20.10.2024 Osteoporose

Nesse Dia Mundial da Osteoporose, proteja seus ossos!

Por CDD

Nesse Dia Mundial da Osteoporose, proteja seus ossos!

Anualmente, no dia 20 de outubro, celebra-se o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. Instituída pela International Osteoporosis Foundation, a data é um momento dedicado a aumentar a consciência global sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da osteoporose e doenças relacionadas.

Apesar de sua prevalência, a osteoporose ainda é uma condição muito subdiagnosticada e subtratada. Como frequentemente a osteoporose não apresenta sinais clínicos próprios até a ocorrência da primeira fratura, muitos a chamam de “doença silenciosa”. No entanto, a estimativa é de que a condição afete 500 milhões de pessoas no mundo todo. Cerca de 1/3 das mulheres e 1/5 dos homens com mais de 50 anos sofrerão uma fratura por fragilidade óssea. Ainda assim, mesmo com as primeiras fraturas por fragilidade óssea, 80% das pessoas ainda não passarão pelo diagnóstico e tratamento corretos. 

O impacto para a qualidade de vida e condição de saúde geral das pessoas com a doença é muito subestimado, da mesma forma que o impacto econômico é muito alto. Um exemplo são as fraturas de quadril, em que aproximadamente 60% das pessoas necessitarão de assistência para caminhar por até um ano e 20% necessitarão de cuidados de enfermagem de longo prazo. As taxas de mortalidade em até um ano após uma fratura no quadril aumentam de em até 20%.

A osteoporose precisa de investigação ativamente. Para isso, a densitometria óssea é o exame que pode identificar a condição, sobretudo para mulheres com mais de 65 anos. Aquelas com menos de 65 anos que apresentam fatores de risco também recebem indicação. Além disso, homens acima de 70 anos de idade estão entre os mais vulneráveis.

Proteja Seus Ossos

A campanha Proteja Seus Ossos busca conscientizar o público a respeito desta condição. Para isso, a CDD busca visibilizar desde a importância do diagnóstico ao tratamento adequado e qualidade de vida para pessoas que convivem com osteoporose. 

O tratamento da osteoporose tem o objetivo de prevenir fraturas, manejo da dor e manutenção das funções. Ele pode incluir medicamentos de suplementação (cálcio e vitamina D), mas indica-se especialmente as mudanças comportamentais.

Nesse sentido, podemos citar, por exemplo, exercícios físicos com orientação de fisioterapeuta. Além disso, recomenda-se alimentação saudável e cessação de tabagismo (caso a pessoa seja fumante). Esses são fatores importantes para manter uma boa qualidade de vida, já que possivelmente diminuem o risco de fraturas devido à osteoporose.

Como parte desta campanha, a CDD está preparando um novo episódio do videocast Proteja Seus Ossos. Em 2024, o tema é a qualidade de vida e gerenciamento de dor na osteoporose. Queremos explorar abordagens integrativas com a participação de especialistas e pacientes que compartilham suas experiências e conhecimentos.

O lançamento será no dia 30 de outubro no YouTube ou no Spotify da AME&CDD. Você pode acompanhar toda a campanha nas nossas redes sociais. 

Compartilhe

Leia Também