16.04.2020 Saúde Pública

Não embarque em uma espiral de ansiedade por conta do Coronavírus

Por CDD

Aqui está o que você pode fazer para aliviar suas preocupações, mantendo você e sua família em segurança.

OS ÚLTIMOS dias deixaram claro o quão grave é a escalada da pandemia de coronavírus para muitas pessoas por todo o mundo. Escolas e locais de trabalho em todo o país fecharam, grandes eventos foram cancelados e atrasos nos testes impossibilitaram a confirmação de quantas pessoas foram infectadas. O mercado de ações teve seu maior declínio em décadas e podemos ter a impressão de que o mundo está se desfazendo. Há tanta coisa acontecendo e tanta incerteza que é muito fácil ficar preso assistindo notícias a cabo ou percorrendo as redes sociais o dia todo.

Se todas essas notícias estão fazendo você se sentir estressado, você está longe de estar sozinho. Muitas pessoas estão compartilhando suas preocupações online.

Especialistas dizem que a sobrecarga de informações sobre eventos como o surto de coronavírus pode deixá-lo particularmente ansioso, especialmente se você não tem muito o que fazer, mas continua navegando pelo mundo digital. Mas você pode tomar medidas para reduzir a quantidade de estresse que sente, enquanto mantém você e sua família em segurança. Reduzir a ansiedade não só tornará mais difícil esse momento, como também ajudará a mantê-lo fisicamente saudável e seu sistema imunológico forte .

Por que o coronavírus é singularmente estressante

 “Toda a nossa atenção está voltada para os aspectos ameaçadores da situação”, diz Ethan Kross, professor de psicologia da Universidade de Michigan, onde ele dirige um laboratório que estuda emoções e autocontrole como ameaça em potencial.” As manchetes são dominadas por lugares onde a pandemia está atingindo o mais difícil, como a Itália e o estado de Washington. As autoridades de saúde estão alertando sobre os perigos de atividades mundanas, como reunir-se em grandes grupos ou apertar as mãos. À medida que os países pelo mundo realizam mais testes, o número de casos confirmados de Covid-19 aumenta inevitavelmente.

As medidas de segurança que as pessoas estão tomando também podem ser mais imediatas e visíveis, sejam locais públicos parecendo menos lotados ou longas filas fora das lojas, pois as pessoas tem estocado alimentos. “Isso provavelmente aumentou a percepção de que estamos vivendo em meio à algo perigoso”, diz Thomas Rodebaugh, psicólogo clínico focado em transtornos de ansiedade e diretor de treinamento clínico da Universidade de Washington em St. Louis. Embora muitas precauções estejam sendo tomadas com muita cautela, elas podem fazer com que você sinta que todo mundo está em pânico. “Estamos motivados a prestar atenção no que as outras pessoas estão fazendo”, diz ele. 

Para piorar a situação, nós não temos muito controle sobre a situação, o que muitas vezes deixa as pessoas ansiosas, diz Anu Asnaani, psicóloga clínica da Universidade de Utah, especializada em distúrbios do medo. Ninguém sabe quando a pandemia terminará ou quando as coisas voltarão ao normal, o que pode ser enlouquecedor. “Controle e certeza estão no centro, do ponto de vista evolutivo, do que manteve nossa espécie viva”, diz ela. “Quando não temos certeza, tomamos precauções para garantir que não sejamos mortos ou não morram pessoas.” 

Pode parecer que todo mundo está tentando assustá-lo, o que, de certa forma, está acontecendo. A intenção é motivar as pessoas a tomar ações que as mantenham seguras, mas um efeito colateral é que você pode sentir uma quantidade esmagadora de ansiedade que deixa de ser útil.

Dicas para reduzir a ansiedade

Primeiro, se você sabe que luta para superar a ansiedade, é um ótimo momento para procurar um profissional de saúde mental, mesmo que não possa encontrá-lo pessoalmente. “Muitos terapeutas estão realizando sessões por telefone”, diz Asnaani. Se você já viu um terapeuta ou conselheiro antes, mesmo há um tempo atrás, acrescenta ela, “considere entrar em contato com um antigo terapeuta e acompanhar proativamente seus cuidados de saúde mental”.

Por conta própria, Kross diz que pode ser útil reformular o surto de coronavírus usando uma tática chamada distanciamento temporal ou concentrando sua atenção em uma escala de tempo mais longa. Por exemplo, imagine como você pode relembrar esses eventos em um ano ou mesmo daqui a alguns anos. “Esses tipos de ferramentas de ampliação de perspectiva podem realmente aliviar emoções”, diz ele. Você também pode tentar colocar o surto no contexto histórico. “Já experimentamos esse tipo de coisa como sociedade antes, passamos por isso.” (Mas não pule imediatamente para as comparações com a gripe espanhola.)

Outro passo é limitar a quantidade de informações que você consome sobre o surto de coronavírus. Tente encontrar um equilíbrio entre ser informado o suficiente para tomar decisões sobre sua vida, mas não tão sobrecarregado com informações que se tornem estressantes. Escolha algumas fontes em que você pode confiar, como o site do Ministério da Saúde. Se você tem um jornal local, também pode ser uma boa fonte para o que está acontecendo em sua comunidade. “Mesmo para mim como psicólogo, vou fazer check-in uma vez por dia pela manhã”, diz Asnaani. “O que está acontecendo hoje e quais são as diretrizes? É isso mesmo, vou me desligar de qualquer mídia do Covid-19. ”

Embora as mídias sociais às vezes possam ser úteis, sites como o Facebook e o Twitter também nos colocam em bolhas de filtro, geralmente amplificam as vozes mais extremas e são fervorosos criadouros de teorias da conspiração e desinformação. Se você se sentir mais ansioso ao lê-los, desligue o telefone ou afaste-se do computador. (E se isso parecer impossível, considere o uso de ferramentas que gerenciam o tempo da tela .)

Faça outra coisa

Agora que você desligou o telefone e desligou as notícias, é um bom momento para atividades de redução de estresse. Não é uma má ideia experimentar a meditação, diz Rodebaugh, mas também não há necessidade de reinventar a roda se você já tiver um método que atinja a ansiedade. “Quando você se sente meio sobrecarregado, é muito mais fácil usar uma estratégia de enfrentamento que você praticou muito do que criar uma nova”, diz ele. Asnaani sugere procurar coisas que sejam orientadas para o futuro e prazerosas. Agora é uma boa oportunidade para realizar tarefas em casa que você adiou e se sentiria feliz por ter realizado, por exemplo. Outras ideias incluem cozinhar ou assar, após um exercício ou vídeo no YouTube e registro em diário.

À medida que mais pessoas ficam em casa e tomam outras precauções para evitar a propagação da doença, esse isolamento pode ser sua própria fonte de estresse. O mesmo acontece com as preocupações com a família e os amigos, especialmente aqueles que podem estar em maior risco de doenças graves. Mas ainda há muitas coisas que as pessoas podem fazer umas às outras, mesmo à distância – e isso pode melhorar a saúde mental de todos os envolvidos. “Pense em coisas pró sociais que você pode fazer por elas que vão claramente contra essa voz de ansiedade”, diz Asnaani, como fazer um álbum de fotos para a avó, jogar um jogo online com seu pai ou ler o mesmo livro que sua tia e concordar para discutir isso juntos.

O objetivo final é encontrar uma maneira de atenuar o estresse, mantendo as informações atualizadas que manterão você e sua família em segurança. “Queremos manter a gravidade da situação”, diz Kross. “Mas, para usar um termo muito técnico, não precisamos surtar ao fazê-lo. Podemos permanecer cientes do quadro geral. ”


Fonte: WIRED– Traduzido e adaptado – Redação AME e CDD

 Sua ajuda vale muito!

Publicamos mais de 20 matérias mensais e conteúdos exclusivos para redes sociais todos os meses, sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas periodicamente para entender o que pode mudar sua vida para melhor e como fazer isso. Lutamos por melhores direitos para toda a população promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe enxuta, formada praticamente por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e deficiência que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do trabalho falando sobre saúde, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma doença crônica?!

CLIQUE AQUI E CONTRIBUA!

Compartilhe

Leia Também