Aberta chamada pública nº 65/2024 sobre angioedema hereditário
Está aberta a chamada pública nº 65/2024 da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). A Conitec quer a perspectiva do paciente sobre o uso de lanadelumabe para profilaxia de crises de angioedema hereditário (de tipo I/II), em que o paciente apresentou falha ou contraindicação a danazol e três ou mais crises por mês.
A chamada fica aberta até o dia 23/09/2024.
Chamada pública x consulta pública
A perspectiva do paciente difere da consulta pública pois é um espaço na reunião da Conitec para que usuários relatem sua experiência sobre o tema em avaliação, enquanto a consulta pública é realizada após a reunião e o relatório preliminar decidido na mesma. Ou seja, na chamada pública, coleta-se os relatos de pessoas interessadas, geralmente pacientes, familiares ou representantes, a respeito de sua jornada e experiência.
Então, a participação nesta chamada é importante, porque o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Angioedema Hereditário (AEH) transita neste momento na Conitec. Atualmente, apenas o danazol é colocado como opção de profilaxia de longo prazo.
Não existem opções para aqueles que têm eventos adversos ou contraindicação ao danazol, o que é o caso de crianças, adolescentes e gestantes, por exemplo. Além disso, de acordo com a Dra. Faradiba Sarquis Serpa, diretora de Políticas de Saúde da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), o danazol tem passado por um crônico desabastecimento nos postos de saúde.
A profilaxia e as crises de angioedema hereditário
O tratamento profilático tem como objetivo a diminuição e prevenção de crises. Por isso, contar com mais e melhores opções de tratamento profilático para AEH é de suma importância, já que os surtos de inchaço causados por esta condição podem bloquear vias aéreas levando à morte.
Deixe seu relato através do portal Participa + Brasil. Para participar, só é necessário fazer login no Portal gov.br. No link a seguir, você encontra as instruções de como participar.
A CDD ressalta que a participação social ajuda a construir e fortalecer a saúde pública no Brasil! Baixe o nosso e-book gratuito sobre o tema para entender todos os processos.