03.09.2021

“Divórcio grisalho”: por que mais casais se divorciam em idades mais avançadas (e após mais anos de casamento) do que antes

Bill e Melinda Gates se separaram após 27 anos de casamento. Especialistas dizem que o “divórcio grisalho” está aumentando

As notícias de que Bill Gates, 65, e Melinda Gates, 56, estão se divorciando após 27 anos de casamento pegaram grande parte do mundo de surpresa. O casal parecia ser a imagem da estabilidade conjugal e longevidade, tendo criado três filhos enquanto fundava e liderava a maior organização sem fins lucrativos do mundo, a Bill & Melinda Gates Foundation, que distribuiu mais de US$ 54 bilhões em doações pelo mundo.

Embora não saibamos todas as razões por trás da decisão dos Gates, é claro que eles não estão sozinhos ao divorciarem-se depois de décadas juntos.

Pesquisas anteriores publicadas no Journal of Gerontology descobriram que mais de 1 a cada 4 pessoas que se divorciam nos Estados Unidos têm mais de 50 anos, e mais da metade desses divórcios acontecem após 20 anos de casamento. Os dados da Pew Research de 2017 descobriram que a taxa de divórcio após os 50 anos quase dobrou de 1990 a 2015. E um estudo publicado em junho de 2020 no Journal of Family Issues descobriu que em pessoas com mais de 50 anos o apoio ao divórcio cresceu entre 1994 e 2012.

A taxa de “divórcio grisalho”, como se tornou conhecido, na verdade dobrou de 1990 a 2010 e permaneceu nesse nível desde então, de acordo com Susan L. Brown, professora e catedrática de sociologia da Bowling Green State University em Bowling Green, Ohio, e autora do livro Famílias na América. Essa estatística vem do estudo publicado no The Journals of Gerontology, do qual ela foi co-autora e que usou dados do U.S. Vital Statistics Report e do American Community Survey.

Algo definitivamente está acontecendo entre as pessoas na segunda metade da vida, e é diferente dos adultos mais jovens, diz a Dra. Brown. “É bastante distinto e não segue a tendência para os adultos mais jovens nos dias de hoje. Para eles, a taxa de divórcio está despencando”, acrescenta ela, citando uma pesquisa de 2019 conduzida na Bowling Green University e publicada pelo National Center for Family and Marriage Research.

A evidência mostra que o casamento é bom para a saúde… na maior parte das vezes

Estudos epidemiológicos que acompanham grandes grupos de pessoas para comparar resultados associados a vários fatores sugerem que pessoas que são casadas tendem a ter melhor saúde física e mental e viver mais em comparação com pessoas que não são casadas. Isso pode ser devido a vários fatores, diz ela. “Os casais casados ​​tendem a ter mais recursos do que os solteiros. O apoio social também pode desempenhar um papel. Um cônjuge pode lembrá-lo de ir ao médico ou encorajar hábitos saudáveis, diz Brown.

Mas essa pesquisa não significa que todos os casamentos são bons para a saúde em um nível individual.

“Sabemos que manter um casamento de baixa qualidade pode ser muito prejudicial para a saúde e o bem-estar individual. Quando você olha um pouco mais a fundo, o casamento protege a saúde individual e a longevidade quando os casais têm casamentos satisfatórios e recompensadores, mas em casamentos de baixa qualidade e cheios de conflitos, os resultados são significativamente piores, em média ”, diz Brown.

Então, por que o ‘divórcio grisalho’ está se tornando mais comum agora?

É provável que muitos fatores contribuam para o fato de mais casais mais velhos se divorciarem agora do que nas gerações anteriores. Um dos motivos, sugere Brown, é que o significado do casamento mudou. “Nosso roteiro cultural ou expectativas sobre o que constitui o sucesso conjugal mudaram com o tempo”, explica ela.

Um bom casamento agora é definido por perguntas como “Esse casamento me torna mais feliz como pessoa?” e “Meu casamento está contribuindo para minha autorrealização?” diz Brown. “Se a resposta for não, o divórcio pode ser visto como uma solução aceitável”, acrescenta ela.

Além disso, mais mulheres são mais independentes economicamente agora, dando às mulheres um caminho alternativo para sair de um casamento insatisfatório que as mulheres das gerações anteriores podem não ter tido, diz Brown.

Finalmente, o divórcio para idosos pode ser mais comum do que em qualquer outro momento da história por um motivo simples: as pessoas estão vivendo mais, diz Brown. Se você sobrevive até os 65 anos, pode viver mais 20 anos, o que é muito tempo para passar com alguém com quem você não é mais feliz, diz ela. “Você pode querer terminar.”

Em um comunicado divulgado por Bill e Melinda Gates via Twitter, eles disseram: “Continuamos a acreditar nessa missão e continuaremos nosso trabalho juntos na fundação, mas não acreditamos mais que podemos crescer como um casal nesta próxima fase de nossas vidas.”

Brown observa: “Essa linguagem está alinhada com a noção de que ainda há muita vida pela frente e o desejo de vivê-la de uma forma que seja pessoal e individualmente gratificante e satisfatória”.

Fontes: Everyday Health

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também