01.12.2021 Saúde Pública

Com a Palavra – MNCP: Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data, que é celebrada no Brasil desde a década de 80, é mais uma oportunidade de promovermos debates e construirmos estratégias para o enfrentamento do HIV. Nesse sentido, é importante destacar a importância do combate aos estigmas contra pessoas vivendo com HIV e aproximar da população informações sobre comportamentos de risco – e não populações – e métodos de proteção.   Para nós, que atuamos em defesa da saúde e pela garantia da dignidade das pessoas que convivem com condições crônicas de doença, essa data também representa a importância da luta para garantia de direitos. O movimento de pessoas vivendo com HIV e AIDS em nosso país nos apresentou conquistas e avanços em tratamentos e estratégias de atuação que seguem como referência na incidência de políticas públicas.  Pensando em nossa admiração e respeito pelo movimento, convidamos para o Com a Palavra de dezembro o MNCP+ – Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas, que traz ao debate a perspectiva das mulheres vivendo com HIV e a promoção integral de sua saúde.

Nossa convidada foi Evalcilene Costa dos Santos, formada em magistério, artesã, mãe de três filhos, membra do Comitê Estadual de Política sobre drogas do Amazonas, do Comitê Intersetorial Estadual de Tuberculose, do Comitê Intersetorial da população em situação de Rua, da Frente Ampliada de Saúde Mental do Estado do Amazonas, colaboradora na comissão de ISTs HIV/AIDS e Hepatites virais e Tuberculose do Conselho Municipal de Saúde de Manaus e que compõe a Frente em defesa contra o Feminicídio de mulheres no estado do Amazonas. Além desses espaços, é presidente da Associação de Redução de danos do Amazonas, conselheira nacional de saúde, integrante da Comissão Intersetorial de Políticas de Promoção da Equidade/CNS, articuladora do Movimento Nacional de Redução de Danos e representante do MNCP+ na região Norte do Brasil.

Confira a entrevista com essa atuante militante do Movimento Nacional de Luta contra a AIDS e saiba mais sobre o Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas

CDD:  Evalcilene, você poderia contar um pouquinho sobre o MNCP+?

Evalcilene: O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP+) é uma organização brasileira formada por mulheres vivendo com HIV e AIDS e pessoas que convivem com a epidemia. O MNCP+ foi criado para promover o fortalecimento de mulheres vivendo e convivendo com o HIV e a AIDS,  em nível municipal, estadual, regional e nacional e internacional, independente de credo, orientação sexual, raça ou cor, ou orientação político-partidária e identidade de gênero. 

Buscamos auxiliar e fortalecer mulheres brasileiras para atuarem no Controle Social, no autocuidado, na qualidade de vida e na adesão ao tratamento antirretroviral, a partir do descobrimento de sua sorologia positiva para o HIV/AIDS.

CDD: Pensando na saúde como um todo, como  o MNCP+ atua?

Evalcilene: Atuamos promovendo ações de fortalecimento integral das mulheres vivendo com HIV/AIDS com foco no acesso à informação e na garantia dos direitos humanos. Estabelecemos estratégias de atuação que as levem à aceitação da sua condição sorológica para o HIV; o combate ao isolamento e à inércia das mulheres vivendo com HIV/AIDS, reafirmando sua cidadania e promovendo a troca de informações e experiências com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. A promoção da prevenção à infecção pelo HIV/AIDS e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e a busca pelo controle da epidemia no Brasil e a inclusão de mulheres vivendo com HIV/AIDS na construção de políticas públicas que promovam a garantia da saúde integral fazem parte da nossa atuação.

CDD: Assim como a AME/CDD,  o MNCP+ também está no Conselho Nacional de Saúde. Como vocês percebem, a partir da sua atuação, essa instância de participação social na defesa da saúde de brasileiras e brasileiros?

Evalcilene: A partir do fortalecimento e empoderamento das mulheres para que atuem no Controle Social, melhorando a qualidade de vida destas mulheres. Promovendo a realização de debates e encontros que visem a construção de políticas de prevenção, cuidado e empoderamento de mulheres que vivem ou não com HIV/ AIDS. Realizando a inclusão de pautas políticas que visem a prevenção e melhoria de vida para mulheres e meninas.

CDD: Para encerrar, como é possível acompanhar e colaborar com o trabalho realizado pelo MNCP+?

Evalcilene: Através do apoio e divulgação do nosso trabalho para que outros movimentos e grupos sociais organizados conheçam nossa atuação. Além disso, criando oportunidades para que as integrantes possam falar sobre ações desenvolvidas e também divulgando os canais de comunicação em outros espaços para que todas as mulheres conheçam o MNCP+. Promovendo o fortalecimento e a prevenção ao HIV/AIDS para mulheres com sorologia negativa. Divulgando as atividades, os eventos e as campanhas realizadas para que deem visibilidade ao tema de HIV/AIDS, para que a população tenha conhecimento e para que outras mulheres possam se prevenir e ter acesso a informação de qualidade. Para finalizar, trabalhamos para que todas as mulheres vivendo com HIV e pessoas que convivem com epidemia de AIDS sintam se convidadas a se juntem ao Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP+). O movimento abrange todo o território nacional e possui diversas representações regionais e locais e após o preenchimento da ficha de filiação, mulheres com sorologia positiva para o HIV poderão participar de encontros nacionais, workshops, atividades de empoderamento, treinamentos, etc. Junte-se ao movimento das Cidadãs Posithivas para garantir a inclusão de mulheres vivendo com HIV/AIDS em processos decisórios e políticas públicas, fortalecendo a resposta nacional à epidemia de AIDS. Entre em contato com uma de nossas filiadas, divulguem nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e obtenham informações por meio de nosso site: https://mncp.org.br.

Siga e compartilhe esse trabalho tão incrível das Cidadãs Posithivas!

AbraSUS, 

Vitória da CDD

Sobre o Com a Palavra: Você já parou pra pensar quantas ações importantes existem por aí e quanto elas podem ser fortalecidas com a sua divulgação? Pois é, pensando nisso criamos o #ComAPalavra, que é uma série de entrevistas rápidas onde entidades contarão um pouco de sua história, sua atuação em defesa da saúde e nos apresentarão sua principal bandeira, que sempre terá relação com uma data comemorativa do mês. Acreditamos que #JuntasSomosMaisFortes, por isso nosso objetivo é construir pontes e levar mais informações pra você!

Compartilhe

Leia Também