04.10.2021 Saúde Pública

Com a Palavra – CONAM: Confederação Nacional das Associações de Moradores

Por CDD

Você já ouviu falar sobre o Dia Mundial do Habitat? Definida pela ONU em 1985 e celebrada pela 1ª vez em 1986, a data tem como objetivo provocar reflexões sobre o acesso à moradia, a qualidade dessa moradia e como cuidamos de nossas cidades para as próximas gerações. Em um país como o nosso, onde as desigualdades são estruturais e se evidenciam também através do número crescente de pessoas em situação de rua, moradias irregulares e a falta do acesso universal ao saneamento básico – 46% dos brasileiros não possuem acesso à rede de esgoto e 16% não têm água tratada -, pensar e lutar por políticas públicas que materializem a moradia digna como direito humano é fundamental. Há muito por fazer e, nesse processo, precisamos (re)conhecer a realidade de cada município para que os desafios e o interesse político sobre essa luta recebam a visibilidade necessária. Pensando nisso, o Com a Palavra de outubro é com a CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, que traz em sua história a luta e a organização do movimento comunitário em nosso país. Confira a entrevista com Getúlio Vargas Júnior, Presidente da CONAM, gestor público, coordenador adjunto da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN/CNS) e representante da CONAM no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), e saiba mais sobre essa importante Confederação. 

CDD:  Getúlio, você poderia contar um pouquinho sobre a CONAM?

Getúlio: A CONAM vai fazer 40 anos em defesa das várias pautas e bandeiras de lutas das comunidades do Brasil. Presente em todos os estados do País e no Distrito Federal, a CONAM representa 23 federações estaduais, 550 uniões municipais e mais de 20 mil associações de moradores. Para saber mais sobre a construção e trajetória da CONAM pelo fortalecimento das reivindicações populares, leia aqui.

CDD: Pensando na saúde como um todo, como a CONAM atua?

Getúlio: A CONAM, por sua característica, atua desde os bairros (através das associações de moradores e federações filiadas) até o CNS, fortalecendo e incentivando a luta comunitária e o controle social efetivo na saúde. Atualmente a CONAM está no CNS, CNDM, CNDH – onde co-coordena 3 comissões. 

CDD: Assim como a AME/CDD, a CONAM também está no Conselho Nacional de Saúde. Como vocês percebem, a partir da sua atuação, essa instância de participação social na defesa da saúde de brasileiras e brasileiros?

Getúlio: Entendemos que é um fórum fundamental, que tem buscado fazer um contraponto importante na atual conjuntura, fortalecer a democracia participativa e a necessidade de garantir a estrutura adequada para que o SUS possa cumprir o seu papel.

CDD: Para encerrar, como é possível acompanhar e colaborar com o trabalho realizado pela CONAM?

Getúlio: A CONAM tem reuniões de diretoria, reuniões com federações e a cada congresso aprova uma tese que norteia a ação da CONAM, seus diretores, filiadas e lideranças comunitárias. Sempre respeitando as relações locais e a autonomia de cada localidade. A aproximação com a CONAM se dá a partir da relação das nossas filiadas, que estão sempre construindo em conjunto com nossa diretoria.

Quer saber mais sobre o trabalho realizado pela CONAM? Confira suas redes sociais e fortaleça suas ações! 

Facebook: https://www.facebook.com/ConamBrasil/

AbraSUS, 

Vitória da CDD

Sobre o Com a Palavra: Você já parou pra pensar quantas ações importantes existem por aí e quanto elas podem ser fortalecidas com a sua divulgação? Pois é, pensando nisso criamos o #ComAPalavra, que é uma série de entrevistas rápidas onde entidades contarão um pouco de sua história, sua atuação em defesa da saúde e nos apresentarão sua principal bandeira, que sempre terá relação com uma data comemorativa do mês. Acreditamos que #JuntasSomosMaisFortes, por isso nosso objetivo é construir pontes e levar mais informações pra você!

Compartilhe

Leia Também