08.02.2023 Asma

Vivendo bem com asma grave

Ajuste seu estilo de vida conforme necessário

Os ajustes que podem ajudá-lo a viver melhor com asma grave são, na verdade, hábitos saudáveis que todos devem seguir, mas eles assumem ainda mais importância quando você está lidando com essa condição crônica. Embora a asma grave possa apresentar desafios quando se trata de permanecer ativo fisicamente e socialmente, você pode, e deve, lutar por um estilo de vida saudável, incluindo exercícios, manter um peso saudável e evitar doenças. Estes são passos cruciais que irão ajudá-lo a sentir-se melhor em geral e irá ajudá-lo a gerir melhor os seus sintomas de asma.

Exercite-se regularmente

Você pode não sentir que é seguro se exercitar com asma grave, especialmente se tiver um aumento nos sintomas quando estiver ativo. No entanto, o exercício pode ajudar a manter o seu peso, a fortalecer os pulmões e a melhorar a sua imunidade – o que pode ajudá-lo a controlar a asma. Mantenha estas dicas em mente:

Deixar de fumar e evitar fumo passivo

Se você fuma, o ajuste de estilo de vida mais importante que você pode fazer para a asma grave é desistir. É igualmente importante evitar o fumo passivo.

Se você fuma, converse com seu médico sobre como parar de fumar. Existem muitos auxílios para parar de fumar que podem ajudar.

Evite a exposição ao fumo passivo quando possível. Peça a outros que se abstenham de fumar dentro de sua casa ou em seu carro. Vá a restaurantes não fumantes e evite áreas para fumantes fora dos edifícios de escritórios e outros estabelecimentos.

Evite doenças tomando algumas precauções

Ninguém gosta de estar doente, mas quando você tem asma grave, a gripe pode aumentar suas chances de um ataque de asma e complicações, como pneumonia. Estes passos simples podem ajudá-lo a diminuir seu risco:

Se você contrair a gripe, ligue para o seu médico desde o início. Ele ou ela pode lhe dar medicamentos antivirais que podem reduzir o risco de complicações e diminuir os sintomas da gripe.

Exames regulares

Quando você convive com asma grave, precisa trabalhar em conjunto com seu pneumologista, imunologista ou médico de atenção primária para monitorar regularmente a condição. Seu médico estabelecerá com que frequência ele precisa ver você. Quando você passar por exames, não tenha vergonha de explicar seus sintomas e discutir se você acha que seus medicamentos estão ajudando. Estes exames ajudam o seu médico a determinar o quão bem o seu plano de tratamento atual está funcionando e se os ajustes precisam ou não ser feitos.

Compartilhe

Leia Também