23.09.2019 Saúde Pública

Não tenha medo das alergias e da asma na primavera

Por CDD

Finalmente é primavera! Os dias estão ficando mais longos, as flores estão começando a florescer, o clima está esquentando e… oh, infelizmente, asma e alergias sazonais estão aparecendo!

O pólen é talvez o mais óbvio indutor de asma e alergia da primavera. Quando flores, ervas daninhas, árvores, grama e outras plantas começam a desabrochar, eles liberam pólen no ar. Se você é alérgico ao pólen, sabe o que acontece a seguir – atchoo! Espirra, funga e um forte desejo de fechar as cortinas e ficar dentro de casa por alguns meses.

As reações alérgicas podem causar sintomas no nariz, pulmões, garganta, seios nasais, ouvidos, revestimento do estômago ou na pele. As alergias também podem desencadear sintomas de asma, dificultando a respiração. E o pólen não é o único gatilho para alergia e asma da primavera. A poluição do ar e as mudanças de temperatura também podem piorar seus sintomas.

Mas não tema. Você não precisa trocar seus passeios no parque na primavera por uma conta Netflix ou usar um traje de proteção para se aventurar ao ar livre. Siga estas dicas para garantir que sua primavera seja emocionante!

  1. Verifique a qualidade do ar externo. Todo dia. Se você planeja mudar sua atividade física para fora, lembre-se de focar primeiro no ambiente e estar ciente de quaisquer gatilhos óbvios. A qualidade do ar que respiramos ao ar livre afeta cada um de nós e pode ser especialmente problemático para as pessoas com asma. Verifique os níveis diários de qualidade do ar e as previsões de poluição do ar em sua área.
  1. Manutenção de gramado e jardim. Antes de trabalhar no quintal, verifique sua contagem de pólen local e considere jardinagem de manhã cedo ou à noite, quando a contagem de pólen estiver no seu nível mais baixo. Fertilizantes e grama recém cortada podem piorar os sintomas da asma. Ao trabalhar no quintal, considere usar uma máscara de partículas (disponível em lojas de ferragens) para não respirar partículas minúsculas.
  1. É a vida de um inseto. Velas de citronela e repelente de insetos podem manter os mosquitos afastados, mas também podem desencadear um episódio de asma. Pode ajudar a manter-se a alguns metros de qualquer vela forte e, ao usar repelente de mosquitos, escolha loções que não sejam perfumadas em vez de sprays em aerossol. Outras dicas que podem ajudá-lo a evitar o uso de produtos repelentes são esvaziar revestimentos de vasos de flores ou outros recipientes com água, usar camisas de mangas compridas, calças e meias longas quando estiver do lado de fora e permanecer em ambientes fechados ao nascer e pôr do sol quando os mosquitos são mais ativos.
  1. Use os medicamentos conforme prescrito. Embora limitar a exposição a gatilhos possa ser útil, você nunca pode eliminar o contato de todos os itens em potencial que causam sintomas de asma e alergia. Certifique-se sempre de usar os medicamentos preventivos ou controladores conforme prescrito, mesmo que esteja se sentindo bem. Se você tem asma, lembre-se de manter seu medicamento de alívio rápido à mão em caso de surto. Outras ferramentas que podem ajudar a orientar seus planos ao ar livre incluem um medidor de pico de fluxo e um plano de ação escrito para a asma.

Converse com seu médico. Mantenha-o informado se você começar a ter problemas para controlar seus sintomas de asma ou alergia durante os meses da primavera. Se surtos de asma forem frequentes durante esse período, converse com seu médico sobre o teste de alérgenos comuns, com um simples exame de sangue ou teste de picada na pele. O teste de alergia pode ajudar a identificar seus gatilhos. Seu médico pode ajudá-lo a reconhecer o que piora sua asma e a encontrar soluções simples para reduzir e evitar os gatilhos da asma. Com a ajuda do seu provedor, você pode criar um plano de gerenciamento de asma ou alergia para ajudar a se sentir saudável, ativo e bem controlado.

Fonte: https://www.lung.org/about-us/blog/2016/04/dont-fear-spring-allergies.html

Compartilhe

Leia Também