22.04.2020 Outras Patologias

Gravidez e coronavírus: quais são os riscos?

Por CDD

Especialistas respondem a perguntas urgentes sobre se o novo coronavírus, o COVID-19, coloca em risco mulheres grávidas, fetos e recém nascidos e informam as melhores maneiras de prevenir a infecção.

Embora o que estamos aprendendo (e ainda não sabemos) sobre o novo coronavírus seja preocupante para todos, isso é particularmente verdadeiro para as mulheres que estão grávidas. Não só a gravidez pode tornar as mulheres mais suscetíveis a algumas doenças virais, como a gripe, mas também há preocupações com complicações mais graves, bem como riscos potenciais para o feto.

Estão em andamento estudos para descobrir o máximo possível sobre a gravidez e o coronavírus. Os especialistas estão baseando as recomendações atuais nas descobertas de alguns relatos de casos do coronavírus por trás da pandemia atual, juntamente com pesquisas sobre outras formas de coronavírus responsáveis ​​por surtos anteriores da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e do vírus respiratório no Oriente Médio (MERS) .

As mulheres grávidas têm maior probabilidade de serem infectadas com coronavírus?

 Até agora, não existem muitos dados sobre se as mulheres grávidas correm maior risco de contrair o coronavírus, de acordo com Jeanne S. Sheffield, MD, diretora da divisão de medicina materno fetal e pesquisadora em doenças infecciosas durante a gravidez na Johns Hopkins. Medicina em Baltimore.

Mas “pelas informações limitadas sobre o COVID-19 que temos, com a maioria desses dados fora da China, não parece que as mulheres grávidas sejam mais suscetíveis que a população em geral”, diz Sheffield.

As mulheres grávidas correm risco de desenvolver um caso mais grave de COVID-19?

 Ainda não existem muitos dados sobre se as mulheres grávidas correm maior risco de desenvolver um caso mais grave de COVID-19, de acordo com Athena Kourtis, MD, PhD, membro do Comitê de Doenças Infecciosas da Academia Americana de Pediatria e clínica, professora de pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta.

 Uma análise realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 147 mulheres grávidas incluiu 64 pessoas com COVID-19 confirmadas, 82 com suspeita de infecção pelo vírus e 1 sem sintomas. Os pesquisadores descobriram que desse grupo, 8% tiveram um caso grave e 1% estavam gravemente doentes.

Normalmente, a gravidez induz muitas alterações fisiológicas e imunológicas que colocam as mulheres grávidas em maior risco de complicações mais graves de muitas doenças infecciosas, observou Dr. Kourtis em um email para a Everyday Health. “Por exemplo, as mulheres grávidas correm maior risco de contrair gripe mais grave e têm maior probabilidade de precisar de hospitalização devido à gripe”, observou ela.

Esse risco aumentado pode ser devido a vários fatores, de acordo com Kourtis. “A gravidez pode tornar o sistema imunológico menos capaz de combater esses vírus de maneira eficaz e também pode diminuir a capacidade dos pulmões”, observou ela.

“As complicações que podem levar à hospitalização podem incluir problemas pulmonares significativos”, acrescenta Sheffield, explicando que os pacientes às vezes desenvolvem pneumonia e podem, em casos extremos, exigir intubação (um tubo de respiração).

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda  que as mulheres sejam vacinadas contra a gripe a qualquer momento durante a gravidez. Um estudo publicado em maio de 2019 descobriu que uma vacina contra a gripe reduziu o risco de uma mulher grávida de ser hospitalizada devido à gripe em uma média de 40%.

Existem riscos de anormalidades de nascimento com o COVID-19, assim como com o vírus zika?

O vírus Zika era conhecido por anormalidades causa no feto, particularmente aqueles relacionados ao cérebro, provocando um foco de investigação elevada, de acordo com Sheffield.

 Mas “com base nas informações que temos atualmente, o coronavírus não foi associado a um risco aumentado de anormalidades”, diz ela.

Os riscos apresentados pelo COVID-19 são maiores ou menores para as mulheres no início da gravidez, em oposição a mais tarde na gravidez?

 Ainda não sabemos o suficiente para dizer, segundo Sheffield. “Com outros vírus respiratórios, o risco de complicações aumenta ainda mais na gravidez”, diz ela. “Na epidemia original da SARS e no MERS, tanto as infecções por coronavírus quanto as mulheres grávidas infectadas eram mais propensas a ter complicações, principalmente se estivessem no terceiro trimestre. Ainda não vimos isso com o COVID-19, mas novamente, baseamos isso em muito poucos dados. ”

Se a mãe tem COVID-19, o bebê pode se infectar no útero? E depois do nascimento?

Ainda não existem bons dados para responder a essa pergunta, diz Kourtis. “Houve alguns casos de mulheres grávidas com COVID-19 perto do final da gravidez, cujos bebês não foram infectados com o novo coronavírus. Também houve alguns casos de mulheres grávidas com COVID-19 que tiveram parto prematuro ”, observou ela, referenciando um estudo publicado em março de 2020 no The Lancet .

“Existem alguns bebês muito jovens que estão infectados com COVID-19”, diz Sheffield. “Achamos que eles provavelmente foram infectados logo após o parto.”

O aleitamento materno é seguro se a mãe tiver COVID-19?

Até agora, o vírus não foi detectado no próprio leite materno, diz Sheffield. “Não acreditamos que exista um alto risco de o vírus ser transmitido através do leite materno. No entanto, o vírus é transmitido por gotículas respiratórias “- produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra -” então há uma boa chance de a mãe infectar o bebê durante a amamentação, não pelo leite materno, mas pela exposição a gotículas “, diz ela.

 Sabemos que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para a maioria dos bebês; a decisão sobre se e como iniciar ou continuar a amamentação é aquela que a mãe precisa tomar em coordenação com sua família e profissionais de saúde, de acordo com Kourtis.

“Uma mãe com COVID-19 confirmado ou suspeito deve tomar todas as precauções possíveis para evitar a disseminação do vírus para o bebê, inclusive lavar as mãos antes de tocá-lo e usar uma máscara facial, se possível, enquanto estiver amamentando”, observou Kourtis. Ao retirar o leite materno com uma bomba manual ou elétrica, a mãe deve lavar as mãos antes de tocar em qualquer parte da bomba ou da mamadeira e seguir as recomendações  para uma limpeza adequada da bomba após cada uso, acrescenta ela.

Que precauções as mulheres grávidas devem tomar para evitar serem infectadas pelo coronavírus?

As mulheres grávidas precisam seguir as orientações gerais emitidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), de acordo com Kourtis, incluindo limitar a exposição potencial, evitando grandes reuniões, viagens não essenciais e pessoas doentes e praticando uma boa higiene das mãos.

 É apropriado seguir as diretrizes para a população em geral, concorda Sheffield. “Mas se você estiver grávida e tiver viajado para uma dessas áreas de alto risco ou se estiver com febre com queixas respiratórias, como tosse, congestão ou dor de garganta, ligue para seu médico para que ele possa vê-lo imediatamente. Não tente fazer isso em casa ”, diz ela.

Fonte: Everyday Health

https://www.everydayhealth.com/infectious-diseases/pregnancy-and-coronavirus-what-are-the-risks/

Traduzido e adaptado – Redação CDD / AME

Sua ajuda vale muito!

Publicamos mais de 20 matérias mensais e conteúdos exclusivos para redes sociais todos os meses, sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas periodicamente para entender o que pode mudar sua vida para melhor e como fazer isso. Lutamos por melhores direitos para toda a população promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe enxuta, formada praticamente por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e deficiência que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do trabalho falando sobre saúde, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma condição crônica de doença?!

CLIQUE AQUI E CONTRIBUA! <3 

Compartilhe

Leia Também