16.11.2021 Outras Patologias

Quais são e quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

Por CDD

Até a suspensão definitiva da menstruação, mulheres podem experienciar diversos sintomas

A menopausa é uma parte normal e natural do envelhecimento. Quando você chega aos 40 anos, é provável que seu corpo produza cada vez menos estrogênio até que você não menstrue mais.

A menopausa natural, que ocorre sem intervenção médica, ocorre em três fases:

Sintomas da menopausa

Você experimentará uma série de sintomas durante a perimenopausa (por exemplo, a menstruação virá de forma irregular). A frequência, intensidade e duração dos sintomas variam amplamente de pessoa para pessoa durante a perimenopausa e conforme você se aproxima da menopausa.

Alguns sintomas comuns da fase da perimenopausa incluem:

Durante a perimenopausa, seu corpo começa a produzir menos estrogênio. Isso continua até o último um ou dois anos da perimenopausa, até que seus níveis hormonais caiam rapidamente. A perimenopausa pode começar até 10 anos antes de você entrar na menopausa. Muitas vezes começa aos 40 anos, mas algumas pessoas que menstruam  entram na perimenopausa na casa dos 30 anos.

Os médicos determinarão se você atingiu a menopausa quando não menstruar por 12 meses consecutivos. Depois disso, você entrará na fase de pós-menopausa.

Se você teve seus ovários removidos cirurgicamente, você experimentará uma menopausa “repentina”.

Uma vez na menopausa (quando você não teve uma menstruação por 12 meses) e na pós-menopausa, os sintomas podem continuar por uma média de quatro a cinco anos, mas eles diminuem em frequência e intensidade. Algumas pessoas relatam que seus sintomas duram mais do que isso.

Os sintomas mais comuns incluem:

Outros sintomas da perimenopausa podem incluir:

Algumas pessoas também podem ter:

Se você tiver algum desses sintomas adicionais, visite seu médico para descartar outras causas.

Você pode sentir qualquer um desses sintomas durante a perimenopausa. Mas as ondas de calor geralmente ocorrem no início da perimenopausa.

Quanto tempo duram os sintomas?

Os sintomas da perimenopausa podem durar em média quatro anos. Os sintomas associados a esta fase irão diminuir gradualmente durante a menopausa e pós-menopausa. Pessoas que passaram um ano inteiro sem menstruação são consideradas pós-menopáusicas.

As ondas de calor são um sintoma comum da perimenopausa. Um estudo descobriu que as ondas de calor moderadas a graves podem continuar após a perimenopausa e durar em média 10 anos.

É possível que uma pessoa experimente a menopausa antes dos 55 anos. A menopausa precoce ocorre em pessoas que passam pela menopausa antes dos 45 anos de idade. É considerada menopausa prematura se você estiver na menopausa e tiver 40 anos ou menos.

A menopausa precoce ou prematura pode ocorrer por vários motivos. Algumas pessoas podem passar pela menopausa precoce ou prematura devido à intervenção cirúrgica, como uma histerectomia. Também pode acontecer se os ovários forem atingidos pela quimioterapia ou outras condições e tratamentos.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também