01.11.2018 Outras Patologias

Diferença entre psoríase e dermatite atópica

Manchas avermelhadas, descamação da pele, coceira e desconforto. Além de vários sintomas parecidos, a psoríase e a dermatite atópica podem dificultar as tarefas diárias e abalar a autoestima. Mas algumas complicações que as duas doenças têm possibilidade de causar são bem diferentes, por exemplo: enquanto a psoríase pode desencadear problemas nas articulações, pressão alta e diabetes tipo 2, a dermatite atópica pode provocar asma e febre do feno – que é uma rinite alérgica.

A psoríase e a dermatite atópica têm ainda outras características em comum: as duas são doenças crônicas, ou seja, não têm cura. Além disso, o estresse pode desencadear crises em ambas. Então, manter o emocional sob controle é fundamental. A boa notícia é que existem tratamentos que conseguem diminuir os sinais e sintomas que elas provocam.

Psoríase e a dermatite atópica podem causar complicações diferentes


Embora os portadores de psoríase estejam sujeitos a ter complicações bem mais graves no geral, quem tem uma das duas doenças pode desenvolver outros problemas de saúde. Veja quais são os principais.

Psoríase:

Dermatite atópica:

Quais são os principais sinais e sintomas da psoríase e da dermatite atópica?

Psoríase dependendo do tipo da doença, as lesões podem aparecer em vários lugares, como couro cabeludo, tronco, braços, pernas, axilas, sob os seios, na área genital, unhas e até dentro da boca. Os sinais e sintomas não são iguais em todas as pessoas, mas geralmente aparecem manchas vermelhas cobertas por escamas brancas, a pele fica seca, rachada e pode sangrar, além da pessoa sentir coceira, queimação e dor.

Dermatite atópica pode atacar mãos, pés, punhos, tornozelos, região da dobra dos braços e pernas, parte superior do tórax, rosto e couro cabeludo. Embora os sintomas variem de uma pessoa para a outra, é frequente surgir lesões avermelhadas na pele que coçam e descamam, além de bolhas de água. A pele pode ficar ressecada, mais grossa, escamada, sensível e ser ferida facilmente quando a pessoa coçar. Aliás, é comum sentir coceira que se agrava de noite.

Se você acha que tem uma das duas doenças, é importante procurar um médico dermatologista para ter o diagnóstico e o tratamento corretos.

Fonte: Pfizer http://bit.ly/2zimYtW
Adaptação: Redação CDD

Compartilhe

Leia Também