Como é realizado o tratamento de DPOC?
Saiba mais sobre cada tratamento disponível para DPOC
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, e descreve doenças pulmonares progressivas, incluindo enfisema, bronquite crônica e asma refratária. Sua principal característica é a perda da capacidade pulmonar. Como doença crônica a DPOC não tem cura, no entanto existe tratamento que ajuda a frear o avanço da doença e controlar os sintomas, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com esta condição.
O tratamento para DPOC consiste na aplicação de terapias medicamentosas e não medicamentosas em conjunto.
Terapias medicamentosas
As principais terapias medicamentosas para a DPOC, são através do uso de inaladores. Estes podem ser complementados com comprimidos orais, de uso diário ou em caso de exacerbação ou infecções. Os tipos, doses e combinações de medicamentos, dependem de critérios clínicos e da gravidade de cada caso.
Inaladores
O inalador é um dispositivo que administra o medicamento diretamente nas vias respiratórias e pulmões enquanto você inspira. Como cada dispositivo é diferente é necessário atenção às instruções sobre como utilizá-los. Os principais tipos de inaladores são:
- Broncodilatadores – medicamentos que facilitam a respiração através do relaxamento e dilatação das vias aéreas. Podem ser de curta ação (SABA e SAMA) ou ação prolongada (LABA e LAMA).
- Inaladores de corticoide (ICS) – ajudam a reduzir a inflamação nas vias respiratórias. São, geralmente, prescritos em combinação com broncodilatadores.
inserir link leia mais pra matéria de inaladores
Medicação oral
- Teofilina: broncodilatador oral, geralmente tomado duas vezes ao dia;
- Mucolíticos: indicada para tosse persistente, pois ajuda a eliminar o catarro;
- Esteroides orais: geralmente usados para tratar de exacerbações graves, uma vez que reduzem a inflamação nas vias aéreas;
- Antibióticos: podem ser prescritos por um curto período, para tratar uma infecção torácica ou exacerbação;
- Roflumilast: medicamento inibidor de enzimas, atua na redução de inflamação. pode ser receitado para pessoas que apesar do uso de terapia tripla, seguem tendo exacerbações.
Terapias não medicamentosas consistem em:
- Parar de fumar: Evitar o contato com as substâncias que causam as reações inflamatórias, como o tabaco e poluição ambiental com queima de biomassa, é um dos principais passos para minimizar a progressão dos sintomas.
- Reabilitação pulmonar: Programa individual de exercícios especificamente para quem tem problemas respiratórios como DPOC. Os programas de RP são geralmente feitos em grupos e duram em média 6 semanas.
- Cirurgia: Para um pequeno percentual de pessoas com DPOC grave a cirurgia de diminuição do volume pulmonar pode trazer benefícios reduzindo as áreas mais afetadas dos pulmões e permitindo que as partes saudáveis funcionem melhor. Um número reduzido de pessoas pode precisar de um transplante pulmonar.
- Oxigenoterapia: É uma opção comum para pessoas com DPOC com níveis persistentemente baixos de oxigenação no sangue.
- A Oxigenoterapia de longo prazo é uma terapia domiciliar, pode ser feita por tubos nasais ou máscara facial precisa ser utilizada por cerca de 15 horas diárias;
- Oxigenoterapia ambulatorial também chamada de oxigênio portátil – permite que você seja mais ativo em casa ou quando sai de casa.
- Ventilação não-invasiva é de uso hospitalar, e ajuda na recuperação de crises de exacerbação.
O oxigênio é altamente inflamável, fumar durante o uso desta terapia pode causar incêndio e explosão.