  • Alimentos e bebidas antiinflamatórias

Certos alimentos e bebidas contêm antioxidantes antiinflamatórios. Reduzir a inflamação das vias aéreas pode ajudá-lo a respirar mais facilmente – e os antioxidantes podem ajudar.

Experimente uma xícara de chá verde. Em um estudo coreano, o consumo de chá verde apenas duas vezes ao dia reduziu o risco de DPOC em pessoas com 40 anos ou mais.

Outras opções antiinflamatórias incluem frutas vermelhas, brócolis, açafrão e chocolate amargo.

  • Gorduras saudáveis

Você também pode escolher uma dieta com baixo teor de carboidratos e alta em gorduras saudáveis. Metabolizar carboidratos produz mais dióxido de carbono e usa mais oxigênio do que metabolizar gorduras.

  1. Faça mais exercícios aeróbicos

Uma rotina de exercícios que incorpore atividade aeróbica pode ajudar a melhorar sua capacidade pulmonar. Os exercícios aeróbicos incluem:

  • Andar
  • Correr
  • Pedalar, ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica
  • Dançar
  • Lutar boxe
  • Jogar tênis

Se você tem uma doença pulmonar crônica, é importante falar com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios para descobrir a rotina certa para você.

Riscos e advertências

Não há muitas pesquisas que estudem ​​o uso de produtos, como pílulas, que afirmam limpar os pulmões. É melhor prevenir danos aos pulmões, evitando fumar, poluição e outros irritantes pulmonares.

Alguns produtos de limpeza de pulmão podem na verdade piorar certas condições pulmonares, portanto, fale com seu médico antes de tentar qualquer produto de limpeza de pulmão específico.

Em conclusão

Para uma melhor saúde pulmonar, você deve começar com a prevenção e fazer escolhas saudáveis. Por exemplo, parar de fumar, fazer exercícios regulares adequados ao seu nível de condicionamento físico e seguir uma dieta nutritiva ajudará seus pulmões.

Você também deve falar com seu médico sobre outras medidas que pode tomar para melhorar sua saúde pulmonar.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos no Dia a Dia

Compartilhe!!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima