08.04.2020 Saúde Pública

O que você precisa saber sobre Covid-19 se você tem asma?

Por CDD

11 Perguntas frequentes sobre por que a asma aumenta o risco de adoecer com o COVID-19 e como se manter bem.

A recomendação médica diz que as pessoas com asma devem continuar tomando seus medicamentos atuais, conforme orientação de seus profissionais de saúde, e estar familiarizados com seu plano de ação para asma

Se você tem asma, provavelmente já ouviu falar em chances de adoecer com o novo coronavírus que causa o COVID-19. Essa informação vem dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o aviso é para qualquer pessoa com uma doença respiratória crônica.

Se você ou alguém com quem mora ou se preocupa tem asma, é provável que tenha muitas perguntas.

“Como alergistas, aconselhamos todos os nossos pacientes, especialmente aqueles com asma, a permanecerem sob seus medicamentos”, relata a ACAAI em seu site em um comunicado à imprensa sobre o COVID-19 . “É importante que sua asma seja bem controlada, especialmente agora.” 

Com preocupações atingindo o mundo inteiro, foi perguntado à J. Allen Meadows, MD, presidente da ACAAI e um médico da Alabama Allergy and Asma em Montgomery; Albert Rizzo, MD, diretor médico da American Lung Association; e Sharon Chinthrajah, MD, pneumologista da Stanford Health Care, na Califórnia, algumas dúvidas comuns sobre o novo coronavírus e asma.

  1. A asma me coloca em maior risco de estar infectado com o novo coronavírus e contrair o COVID-19?

Embora o CDC avise que as pessoas com asma podem estar em maior risco de adoecer com o COVID-19, não se sabe se a probabilidade de infecção é maior nos pacientes com asma. O Dr. Chinthrajah sugere que só saberemos disso com certeza após a conclusão de mais testes e estudos. Com base em evidências até agora, Dr. Rizzo diz que a asma não parece necessariamente aumentar a possibilidade de contrair a doença.

“Só ter asma ou qualquer outra doença pulmonar crônica não predispõe o indivíduo a uma maior probabilidade de contrair COVID-19 do que para influenza ou outras doenças infecciosas”, diz ele.

2. Quais são as complicações que as pessoas com asma podem enfrentar se tiverem COVID-19?

 O coronavírus que causa COVID-19 – como o vírus influenza – é um patógeno respiratório, o que significa que seu principal ponto de entrada no corpo é através do trato respiratório. Ele se liga às células presentes no revestimento das vias aéreas e invade essas células, acionando o sistema imunológico do corpo para responder ao combate à infecção, diz Rizzo. Essa resposta imune inclui inflamação nas vias aéreas. “E os pacientes com asma já têm um grau de inflamação crônica nas vias aéreas”, diz ele.

Inflamações adicionais tornam alguém com asma mais reativo a gatilhos, como alérgenos inalados, poluição do ar, mudanças de temperatura do ar e infecções (como o COVID-19).

“Assim, uma vez infectado, o paciente com asma sentirá que está com um agravamento da asma – mais aperto no peito, pieira, falta de ar e a necessidade de usar seus medicamentos de resgate ou alívio com mais frequência”, diz Rizzo.

 3. Ter asma grave me coloca em maior risco de COVID-19?

 A gravidade da asma de alguém depende em parte de quão bem ela é controlada, e esse controle pode ser a chave para a força com que o COVID-19 atinge um paciente.

” As complicações podem ser piores com a asma, mas possivelmente não tanto se a asma for bem controlada”, explica o Dr. Meadows. “A grande maioria das pessoas que estão infectadas pelo COVID-19 com asma está tendo um surto semelhante ao que têm com um resfriado”. Pode exigir um aumento do uso de medicamentos de resgate ou de alívio (broncodilatadores de ação curta).

“A maioria dos pacientes com menos de 60 anos deve estar vigilante, mas não deve ficar 24h por dia preocupada”, diz Meadows.

 4. Quais são os sintomas do COVID-19 que as pessoas com asma devem estar atentos?

Pessoas com asma devem monitorar os mesmos sintomas que as pessoas sem asma: febre, tosse e falta de ar.

“A grande diferença é que a maioria das pessoas com COVID não tem sintomas nasais – COVID é aquele que vai direto ao peito sem espirrar e escorrer o nariz”, diz Meadows. A gripe, por outro lado, tende a estar associada à congestão nasal.

A Asthma and Allergy Foundation of America publicou um gráfico que compara os sintomas do COVID-19, alergias sazonais, gripe e resfriado.

 5. Quando alguém com asma deve ligar para o médico ou procurar atendimento de emergência?

“Idealmente, muitos, senão todos os pacientes com asma já terão um plano de ação em asma desenvolvido com seu médico”, diz Rizzo. A Fundação para Asma e Alergia da América (AAFA) recomenda que todos com asma tenham um plano de ação por asma por escrito. Este plano fornece informações e instruções sobre como você pode gerenciar sua asma. Seu plano de ação para asma inclui detalhes sobre os medicamentos prescritos, como reconhecer quando os sintomas pioram e o que fazer em caso de emergência. O plano pode definir etapas a serem tomadas se os sintomas começarem a se desenvolver ou se o paciente perceber que suas medidas de pico de fluxo (a rapidez com que o ar sai dos pulmões)  estão caindo.

“O maior sinal de que o paciente deve entrar em contato com o médico é a crescente necessidade de usar o inalador de resgate e que o uso do inalador não está dando a eles o alívio usual”, diz Rizzo.

Os indivíduos não devem apenas aparecer no departamento de emergência ou no consultório médico sem discutir os sintomas primeiro por meio de recursos de telefone ou telemedicina, diz Rizzo.

“Você não deve expor os outros à sua infecção potencial e deve se precaver a exposição a outros indivíduos doentes”, diz ele.

 6. A asma não causa febre, mas o COVID-19 causa. Se eu tiver febre por problemas respiratórios, o que devo fazer?

“O desenvolvimento de sintomas típicos para um resfriado não significa necessariamente que você está infectado pelo coronavírus, pois existem outros vírus ativos”, diz Chinthrajah – mas tome precauções. “Fique em casa se estiver doente. Entre em contato com seu médico ou pronto-socorro se os sintomas piorarem. ”

Lembre-se da dica de Rizzo: Ligue para o seu médico ou o departamento de emergência se você suspeitar que precisa pedir ajuda, para que a equipe possa tomar as precauções necessárias, para limitar a propagação do vírus.

7. Que precauções extras devo tomar para me proteger do novo coronavírus?

As principais precauções que as pessoas com asma devem tomar para se proteger contra o COVID-19 são as que todos nós devemos usar, diz Rizzo: Lavagem e limpeza frequentes das mãos; evitando tocar em nosso rosto, nariz, boca e olhos; e distanciamento social. Evite multidões e não cumprimente as pessoas ou as abrace. 

Como as pessoas com asma têm maior probabilidade de enfrentar problemas respiratórios do que aquelas sem asma, é prudente tomar medidas cuidadosas para limitar sua exposição a outras pessoas. Além de limitar as idas ao supermercado, incluindo compras fora do horário comercial, lavagem de produtos e organização de entregas.

Evite o transporte público, se possível. Quanto mais exposição ao local público, mais as pessoas são aconselhadas a usar luvas descartáveis, lavar as mãos e limpar as mãos com desinfetante para as mãos. Lembre-se, se você estiver usando luvas, não toque seu rosto com elas. Descarte-os depois de tocar em superfícies públicas.

 8. Preciso estocar medicamentos?

 Rizzo aconselha os consumidores a verificar com a farmácia mais próxima o que eles sabem sobre a disponibilidade de todos os medicamentos para asma e manter a medicação suficiente disponível para um indivíduo, através de uma doença, que pode mantê-lo em casa por várias semanas.

– Verifique se seus inaladores atualmente têm remédios.

– Entre em contato com seu alergista ou profissional de saúde se você não conseguir seu medicamento.

9. Os pacientes com asma devem considerar o uso de máscaras?

As pessoas com asma devem seguir as mesmas orientações da população geral quanto ao uso de máscaras. 

10. Minha medicação para asma pode estar enfraquecendo meu sistema imunológico e me colocando em maior risco de infecção?

 A medicação prescrita para asma ajudará a proteger contra complicações do COVID-19. Lembre-se de controlar melhor sua asma em geral, diminui o risco de uma infecção pior.

Se você faz uso de alguma medicação com corticoides, verifique com sua equipe médica o que muda no seu caso.

 11. A ansiedade sobre o coronavírus pode piorar minha asma?

A recente pandemia causada pelo novo coronavírus deixou muitos de nós no limite. Essa ansiedade cria um ciclo vicioso, diz Chinthrajah; apenas se preocupar com a doença pode piorar a asma e afetar a saúde geral.

“A ansiedade pode fazer você se sentir sem fôlego e fazer as pessoas sentirem que o peito está apertado – isso às vezes é chamado de ataque de pânico ou ansiedade”, diz Rizzo. “Isso pode fazer você sentir que precisa usar o inalador de resgate com mais frequência. Se isso acontecer, fale com seu médico.” 

Como a asma e a ansiedade podem ter sintomas semelhantes, pode ser difícil separar qual condição está causando o que. Para ajudar a gerenciar os dois, concentre-se em maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse, como exercícios e respiração consciente . Ambos foram associados a um melhor controle da asma.


Fonte: EveryDay Health – Traduzido e adaptado redação CDD

Sua ajuda vale muito!

Publicamos mais de 20 matérias mensais e conteúdos exclusivos para redes sociais todos os meses, sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas periodicamente para entender o que pode mudar sua vida para melhor e como fazer isso. Lutamos por melhores direitos para toda a população promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe enxuta, formada praticamente por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e deficiência que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do trabalho falando sobre saúde, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma condição crônica de doença?!

CONTRIBUA CLICANDO AQUI! <3

Esse conteúdo foi produzido com apoio de GSK e Novartis.

Compartilhe

Leia Também