09.04.2020 Outras Patologias

Coronavirus: é seguro receber entregas?

Por CDD

Com a recomendação de isolamento social, sob restrições de ficar em casa, as empresas que entregam alimentos e utensílios domésticos são inundadas de pedidos. À medida que eles se esforçam para atender à demanda, você pode se perguntar se o pedido coloca você ou as pessoas que estão fazendo suas entregas em risco.

A questão da segurança do trabalhador

Para alguns trabalhadores, pelo menos, a resposta parece ser sim. O enorme fluxo de comércio pode sobrecarregar a capacidade das empresas de proteger a segurança pessoal de seus funcionários e subcontratadas.

A Reuters informou que os motoristas de entrega de várias empresas dizem que suas rotas cheias de congestionamentos não lhes permitem seguir os procedimentos de segurança recomendados, como parar para lavar as mãos.

 Motoristas de aplicativos que apresentavam sintomas do COVID-19 disseram que não poderiam se qualificar para uma licença médica paga sem um diagnóstico confirmado, mas devido à escassez de testes, um deles se mostrou impossível. Ele continuou trabalhando, informou a Reuters.

Alguns trabalhadores de subcontratados da Amazon disseram à Reuters que vans e caixas nem sempre são higienizadas entre os turnos e não recebem equipamentos de proteção individual – às vezes nem têm desinfetante para as mãos. A Amazon exige essas coisas, mas, na prática, empresas individuais podem não estar cumprindo suas obrigações.

Também existem problemas no nível do depósito. Pelo menos nove instalações da Amazon tiveram funcionários com teste positivo. “Estamos apoiando os indivíduos, seguindo as orientações das autoridades locais, e estamos tomando medidas extremas para garantir a segurança de todos os funcionários em nossas instalações”, afirmou a Amazon em comunicado por escrito. A empresa também anunciou medidas de proteção aprimoradas para incentivar o distanciamento social e a higiene durante o trabalho. 

Pacotes são seguros?

Combine todos esses problemas com um estudo realizado na semana passada no New England Journal of Medicine, que descobriu que o vírus era viável por até 24 horas em papelão e ainda mais em plástico e aço inoxidável, e você pode ficar tentado a cancelar todos os seus pedidos. Não é tão rápido, diz Joseph Vinetz, MD, professor de doenças infecciosas na Universidade de Yale.

“Ninguém conseguiu essa infecção em nenhum lugar do mundo a partir de pacotes”, diz ele. “Você pode detectar o vírus no papelão com um teste molecular, mas isso não significa que ele possa infectá-lo.”

O CDC também diz que é improvável que você pegue COVID-19 a partir de superfícies. E a Organização Mundial da Saúde diz: “A probabilidade de uma pessoa infectada contaminar mercadorias comerciais é baixa e o risco de pegar o vírus que causa o COVID-19 em um pacote que foi movido, percorrido e exposto a diferentes condições e temperaturas também é baixo.”

Se você ainda está nervoso, faça o que Vinetz faz. “Eu amo a Amazon, vou a restaurantes e pego comida, vou ao supermercado. Eu lavo minhas mãos, borrifo a parte externa da minha sacola reutilizável com álcool ou limpo com uma toalha, e isso é perfeitamente bom ”, diz ele. “É muito mais importante ficar longe das pessoas, manter um metro de distância social. Ficar em casa.”

Fonte: WebMD – Traduzido e adaptado – Redação AME e CDD

https://www.webmd.com/lung/news/20200325/coronavirus-is-it-safe-to-get-deliveries
Compartilhe

Leia Também