04.03.2020 Saúde Pública

Curso online Participação e Controle Social – SUS

Por CDD

Estão abertas as inscrições para o curso online de Participação e Controle Social. O curso, gratuito, é uma parceria entre o CNS e a CGU para o fortalecimento do Controle Social no SUS. O curso inicia no dia 10 de Março e as inscrições vão até o dia 09 de março.

Você sabe a diferença entre Participação e Controle Social?

Tanto a participação quanto o controle social são direitos de todos garantidos na Constituição Federal, porém, apesar de estarem relacionadas, são coisas diferentes. A partir da participação social nas políticas públicas, os cidadãos são ouvidos no processo de tomada de decisão dos governantes, contribuindo para que essas políticas atendam ao interesse público. Já a partir do controle social, os cidadãos podem fiscalizar a ação do Estado, exigindo que o governo preste contas sobre o uso dos recursos públicos. A população verifica, assim, se o poder público está, de fato, atendendo às demandas da sociedade.

Em resumo: a participação social visa ao diálogo entre a sociedade e o governo no processo decisório das políticas públicas, e o controle social permite que a sociedade fiscalize as ações do governo.

Inscreva-se no curso. Conheça e defenda o SUS!

Redação CDD

Compartilhe

Leia Também