Aberta consulta pública sobre vacina da gripe para idosos

Por CDD

Participe: consulta pública para incorporação da vacina Influenza trivalente de alta dose para prevenção da gripe em idosos 

Está aberta uma consulta pública que propõe a incorporação da vacina Influenza trivalente de alta dose. Essa incorporação destina-se à prevenção da gripe em idosos a partir dos 80 anos. Qualquer pessoa pode deixar uma contribuição até dia 11 de dezembro. Para isso, basta fazer login em sua conta do portal gov.br.

A gripe é uma doença que pode levar a consequências graves e inesperadas, especialmente em pessoas com 60 anos ou mais. Isso ocorre porque, com o envelhecimento, o sistema imunológico passa por um processo natural de enfraquecimento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, 5% a 10% da população mundial é infectada pelo vírus Influenza, com notificação de cerca de 1 bilhão de casos da doença. Além disso, anualmente, de 3 a 5 milhões desenvolvem a forma grave e vão a óbito entre 250.000 a 650.000 pessoas.

O que dizem os médicos

De acordo com o pneumologista Rodrigo Santiago, já que idosos passam pelo processo de imunossenescência (enfraquecimento do sistema imunológico), a vacina padrão da gripe nem sempre surte o efeito desejado. “Essa vacina [Influenza trivalente de alta dose] é mais potente, dando uma proteção a mais para essa faixa etária da população. Vacinas salvam vidas”, explica.

Saiba como participar da consulta pública

A consulta pública para avaliar a incorporação da vacina Influenza trivalente de alta dose para prevenção da gripe em idosos vai até o dia 11 de dezembro. Para dar opinião sobre o assunto e participar da consulta, acesse o portal da Conitec.

Veja também: Aberta consulta pública quanto ao benralizumabe para asma grave

Compartilhe

Leia Também