Aberta consulta pública quanto ao benralizumabe para asma grave
Participe da consulta pública Conitec/SECTICS nº 85/2024, que propõe a incorporação do benralizumabe para pacientes adultos com asma eosinofílica grave
Está aberta uma consulta pública que propõe a incorporação do benralizumabe para pacientes adultos com asma eosinofílica grave refratária ao tratamento. A fim de mobilizar a sociedade para coletar opiniões, qualquer pessoa pode deixar uma contribuição até dia 11 de dezembro. Para isso, basta apenas fazer login em sua conta do portal gov.br.
A asma eosinofílica grave é um tipo de asma caracterizada pela presença de níveis elevados de eosinófilos*. Em geral, a doença tem início na infância ou na adolescência. Além disso, ela está vinculada a outras condições alérgicas, como rinite alérgica e inflamação da pele, assim como ao histórico familiar.
*Eosinófilos são glóbulos brancos responsáveis pela ação contra microrganismos e pelo combate a infecções no corpo.
O que dizem os médicos:
De acordo com o pneumologista Rodrigo Santiago, o benralizumabe (cujo nome comercial é Fasenra) é uma opção e de medicação biológica em duas ocasiões. Na primeira delas, para pacientes com asma eosinofílica grave que não encontram manejo da doença com a medicação inalatória. Ou, ainda, para aqueles que estão precisando muitas vezes usar altas doses de corticoide.
De acordo com o Manual MSD, o uso de corticoide – também conhecido como corticosteroide, glicocorticoide e anti-inflamatório esteroidal – em longo prazo e em doses elevadas causa diversos efeitos colaterais em quase todos os órgãos no corpo. Esses efeitos colaterais incluem o aparecimento de diversos sintomas. Tais como, por exemplo:
- Estrias e equimose;
- Hipertensão arterial
- Níveis elevados de açúcar no sangue;
- Catarata;
- Inchaço no rosto e abdômen;
- Afinamento dos braços e pernas;
- Má cicatrização de feridas;
- Crescimento retardado em crianças;
- Perda de cálcio nos ossos (o que pode levar à osteoporose);
- Fome, ganho de peso e alterações de humor.
Saiba como participar da consulta pública:
Considerando os possíveis danos de altas doses de corticoide à saúde, evidencia-se a importância de mais uma opção de tratamento para asma grave no SUS. Portanto, participe da consulta pública quanto à incorporação do benralizumabe para pacientes adultos com asma eosinofílica grave refratária. É só até o dia 11 de dezembro. Para dar opinião sobre o assunto e participar da consulta, acesse o portal da Conitec.