DPOC: spray de tripla combinação está em consulta pública
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu uma consulta pública quanto aos tratamentos para DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) em um único dispostivo. Ela trata sobre a incorporação do spray de tripla combinação fixa de beclometasona +formoterol+ glicopirrônio no tratamento da DPOC grave e muito grave grupo C e grupo D.
Essa Consulta Pública Conitec/SECTICS nº 42/2024 fica aberta até o dia 5 de agosto. Qualquer pessoa pode deixar sua contribuição, opinião, sugestão ou crítica, basta apenas fazer login no portal gov.br.
De acordo com a equipe técnica da Conitec, o parecer preliminar é pela não-incorporação do medicamento. Conforme o relatório para a sociedade, o comitê de medicamentos considerou que há muitas incertezas na análise quanto à população e às comparações apresentadas.
O que dizem os demandantes
A tecnologia em análise é um spray inalatório que diminui inchaços e dores, além de facilitar a respiração através da combinação de três substâncias. Duas delas – fumarato de formoterol di-hidratado e brometo de glicopirrônio – são broncodilatadores, que agem alargando as vias respiratórias. Assim, facilitando a respiração. Por sua vez, o dipropionato de beclometasona é um corticosteroide, tipo de medicamento que possui ação anti-inflamatória.
De acordo com as evidências clínicas, há superioridade da tecnologia em avaliação. Ou seja, ela possibilita maior controle de agravamentos e adesão ao tratamento, quando comparada a terapias medicamentosas disponíveis no SUS para tratamento de adultos com DPOC.
O que dizem os especialistas
A médica pneumologista Ângela Honda fala da importância que o tipo de dispositivo tem para o sucesso no tratamento de DPOC, devido às diferentes necessidades de adaptação que cada pessoa tem. Além disso, o medicamento combinado gera uma facilidade para o uso correto do medicamento.
Consequentemente, aumenta a adesão ao medicamento. Por isso, é fundamental dar opções aos médicos e pacientes para poderem encontrar a melhor opção entre os medicamentos de alta eficácia a cada caso específico.
José Roberto Barros, de 50 anos, vive com DPOC grave. Ele relata ter passado por diferentes medicações até começar o uso do Trimbow (dipropionato de beclometasona, fumarato de formoterol di-hidratado, ao brometo de glicopirrônio). De acordo com a experiência do paciente, este remédio teve efeito muito superior quando comparado àqueles disponíveis na rede pública atualmente.
Posicionamento CDD
A CDD se coloca favorável à incorporação deste medicamento, reforçando a importância de dar opções aos médicos e pacientes de DPOC. Considerando que a terapia de melhor resultado para DPOC grave é aquela ao qual o paciente adere corretamente, é importante que existam opções diferentes para pacientes em condições diferentes.
Apesar de semelhantes, os medicamentos agem de forma distinta. Então cada organismo tem uma reação diferente a eles. Um dos pontos essenciais quanto ao tratamento de DPOC é a aderência a ele. Por isso, o spray combinado é uma alternativa de facilitação do uso, diminuindo possíveis confusões ou o abandono do tratamento.